A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) divulga hoje os dados definitivos da demografia das empresas com sede na Região Autónoma da Madeira para o período 2017-2022, por sector de Classificação de Atividades Económicas (CAE-rev.3) e forma jurídica. Esta informação é proveniente do Sistema de Contas Integradas das Empresas (SCIE) do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Um número que representa um aumento de 10% comparativamente a 2022.
O Iona acostou esta manhã, no Porto do Funchal, com 6 643 pessoas a bordo, para uma escala de 10 horas.
De acordo com os primeiros dados para o sector de alojamento turístico da Região, referentes ao mês de dezembro de 2023, estima-se a entrada de 131,2 mil hóspedes que geraram 686,7 mil dormidas, traduzindo variações homólogas de +2,5% e de +2,9%, respetivamente. Comparativamente a dezembro de 2019, registaram-se, pela mesma ordem, aumentos de 49,4% e 40,0%.
Foram colocados sensores em diferentes terrenos, que fornecem dados como a humidade do terreno ou quando os cachos estão prontos para corte.
Menos 2,5% do que em 2022.
Nos últimos anos, a autarquia já investiu mais de 37 mil euros nesta estratégia para atrair mais clientes à baixa.
Em 2023, a certificação de bordado da Madeira deu origem a uma receita de primeira venda aproximada dos 538,2 milhares de euros, +10,1% que em 2022.
O Porto do Funchal recebe hoje os navios de cruzeiro AIDAstella e Marella Explorer que trazem a bordo, um total de 5 435 pessoas, sendo que 4011 são passageiros.
O combate à corrupção continua sem avançar em Portugal, dos países da Europa com mais falhas ao nível da integridade na política, alertou a representação nacional da organização Transparência Internacional (TI).
Portugal desceu uma posição no Índice de Perceção da Corrupção (CPI) 2023, da organização Transparência Internacional (TI), que sugere melhores leis em matéria de “lobby”.
De acordo com os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em dezembro de 2023, o valor mediano de avaliação bancária de habitação na Região situou-se nos 1 718 euros/m2, tendo registado um acréscimo de 0,4% em relação ao mês precedente (ou seja, mais 6 euros) e uma subida de 15,5% face ao mesmo mês do ano anterior (+231 euros).
Cerca de 60.000 portugueses emigraram em 2022, os mesmos que no ano anterior, com o Reino Unido a perder importância devido ao Brexit e a Suíça a voltar a ser o principal país de destino, segundo um relatório.
Mais uma segunda-feira bastante movimentada no Porto do Funchal, com os habituais navios, AIDAcosma e Azura que estão a movimentar um total de 11 370 pessoas, sendo que 8 821 são passageiros.
Bruno Martins afirma não ter conhecimento do andamento da discussão e lembra que no inverno, para haver turistas na ilha, as operações têm de ser subsidiadas.
Existe mel à venda no mercado identificado como produto regional, quando não o é. O alerta é da cooperativas de apicultores da Madeira.
Segundo os dados fornecidos pela Direção Geral da Política de Justiça ao Instituto Nacional de Estatística, em 2023, o número de constituições de sociedades (1 363) com sede na Região Autónoma da Madeira foi superior ao número de dissoluções (650), resultando num saldo positivo de 713 sociedades. Comparativamente a 2022, observaram-se mais 46 constituições e menos 171 dissoluções.
O campo de golfe do Porto Santo quer aumentar o número de voltas e de buracos este ano. Isto numa altura em que o campo tem uma ocupação diária de 170 jogadores
A Associação Internacional de Cruzeiros discorda de uma parte dos impostos aplicados em Portugal ao setor, salientando não terem "ligação a indicadores de 'performance' ambiental", disse à Lusa o seu diretor para os Assuntos Governamentais e Europeus.