Notícias

Mais de 270 médicos de família prontos para iniciar funções no SNS
Mais de 270 novos médicos de família estão prontos para iniciar funções no Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje no parlamento a secretária de Estado da Saúde, Fátima Fonseca.

Situação continua a ser extrema
A Proteção Civil registava às 12h00 de hoje seis incêndios florestais, nos distritos de Leiria, Aveiro, Porto e Viana do Castelo, que merecem “maior destaque e acompanhamento”, num dia em que a situação continua a ser extrema.

Aeroporto: «Tivemos conhecimento» que decisão do Montijo ia ser anunciada
O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros, afirmou hoje que teve conhecimento que o ministro Pedro Nuno Santos iria anunciar o aeroporto no Montijo "um dia antes", decisão que entretanto foi revogada.

Rendas e preço das casas aumentaram no primeiro semestre de 2022
Por distritos, logo a seguir a Lisboa e a Faro está a Madeira. O preço médio das casas rondou os 413 mil euros, o que significa um aumento superior a 21 por cento.

Detenções e condenações de incendiários estão a aumentar
O primeiro-ministro defendeu hoje que os agentes da Polícia Judiciária (PJ) e a Guarda Nacional República (GNR) desenvolveram as suas capacidades técnicas, permitindo que atualmente existam mais detenções e condenações em tribunal de incendiários.

GNR deteve homem na Trofa que ateava fogo no mato para queimar cobre
Um homem de 50 anos foi hoje detido na Trofa por atear fogo em zona de mato para queimar cobre, o que viola a situação de contingência em que se encontra o país, revelou hoje em comunicado a GNR.

Urgência e Cuidados Intensivos são os serviços com mais falta de enfermeiros (áudio)
O Serviço Regional de Saúde tem cerca de 2 mil enfermeiros, mas a Ordem dos Enfermeiros considera que 2.300 seria o número ideal, para garantir uma prestação de serviços de qualidade.

Chega anuncia cancelamento de festival do partido
O Chega anunciou hoje o cancelamento do seu festival de verão, que deveria decorrer entre os próximos dias 29 e 31 por "não ser possível prever com antecedência como vai estar a situação climatérica".

PS defende a liberalização do comércio da banana (aúdio)
No parlamento, o PS defendeu a liberalização do comércio da banana. Os socialistas propõem a criação de mais associações. Na sessão de hoje, a secretária regional de Inclusão Social e Cidadania apresentou um diploma que define o regime jurídico de apoio técnico e financeiro à integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Patrícia Dantas deixa Pedro Nuno Santos sem resposta sobre as taxas (áudio)
Na audição parlamentar, a deputada madeirense Patrícia Dantas quis também saber se o Governo da República está disponível para rever as taxas aplicadas nos aeroportos da Madeira e do Porto Santo, uma questão à qual o ministro das Infraestruturas não respondeu. A audição sobre a qualidade de serviço nos aeroportos nacionais teve lugar na Assembleia da República e foi requerida pelo PSD.

Easyjet anuncia novas rotas e reforça presença na Madeira para o inverno de 2022
A companhia aérea opera novas rotas entre Funchal e Milão-Malpensa, Funchal e Paris Charles de Gaulle, Funchal e Lyon, e ainda de Londres Gatwick para o Porto Santo.

Pedro Nuno Santos sem data para conclusão das obras no aeroporto do Porto Santo (áudio)
A deputada social democrata, Patrícia Dantas, quis saber o ponto de situação das obras, cujo projeto ainda não foi apresentado ao Governo Regional, para emissão de parecer. Em resposta, o ministro das Infraestruturas disse que o investimento está em fase de projeto de execução.

Contabilizaram-se cerca de 900 mil dormidas no alojamento turístico da Região, com os três principais mercados a apresentarem fortes crescimentos
As estimativas, referentes a maio de 2022, revelam que 86,9% dos estabelecimentos do alojamento turístico da Região registaram movimento de hóspedes (98,6% da capacidade do alojamento turístico total) neste mês. Analisando por segmento, verifica-se que foi a hotelaria que apresentou a maior percentagem de estabelecimentos do seu segmento com movimento de hóspedes (92,5%), seguido do alojamento local, com 86,6%, e do turismo no espaço rural, com 85,5%.

Grupo Serlima prepara expansão para os Países Baixos e Reino Unido (áudio)
João Umbelino realça que o processo é lento e que exige uma estratégia acertada. O gestor do grupo lamenta a falta de mão de obra na área da limpeza, mas admite que os salários praticados pela empresa são baixos. O grupo Serlima, que assinalou os 40 anos de atividade, tem um total de 5.000 funcionários, 1.500 dos quais na Região. O volume de negócio em 2021 foi superior a 60 milhões de euros.

PJ detém suspeito por crime de tráfico de estupefacientes
A Policia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Madeira, em estreita colaboração com a Polícia Marítima, identificou e deteve, um homem de 45 anos de idade, pela presumível prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Bruxelas melhora crescimento do PIB português para 6,5%, o maior da União Europeia
A Comissão Europeia reviu em alta de 0,7 pontos percentuais o crescimento do PIB português para este ano, para 6,5%, colocando o país como o que regista a maior expansão, segundo as previsões macroeconómicas hoje divulgadas.

PJ detém nove pessoas suspeitas de tráfico de droga na Madeira (áudio)
A Polícia Judiciária da Madeira deteve nove pessoas suspeitas do crime de tráfico de droga, no âmbito da operação “Hot Sound”, que contou com a colaboração do Departamento de Investigação Criminal de Braga, foi hoje anunciado.

D. Tolentino Mendonça integra estrutura que acompanha as nomeações episcopais
O Papa Francisco nomeou D. Tolentino Mendonça para a estrutura que acompanha as nomeações episcopais: o dicastério para os bispos.

Apoios às empresas crescem 90% com PRR e Portugal 2030
A ministra da Presidência estima que os apoios às empresas cresçam 90% com o Portugal 2030 e o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) face ao último quadro comunitário e fala num consenso de base com o PSD.

DGS alerta para perigos de inalação de fumos e calor e emite recomendações
A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou esta quarta-feira que a inalação de fumos ou de substâncias irritantes químicas e o calor podem causar danos nas vias respiratórias e emitiu recomendações sobre o que deve fazer-se nestas situações.