A região procedeu hoje à submissão formal junto da Comissão Europeia do Programa REACT. Uma iniciativa de resposta à crise da covid e que reserva para a Madeira 79 milhões de euros, menos 39 milhões em relação aos Açores.
A Madeira perdeu, no ano passado, cerca de 100 milhões de euros em receitas fiscais. A maior queda verificou-se ao nível do IRS.
A Secretaria do Turismo prevê a realização de 53 ligações aéreas provenientes de 17 países até ao verão. A partir de junho, mais de 100 táxis vão promover o destino Madeira na cidade de Londres.
Em Portugal, há milhares de doentes que estão a perder benefícios fiscais devido à nova interpretação da lei, o grau de incapacidade. A região não regista, para já, queixas dos utentes, mas a Liga Portuguesa contra o cancro acredita que vão acontecer.
A Organização das Nações Unidas (ONU) reviu hoje em alta as perspetivas de crescimento económico mundial para 5,4% de 2021, mas avisa para um crescimento desigual devido à pandemia e processos inadequados de vacinação em vários países.
De acordo com os dados preliminares de 2020, as receitas tributárias da Região Autónoma da Madeira, avaliadas em contabilidade nacional, ascenderam aos 851,7 milhões de euros, -10,7% que no ano precedente, diminuição esta justificada pela pandemia de Covid-19.
O primeiro-ministro afirmou hoje que recebeu «boas notícias» do presidente executivo da Pfizer sobre a evolução da produção e distribuição das vacinas contra a covid-19, assim como sobre políticas de preços para os países em desenvolvimento.
A iniciativa REACT-EU, que visa mobilizar o investimento e antecipar o apoio financeiro para a recuperação pós-Covid-19, foi apresentada esta terça-feira pelo Vice-Presidente do Governo Regional da Madeira. Pedro Calado considera que a verbas destinada para a Região é injusta, uma vez que os Açores vão receber 118 milhões de euros ao abrigo deste programa. Madeira recebe 3,95% da dotação do país.
Este poderá ser um dos melhores anos de sempre para o turismo português na Madeira e no Porto Santo. Os operadores começam a sentir interesse e a receber reservas de quem quer viajar para as ilhas.
As receitas da empresa caíram de 1,1 milhões de euros por mês para cerca de 150 mil euros.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) considera que tributar heranças e doações pode ser uma solução para aumentar receitas e esbater desigualdades, mas sublinha que medidas nesta área têm de ser bem desenhadas.
O setor das plantas e flores nunca parou durante a pandemia. O prejuízo é avultado, no entanto o cliente regional tem ajudado a manter os negócios
O regresso do turismo britânico leva à reabertura de unidades hoteleiras na Madeira e Porto Santo. As reservas estão a aumentar de forma significativa e os hoteleiros estão otimistas para o Verão.
O Governo francês anunciou hoje que as esplanadas dos bares e restaurantes vão mesmo reabrir dia 19 de maio, mas com autorização de receber apenas metade dos clientes.
O presidente da República disse hoje que a situação «económica e financeira má» dos órgãos de comunicação social é «sinal de democracia doente», salientando que aquela está dependente de uma «imprensa livre».
Saldo da Balança Comercial da Região com o estrangeiro foi positivo em 12,7 milhões de euros
Segundo dados fornecidos pela Direção Regional de Agricultura, nos primeiros quatro meses de 2021 foram comercializadas 4 717,5 toneladas de banana, menos 428,9 toneladas que no período homólogo. Daquele total 79,3% foi expedida, tendo como principal destino o Continente (77,9% no 1.º quadrimestre de 2020).
Tornar a Madeira uma referência nacional e europeia na linha da frente dos serviços de saúde e da medicina, este é objetivo de um projeto de transição digital apresentado no Hospital, mas que já está em funcionamento.
O Governo açoriano, em parceria com a Associação de Turismo dos Açores, está a preparar o lançamento de concursos de promoção turística para reativar os mercados dos Estados Unidos e Canadá para a ilha Terceira, anunciou o executivo regional.