Notícias

TAP: Companhia pede mais 35 dias para enviar informação à Comissão de Inquérito
A TAP pediu mais 35 dias para enviar a informação pedida à Comissão de Inquérito, considerando que 10 dias é um prazo “manifestamente insuficiente”, segundo um requerimento a que a Lusa teve hoje acesso.

PCP pediu 72 horas para indicar o nome que será chamado à comissão de inquérito (áudio)
O PCP pediu 72 horas para indicar o nome que será chamado à comissão de inquérito ao abrigo do direito potestativo. O deputado Ricardo Lume não compreende que tenham sido chumbados (com os votos contra do PSD e do CDS) os requerimentos do PCP e PS, destinados a ouvir o antigo deputado Sérgio Marques, no âmbito da comissão de inquérito às alegadas obras inventadas.

Chumbada audição de Sérgio Marques na comissão de inquérito sobre favorecimentos a empresários na Madeira
A comissão de inquérito da Assembleia Legislativa da Madeira sobre alegados favorecimentos do Governo Regional a grupos económicos da região chumbou hoje a audição do ex-secretário madeirense Sérgio Marques, responsável pelas acusações.

Santos Silva nega ter organizado participação de Lula na sessão solene do 25 de abril
O presidente do parlamento negou hoje ter organizado com o Presidente da República a participação do chefe de Estado brasileiro, Lula da Silva, na sessão solene do 25 de abril.

Deputados do PSD pedem a demissão dos parlamentares socialistas (áudio)
Na Assembleia Legislativa, o PSD acusou vários deputados do PS de plagiarem documentos apresentados no plenário. Já o PCP propõe um selo de qualidade para a produção de castanha da Madeira, enquanto os sociais-democratas garantem que a proposta já faz parte do programa do Governo.

Ucrânia: Parlamento da Madeira aprova três votos de solidariedade
O parlamento de Madeira aprovou hoje três votos de solidariedade para com o povo da Ucrânia e as vítimas da guerra, apresentados por PSD, PCP e PS, sendo que o deputado único comunista votou contra a iniciativa da bancada social-democrata.

Farinha negou ter exercido qualquer pressão sobre o Governo Regional (áudio)
O presidente do Grupo AFA, Avelino Farinha negou ter exercido qualquer pressão sobre o Governo Regional. Na comissão de inquérito constituída a pedido do PS, para investigar o "favorecimento dos grupos económicos e obras inventadas, a partir das declarações do ex-deputado Sérgio Marques.

«O presidente do Governo nunca me pediu conselhos sobre nomeações» (vídeo)
Na assembleia legislativa da Madeira decorreu, esta tarde, a segunda audição no âmbito da comissão de inquérito a alegados favorecimentos a grupos económicos. O empresário Avelino Farinha, presidente do conselho de administração do grupo AFAVIAS, esteve a responder às questões dos deputados.

«As terras e o campo de golfe é mais um exemplo de economia circular» (vídeo)
Avelino Farinha disse que o depósito de terras foi um bom negócio para o grupo AFA e para o Palheiro Golf. O empresário revelou ainda que as únicas reclamações são da Câmara de Santa Cruz.

«Nunca falei com um jornalista a não ser com o diretor e por razões financeiras» (vídeo)
O proprietário do Grupo AFA falou sobre a sua posição nos grupos de comunicação social da Região, descartando quaisquer tipos de pressões colocadas sobre os jornalistas.

«Continuamos a perder dinheiro com o Jornal da Madeira (JM)» (vídeo)
Avelino Farinha disse que adquiriu o JM Madeira porque "pensou na Madeira" e na "pluralidade da comunicação social" e espera que "um dia isso seja reconhecido".

Obras públicas e mercado angolano impulsionaram grupo (vídeo)
O empresário Avelino Farinha explicou na Comissão de Inquérito às "pressões políticas e obras inventadas" que o Grupo AFA, realmente, obteve um maior crescimento quando entrou no mercado das obras públicas e no mercado internacional.

«Aqui na Madeira quem tem sucesso é ladrão» (vídeo)
O empresário Avelino Farinha, do Grupo AFA, iniciou a sua intervenção por dizer que o seu grupo dá emprego a mais de quatro mil pessoas, em que 70% do seu volume de negócio acontece fora da Região.

Susana Prada defende proposta do Governo para controlo das plantas invasoras (áudio)
A secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais defendeu a proposta do Governo Regional para o controlo das plantas invasoras. Susana Prada adiantou que existem espécies, que pela importância sócio - económica ficam num regime de exceção. A oposição afirma que o combate falhou e que é necessário passar das palavras aos atos.

Programa «Mais habitação» criticado pelo PSD e CDS (áudio)
Na sessão plenária de hoje, na Assembleia Legislativa, o programa "Mais Habitação" apresentado pelo governo socialista foi criticado pelo PSD e CDS. O Partido Socialista recordou que foi António Costa quem negociou fundos europeus para a habitação na Região.

«Tudo o que se venha a dizer sobre os trabalhos desta comissão é precipitado» (áudio)
Brício Araújo do PSD acusa precisamente o PS de tirar conclusões precipitadas, relativamente às "obras inventadas e ao favorecimento do Governo Regional a grupos económicos."

PS diz que são os madeirenses quem exige explicações ao Governo sobre obras inventadas (áudio)
O líder do PS-Madeira diz que são os madeirenses quem exige explicações ao Governo Regional sobre obras inventadas e favorecimento a grupos económicos. Declarações de Sérgio Gonçalves à Antena 1, no dia em que começam as audições na Comissão de Inquérito sobre o favorecimento dos grupos económicos pelo Governo Regional, e "obras inventadas", denunciadas pelo ex-deputado Sérgio Marques.

Declarações de Sérgio Marques originaram Comissão de Inquérito (áudio)
A polémica em torno das declarações do ex-deputado Sérgio Marques começou em janeiro e levou a esta comissão de inquérito.

Albuquerque tem duas semanas para responder às perguntas do PS e PCP (áudio)
O presidente do Governo tem duas semanas para responder às perguntas feitas pelos deputados do PS e do PCP na Comissão de Inquérito sobre o favorecimento dos grupos económicos pelo Governo Regional, e "obras inventadas", denunciadas pelo ex-deputado Sérgio Marques. O prazo foi adiantado à Antena 1 pelo presidente da Comissão, o social-democrata Adolfo Brazão.
