Notícias

Nacional sem margem na receção ao Covilhã (áudio)
O CD Nacional recebe amanhã o Sporting da Covilhã, num jogo da vigésima quinta jornada da Segunda Liga. Sem vencer há dois jogos e já a 8 pontos de um lugar de subida, o treinador Rui Borges continua a acreditar que a subida de divisão ainda é possível. O jogo Nacional-Covilhã joga-se às 14 horas, no Estádio da Madeira, na Choupana.

Marítimo prepara Moreira de Cónegos (áudio)
O Marítimo quer ser competitivo na deslocação a Moreira de Cónegos, correr e lutar mais que o Moreirense para levar de vencida a partida do próximo domingo. Vasco Seabra, treinador dos verde-rubros, deixou a promessa na conferência de antevisão do encontro a contar para a vigésima quinta jornada da primeira liga.

Autoridades de Kiev admitem nova reunião com a Rússia
Representantes da Ucrânia e da Rússia poderão reunir-se novamente no fim de semana, disse hoje o chefe dos negociadores da Ucrânia, Mykhailo Podoliak, numa conferência de imprensa em Lviv, no oeste da Ucrânia.

Turquia propõe reunião russo-ucraniana em Antalya na próxima semana
A Turquia propôs uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros russo e ucraniano até ao final da próxima semana no Fórum Diplomático de Antalya, no sul do país, anunciou hoje o chefe da diplomacia turco, Mevlüt Çavusoglu.

PSD tem congresso marcado para este fim de semana (áudio)
O líder parlamentar do PSD na Assembleia Legislativa da Madeira espera que o congresso regional dos social-democratas que, este fim de semana decorre no Funchal, seja uma oportunidade para o partido explicar as propostas que tem para a Madeira.

Porto Santo entre os concelhos com maior incidência
O número de municípios portugueses abaixo do limite máximo de incidência de contágios por SARS-CoV-2 quase quadruplicou na última semana, passando de 19 para 73, segundo o relatório epidemiológico da Direção-Geral da Saúde divulgado hoje.

Ambulâncias e material doado por bombeiros de todo o país segue segunda para a Ucrânia
A Liga dos Bombeiros Portugueses anunciou hoje que envia na segunda-feira para a Ucrânia oito ambulâncias e três camiões com material médico e de segurança doado por corporações de todo o país para apoio aos seus colegas em guerra.

Rt volta a subir e incidência continua a descer
O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 aumentou ligeiramente a nível nacional para 0,78 e a incidência de infeções voltou a baixar, estando nos 1.512,7 casos por 100 mil habitantes, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde.

Fuga de rapariga lusodescendente acaba na Polónia com a ajuda de portugueses
Uma rapariga lusodescendente na Ucrânia passou quatro dias a fugir, atingindo a fronteira polaca na quinta-feira, onde foi recebida por emigrantes portugueses que a vão enviar para Portugal, enquanto a mãe continua com o irmão, obrigado a ficar.

Zelensky alvo de três tentativas de assassinato
Presidente da Ucrânia terá sido alvo de três tentativas de assassínio na semana passada levadas a cabo por grupos de mercenários do Kremlin e das forças especiais da Chechénia, noticia hoje o jornal britânico The Times.

Mais 21 mortes e diminuição de internamentos
Portugal registou 13.747 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, mais 21 mortes associadas à covid-19 e uma redução dos internamentos, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Adesão à higiene das mãos é «legado muito positivo»
A adesão dos profissionais de saúde à higiene das mãos aumentou mais de 10% em 2020 face a anos anteriores, uma mudança considerada “um legado muito positivo da covid-19”, revelou o diretor do programa PPCIRA de controlo de infeções.

Rúben Dias em risco para os play-off do Mundial2022
O defesa do Manchester City Rúben Dias está lesionado e deve desfalcar a seleção portuguesa de futebol nos ‘play-off’ para o Mundial2022, diante da Turquia, em 24 de março, confirmou hoje o treinador do clube inglês.

«Protestem com as vossas autoridades, reclamem o vosso direito à vida, à vida na terra sem contaminação radioativa» (vídeo)
Volodymyr Zelensky , presidente da Ucrânia, apela ao povo russo que proteste nas ruas do país o ataque militar perto de zonas nucleares, na Ucrânia. "Povo russo, como é que isto é possível? Depois de tudo o que aconteceu? Nós lutamos juntos em 1986 contra as consequências da catástrofe nuclear em Chernobil", disse.

Subida do preço dos alimentos nas próximas semanas
A Cerealis, empresa detentora das marcas Nacional e Milaneza sediada na Maia, no distrito do Porto, admitiu ser «previsível» que o impacto das consequências da guerra na Ucrânia no preço dos alimentos seja «inevitável» durante «as próximas semanas».

NATO teme que «próximos dias sejam piores» e Rússia avance para outros países
O secretário-geral da NATO disse hoje temer que “os próximos dias sejam piores” na Ucrânia, devido à guerra causada pela invasão russa, e que a Rússia avance para outros países da Aliança, como a Geórgia ou a Bósnia-Herzegovina.

«Guerra também tem regras e Rússia não está a respeitá-las»
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou hoje em Bruxelas que, além de ter violado «todos os princípios do direito internacional» ao invadir a Ucrânia, a Rússia está também a desrespeitar «as regras da guerra».

Ataque russo a central ucraniana revela perigo potencial de desastre nuclear
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, considerou hoje que o ataque russo desta madrugada contra a central ucraniana de Zaporizhzhia revela “quão perigosa é esta guerra” na Ucrânia, demonstrando ainda o “perigo potencial de um desastre nuclear”.