Notícias

Venezuela: Governo diz que até às 01:00 não havia portugueses afetados
O secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, disse à Lusa que até às 01:00 de hoje não havia portugueses afetados em termos de segurança ou salvaguarda de bens na sequência da situação na Venezuela.

Produção de Flores na Madeira está `aquém` dos pedidos do mercado regional
A produção regional de flores não chega para as encomendas. A procura é maior do que a oferta e algumas empresas de floricultura ficaram sem stock. Os produtores sentem dificuldades na exportação, porque os preços do transporte de flores são muito elevados e não permitem enfrentar a concorrência estrangeira, como por exemplo a Holanda.

Venezuela é um país dividido
A tentativa de 'golpe de estado' na Venezuela deixou o país dividido. A análise é feita pelo correspondente da Agência LUSA em Caracas. Filipe Gouveia diz que não há portugueses entre os feridos.

“Este é o ano de ir à Madeira” marca nova campanha para o território nacional
Com uma imagem jovem, fresca e descontraída, a nova campanha tem como objetivo promover o destino Madeira e a diversidade de experiências possíveis de viver, direcionada para um público mais jovem do mercado nacional.

Nicolás Maduro diz ter derrotado `complot` da direita que queria guerra civil
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse esta quarta-feira que derrotou um novo "'complot' da direita" que pretendia levar o país a uma guerra civil para controlar o poder, sublinhando que os golpistas "ficaram sozinhos".

Venezuela: Mais de 50 feridos no segundo dia de protestos antigovernamentais
Mais de 50 pessoas ficaram feridas em Caracas durante o segundo dia de protestos contra o Governo do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciaram fontes médico-sanitárias.

1.º Maio: Sindicatos da Madeira defendem aumentos salariais e combate à precariedade
Os sindicatos da Madeira afetos às centrais sindicais UGT e CGTP defenderam hoje, no Funchal, o reforço do combate à precariedade e o aumento dos salários, no âmbito de ações evocativas do Dia do Trabalhador.

Guaidó anuncia greve do setor público e pede ao povo que se mantenha nas ruas
O autoproclamado Presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó anunciou hoje que os trabalhadores públicos venezuelanos iniciam a partir de quinta-feira uma greve crescente, até chegar a uma paralisação geral no país.

Funchal recupera tradição e homenageia padroeiro
Este ano a procissão em honra de São Tiago Menor retomou o percurso antigo. O padroeiro do Funchal saiu da Sé e percorreu a baixa do Funchal até a Igreja do Socorro, seguido por milhares de pessoas.

UGT preocupada com a radicalização do sindicalismo
Ricardo Freitas, dirigente da UGT Madeira, alerta para as novas formas de sindicalismo, que correm o risco de enveredar para o radicalismo.

Simpatizantes de Maduro e de Guaidó preparam-se para medir forças nas ruas
Na Venezuela, nos confrontos de ontem com a polícia, morreu pelo menos uma pessoa e mais de 100 ficaram feridas. Hoje, apoiantes do Presidente Nicolás Maduro e do líder opositor Juan Guaidó preparam-se para medir forças nas ruas de Caracas, no que prometem ser grandes manifestações por enquanto ainda sem expressão numérica visível.

Iniciativa Liberal exige um novo modelo de apoio às viagens aéreas dos madeirenses
O partido Iniciativa Liberal propõe um novo modelo para apoiar os madeirenses nas ligações áreas. A proposta passa por deixar de financiar o custo dos bilhetes e subsidiar as companhias aéreas.

PSD volta a criticar diferenciação de apoios da República às Regiões Autónomas
Cláudia Monteiro de Aguiar lamenta que o governo português dê apoio ao transporte aéreo de produtos locais dos Açores e deixe de fora a Madeira.

Especialista entende que a Escola precisa de outras modalidades de funcionamento
Nelson Dias, consultor do Banco Mundial, aconselha professores a se reinventarem. 'Desafiar a Escola' tem como objetivo incentivar o debate sobre o sistema de ensino, dando visibilidade a diferentes experiências educativas que estejam a ser levadas a cabo na Região e no país.

Venezuelanos acompanham com preocupação a `Crise na Venezuela`
Os venezuelanos que residem na Madeira ainda não acreditam que a mudança política possa acontecer no país mas acompanham o evoluir da crise com grande preocupação e prudência.

Desempregados criaram cerca de 300 empresas com a ajuda do Instituto de Emprego
Nos últimos 4 anos foram criadas cerca de 300 empresas ao abrigo do Programa de Estímulo ao Empreendedorismo de Desempregados. Trata-se de um programa dirigido aos desempregados, inscritos no Instituto Emprego da Madeira, com idade igual ou superior a 18 anos que revelem capacidade e disponibilidade para o trabalho. O apoio financeiro por posto de trabalho criado é no montante equivalente a 10 vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS) sendo majorado em 10% quando o posto de trabalho for preenchido por jovens até os 30 anos, desempregados de longa duração, com idade igual ou superior a 45 anos e beneficiários do RSI, e em 30%, quando o posto de trabalho seja preenchido por pessoa com deficiência.

Quedas de idosos representam 10% das idas às urgências
As quedas de idosos representam 10% dos casos que chegam às urgências do Hospital Central do Funchal. Cerca de 6% dos idosos acabam por ficar internados com custos por paciente na ordem dos 4.100 euros.

Governo investe 130 mil euros no Jardim Botânico
O Jardim Botânico da Madeira celebrou ontem, dia 30 de Abril, 59 anos de existência com um diverso programa de atividades, onde estiveram incluídas visitas ao Herbário Padre Manuel Nóbrega e ao Banco de Sementes, destinadas à população em geral. Cerca 370 mil pessoas visitam o Jardim Botânico da Madeira, por ano. Neste dia a Secretária do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada quando confrontada com o projeto de aquacultura da Fajã dos Padres, remeteu-se à resposta que havia sido dada pelo Presidente do Governo.