Notícias

Banco de Portugal vê PIB a crescer 1,5% e inflação de 5,8% em 2023
O Banco de Portugal melhorou ligeiramente as previsões de crescimento do PIB para 6,8% este ano, mas piorou as de 2023 para 1,5%, e está mais pessimista quanto à inflação, prevendo 8,1% este ano e 5,8% em 2023.

Banco de Portugal vê PIB a crescer 1,5% e inflação de 5,8% em 2023
O Banco de Portugal melhorou ligeiramente as previsões de crescimento do PIB para 6,8% este ano, mas piorou as de 2023 para 1,5%, e está mais pessimista quanto à inflação, prevendo 8,1% este ano e 5,8% em 2023.

Última semana com 59 acidentes e uma morte na Região
A PSP informa que, relativamente à sinistralidade rodoviária verificada no período compreendido entre o dia 9 de dezembro a 15 de dezembro, ocorreram um total de 59 acidentes de viação nesta Região, distribuídos pelos seguintes Concelhos: Funchal (23), Câmara de Lobos (3), Ribeira Brava (5), Ponta do Sol (2), Calheta (1), Porto Moniz (2), Machico (4) e Santa Cruz (19).

Congresso dos EUA aprova orçamento para a Defesa de 858 mil milhões de dólares
O Senado norte-americano aprovou, na quinta-feira, um novo orçamento para a Defesa no valor de 858 mil milhões de dólares (806 mil milhões de euros).

Comerciante madeirense morto a tiro no leste de Joanesburgo
Um comerciante português, filho de imigrantes madeirenses na África do Sul, foi baleado na manhã de hoje no seu estabelecimento comercial no leste de Joanesburgo, disse à Lusa fonte comunitária.

PRR: Oposição critica taxa de execução, ministra insiste que não há atrasos
PSD, Chega e Iniciativa Liberal criticaram hoje a taxa de execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo a ministra da Presidência insistido que não há atrasos no calendário previsto.

Programa de integração de pessoas deficientes no mercado de trabalho já integrou seis trabalhadores (áudio)
O programa de emprego para integração de pessoas deficientes no mercado de trabalho já integrou nos quadros permanentes seis trabalhadores. O programa foi criado no último mês de novembro e, segundo a secretária da Inclusão Social e Cidadania, das 200 pessoas deficientes inscritas, há mais de meia centena de pessoas habilitadas para trabalhar.

Valor dos trabalhos das empresas de construção com sede na Região cresceu 31,7%
Em 2021, o valor dos trabalhos realizados pelas empresas de construção da Região Autónoma da Madeira (RAM) fixou-se em 640,7 milhões de euros, traduzindo uma subida de 31,7% face ao ano anterior.

GNR vai efetuar controlo de passageiros no porto do Funchal em 2023 (áudio)
No próximo ano, cerca de 20 profissionais da GNR na Madeira vão efetuar o controlo de passageiros no Porto do Funchal. Uma medida que surge na sequência da transferência de competências do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Uma informação divulgada pelo comandante Gorgulho Santos, na apresentação de cumprimentos de despedida ao presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.

Governo Regional garante que a subida do salário mínimo na Madeira terá em conta trabalhadores (áudio)
O Governo Regional garante que a subida do salário mínimo na Madeira terá em conta os trabalhadores, mas também as empresas. No próximo dia 20, o acréscimo regional ao salário mínimo nacional será definido. Rita Andrade, secretária regional da Inclusão Social e Cidadania, assegura equilíbrio na decisão que será tomada.

Detenção de suspeito por crime de burla qualificada
A Polícia Judiciária deteve, em flagrante delito, no concelho de Santana, um homem de 50 anos de idade, estrangeiro, suspeito da prática do crime de burla qualificada.

Madeira tem nove campeões nacionais de ornitologia
A Madeira tem, novamente, nove campeões nacionais, vários vice-campeões e muitos 3º lugares, em diversas classes.

USAM propõe acréscimo de oito por cento a título de insularidade ao valor do salário mínimo nacional (áudio)
O Governo da República aprovou o aumento do salário mínimo para os 760 euros a partir de Janeiro. Na Madeira há um acréscimo insular ao valor que ainda não está definido, mas que o coordenador da USAM, Alexandre Fernandes, pede que seja 8 por cento.

Parlamento autoriza deslocação de Marcelo ao Brasil para posse de Lula da Silva
A Assembleia da República autorizou hoje a deslocação do Presidente da República ao Brasil, entre 30 de dezembro e 2 de janeiro, para assistir à posse do seu homólogo Lula da Silva.

Dados de 2020 revelam que a economia da Região sofreu queda de -15,4% face ao ano anterior, em termos reais
A informação final para o ano de 2020 revela que o Produto Interno Bruto (PIB) regional não ultrapassou naquele ano os 4 449,6 milhões de euros, traduzindo uma queda de 15,4% em termos reais face ao ano anterior. Assim, o desempenho da economia da RAM foi revisto em baixa (a redução do PIB na versão preliminar era de 14,3%) e a variação ficou num patamar substancialmente inferior à média do País (-8,3%).

Empresa de Eletricidade da Madeira vai rever plano de investimentos para os próximos anos (áudio)
A decisão foi revelada à Antena 1 por Francisco taboada, presidente do conselho de administração da empresa, e surge na sequência de uma recomendação da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. A ERSE recomenda que a Eletricidade da Madeira reduza o investimento de 65,1 milhões de Euros proposto para o triénio 2022-2024 ao nível do transporte e distribuição em alta e média tensão no arquipélago.

Secção da Madeira da Ordem dos Enfermeiros promove orçamento participativo (áudio)
Pela primeira, vez a secção regional da Madeira da Ordem dos Enfermeiros promove um orçamento participativo. Foram beneficiados quatro projetos, que vão permitir a melhoria das condições de trabalho nas unidades de saúde.

PIB regional recupera significativamente em 2021, mas sem alcançar o valor de 2019
O INE, na sua primeira estimativa para o ano de 2021, aponta para uma taxa de variação do PIB na RAM de +8,0%, em termos reais (ou seja, excluindo o efeito da variação de preços), constituindo este o registo mais elevado entre as regiões NUTS II do País e ficando substancialmente acima da média nacional (+5,5%). O desempenho da Região deve-se à forte recuperação dos serviços prestados às empresas, da atividade turística e das atividades que dela dependem.

Auditoria mostrou que não houve ilegalidades cometidas por Carlos Pereira (áudio)
A auditoria feita às contas da anterior direção do Marítimo mostrou que não houve ilegalidades cometidas pela anterior direção. O relatório foi apresentado numa Assembleia Geral do Marítimo bastante participada.