Os empresários do Ribeiro Frio anseiam por tempos melhores. Os poucos clientes que por lá passam são maioritariamente caminhantes.
A SOCICORREIA acaba de anunciar que até ao final deste ano vai edificar oito novos empreendimentos e concluir quatro obras em cidades estratégicas para o grupo: Lisboa, Funchal e Ponta Delgada. Anuncia ainda que, através da VARINO, sociedade que detém com o Grupo AFA, irá lançar um investimento de aproximadamente 90 milhões de euros até final deste ano.
O granizo que caiu há duas semanas fez estragos nas plantações de banana. Alguns agricultores falam em perdas superiores a 10 toneladas.
A cadeia de supermercados Pingo Doce também já está a vender testes rápidos à covid-19. Estão disponíveis em seis lojas da Região.
Responsável pela Mesa de Hotelaria da Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF), Tiago Massa, diz que, apesar de quebras de receitas que, em muitos casos, são superiores a 75%, os hotéis estão a tentar segurar o máximo possível os postos de trabalho, com base na esperança de uma retoma a partir do verão.
Mais de um terço das empresas de restauração manifestaram intenção de requerer insolvência ao longo do último ano e mais de 46% estavam a avaliar esta possibilidade, segundo um inquérito da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).
O Engenho da Calheta estima processar este ano duas mil toneladas de cana-de-açúcar. A laboração arrancou esta semana e vai ser feita à porta fechada.
Já existem na Região 42 unidades turísticas certificadas com a distinção Madeira Safe to Discover. Outras 19 unidades ainda estão em processo de certificação.
Em algumas unidades, a ocupação não chega aos 20 por cento.
Para o principal parceiro da UBER na Madeira, é o fim de um negócio que faturava mais de um milhão de euros por ano.
No Porto Santo, a Páscoa costuma ser tempo de turismo, mas com a pandemia os visitantes são em menor número. O jornalista Filipe Gonçalves contou-nos, desde a ilha dourada, que nesta Páscoa devem ser à volta de dois mil os visitantes.
É a reação do Secretário Regional da Economia à saída da UBER da Madeira. Rui Barreto continua convicto de que a legislação, que entra em vigor em maio, era necessária para regular um mercado bastante pequeno como o da Madeira.
Transporte marítimo nas férias da Páscoa perdeu 60% dos passageiros.
As viaturas estacionadas na via ou em parques públicos podem não ser cobertas em caso de danos materiais provocados por intempéries. Algumas seguradoras consideram que deve haver uma maior consciência e responsabilidade civil
A Uber vai suspender o serviço de transporte de passageiros na Madeira já a partir de maio. A operadora justifica a decisão com as limitações impostas pelo governo na atribuição de licenças. O diretor geral da Uber em Portugal diz que há dezenas de motoristas que perdem rendimento.
No sector da agricultura, a comercialização de banana na primeira venda, no quarto trimestre de 2020, registou uma variação negativa face a idêntico trimestre do ano anterior (-11,4%), o que contribuiu, para a queda anual de 2,0%.
De acordo com os dados da SIBS, os levantamentos adicionados às compras através de terminais de pagamento automático registaram, no trimestre em análise, uma quebra em termos homólogos de 4,2%, menos acentuada que a observada a nível nacional (-9,3%). No ano de 2020 este indicador recuou 10,3% na Madeira.
Os dados disponíveis nesta fase mostram que em 2019 foram recenseadas 13.534 explorações agrícolas, menos 77 que em 2009, o que corresponde a uma ligeira redução de 0,6%. É a queda menos acentuada alguma vez verificada entre recenseamentos.
Os alojamentos turísticos na Madeira registaram em fevereiro quebras de 88,8% ao nível dos hóspedes e de 90,3% em relação a dormidas, quando comparado com igual mês do ano anterior, revelou a Direção Regional de Estatística.
115 empresas na ilha dourada já foram, até agora, apoiadas pelos incentivos criados pelo Governo Regional, devido à pandemia. Segundo o Secretário Regional da Economia, Rui Barreto, 126 projetos foram também apoiados através de uma linha de fundos comunitários.