A revisão do Plano Diretor Municipal prevê uma majoração destinada a habitação económica na construção feita por privados. É uma das medidas de promoção do setor anunciada pela autarquia do Funchal hoje na entrega de apoios a 43 famílias para a recuperação de habitações degradadas
Os portugueses são quem mais faz mexer o mercado imobiliário, em geral, na Região. Representam 70 por cento das transações, de uma agência imobiliária. Ainda assim, quando falamos de novas construções, são os estrangeiros que têm maior peso. O sector imobiliário foi tema de uma mesa redonda, organizada pela associação adoro.ser mulher.
A Calheta conta com um novo investimento na área do turismo. Trata-se da recuperação de duas antigas moradias. Um investimento de 450 mil euros
Desde o início do ano letivo, a Universidade da Madeira já atribuiu mais de 365 mil euros em bolsas de estudo. O valor foi distribuído pelos 1227 bolseiros, beneficiários da bolsa da DGES.
O presidente do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil, Duarte Caldeira, diz que houve várias lacunas na avaliação e resposta inicial aos incêndios de agosto. Também considera que apenas um meio aéreo é insuficiente, mas que os aviões Canadair têm particularidades que não se adequam à orografia da ilha.
O professor da Universidade da Madeira, Miguel Sequeira, afirma que é necessário alterar a legislação em relação às licenças para remoção de espécies invasoras. O botânico acrescenta que nenhuma espécie endémica desapareceu nos incêndios de agosto e deixou o alerta para a necessidade de mais financiamento para o Instituto da Conservação das Florestas.
Rogério Gouveia começou hoje a ouvir os partidos com assento parlamentar tendo em vista a preparação do orçamento da região para o próximo ano. Para já nenhum partido se compromete com voto a favor. Amanhã, as reuniões prosseguem, com audiência ao PS e PSD.
A Região atualmente tem 350 cuidadores informais identificados. Destes, 129 recebem apoio financeiro. Mas estes apoios estendem-se a consultas, ajuda a nível psicológico e a outros benefícios. O Dia Mundial do Cuidador Informal celebra-se amanhã mas hoje teve lugar uma palestra para prestar homenagem a todos os que cuidam dos outros.
A presidente da Câmara do Funchal diz estar incomodada e surpreendida com os aumentos anunciados pelo governo regional através da ARM de 12 por cento por cada metro cúbico de água e de 10 por cento por cada tonelada de resíduos entregue na Meia Serra.
O presidente da Associação de Desenvolvimento de Santo António assume que há pobreza envergonhada e que é preciso ajuda para a requalificação de muitas habitações. Marcelo Gouveia diz que há mais de 300 mil euros os apoios da autarquia neste programa de recuperação de habitações degradadas do concelho do Funchal.
Miguel Albuquerque continua a insistir que não há massificação do turismo, mas reconhece que o aumento exponencial da quantidade de visitas necessita de alguns acertos ainda que reconheça a qualidade do destino.
O secretário regional das Finanças está a ouvir os partidos com assento parlamentar na Madeira para a elaboração do orçamento e do plano para o próximo ano
Há um novo empreendimento turístico no concelho da Calheta, mais concretamente no Lombo do Doutor. Privado, mas com apoios do PRODERAM de cerca de 150 mil euros. Uma antiga habitação e mercearia local pertença dos avôs de Roberto Castro, o agora empresário.
A easyJet ultrapassou os 10 milhões de passageiros transportados em Portugal no ano fiscal de 2024, que terminou em Outubro, um resultado descrito como “um marco histórico” pelo director da companhia em Portugal, José Lopes.
Guitarristas de vários países marcaram encontro na Madeira no sexto festival internacional. Os concertos inclusivos fizeram parte do programa desta edição
Miguel Albuquerque considera ser pouco significativo o aumento do preço da água. O presidente do Governo lembra que o preço não era atualizado há 4 anos. Albuquerque presidiu à assinatura de contratos-programa direcionados à juventude.
O CDS não se compromete, para já, com a aprovação do orçamento regional para 2025. Ricardo Vieira diz que as negociações e a inclusão ou não das propostas centristas é que vão decidir o sentido de voto. Já a Iniciativa Liberal diz que muito dificilmente viabiliza um orçamento que não dá sinais de ser liberal. Rogério Gouveia começou as reuniões preparatórias com os partidos com representação parlamentar.
A deputada socialista Patrícia Agrela lembra que foram transferidos mais de 23 milhões de euros do orçamento regional e agora o Tribunal de Contas aponta inúmeras irregularidades.