Notícias

Libertado da prisão e novamente detido ao abrigo de outro processo
Duarte Lima saiu hoje da prisão da Carregueira, Belas (Sintra), onde estava a cumprir pena, no processo Homeland, mas foi de imediato detido ao abrigo do processo de homicídio de Rosalina Ribeiro, cujo julgamento se inicia em novembro.

Governo Regional tem plano de recuperação de antigas estradas regionais (áudio)
O Governo Regional tem um plano de recuperação das antigas estradas regionais associadas aos trajetos turísticos. No total, em toda a ilha, serão 500 quilómetros de estradas. Pedro Fino também anunciou a abertura de concurso para contratar 15 cantoneiros. Também vai ser assinado um contrato para de limpeza da vegetação das estradas, válido por três anos, no valor de um milhão e meio por ano.

UMa venceu prémio FLAD/OPP-Saúde Mental no Ensino Superior
A Universidade da Madeira (UMa) é uma das três Instituições vencedoras da primeira edição do Programa FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior.

Madeira, Açores e Canárias juntos no combate à poluição luminosa (áudio)
Madeira, Açores e Canárias estão a criar em conjunto planos diretores municipais de iluminação pública para combater a poluição luminosa. A novidade foi avançada numa conferência promovida pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, no Caniço, que contou a participação de investigadores dos três arquipélagos. A medida faz parte do projeto Life Natura Night, que tem como objetivo reduzir a poluição luminosa que afeta as áreas protegidas da Macaronésia.

Funchal atribuiu benefícios fiscais à requalificação de dois prédios (áudio)
A Câmara do Funchal decidiu atribuir vários benefícios fiscais à requalificação de dois prédios, um na freguesia de São pedro e outro na Sé. Pedro Calado, presidente da autarquia, explica que vantagens são dadas a quem decide recuperar património na cidade.

Madeirense é protagonista do filme «Nunca Nada Aconteceu» (áudio)
O madeirense Bernardo Faria é um dos protagonistas do filme "Nunca Nada Aconteceu", que estreia hoje nas salas de cinema do país, incluindo a Madeira. A jornalista Margarida Vaz conversou com o Jovem madeirense e também com Gonçalo Galvão Teles, realizador do filme que retrata a vida de três adolescentes, num mundo à deriva.

Pico do Areeiro tem novo parque de estacionamento (áudio)
Há um novo parque de estacionamento para tentar minimizar os problemas de trânsito sentidos junto ao Pico do Areeiro. A nova área de estacionamento tem capacidade para 200 viaturas e localiza-se a cerca de 800 metros do Pico. Para facilitar o acesso foi construída uma vereda que permite chegar ao Areeiro em cerca de 10 minutos. Há também novas regras e limitações ao estacionamento junto ao radar.

Costa espera privatização da TAP nos próximos 12 meses e admite que Estado possa perder dinheiro
O primeiro-ministro disse hoje esperar que a privatização da TAP ocorra nos próximos doze meses, afirmando que “só se fosse irresponsável” é que garantiria que o Estado não irá perder dinheiro na transação, mas “espera que não”.

Câmara aprovou benefícios fiscais a projetos de reabilitação urbana (vídeo)
A Câmara Municipal do Funchal aprovou, por unanimidade, a atribuição de benefícios fiscais a duas obras que estão dentro das áreas de reabilitação urbana do concelho. A sessão desta semana foi aberta ao público e contou com a presença de vários munícipes. A Coligação Confiança acusa o executivo de não ser capaz de resolver os problemas da população.

Albuquerque admite encurtar o período das luzes de Natal (vídeo)
O presidente do governo regional admite que poderá encurtar o período em que as luzes de Natal ficam acesas. O anúncio foi feito à margem de uma visita à Escola Básica do Caniço.

Madeira recebeu vacinas contra a gripe (vídeo)
As farmácias portuguesas receberam 850 mil vacinas contra a gripe. A Madeira recebeu 25 mil e quinhentas, o equivalente a três por cento

Doença cardíaca e o acidente vascular cerebral (vídeo)
A doença cardíaca e o acidente vascular cerebral continuam a ser das principais causas de morte em Portugal. Na Madeira, são registados à volta 900 AVC`S por ano.

Processo disciplinar sobre nacionalidade de Abramovich continua «pendente» após seis meses
O processo disciplinar instaurado pelo Instituto de Registos e Notariado (IRN) sobre a atribuição de nacionalidade portuguesa ao milionário russo Roman Abramovich continua “pendente” passados mais de seis meses da sua abertura, admitiu hoje a presidente do IRN.

Número de novos contratos de arrendamento da Região diminuiu em termos homólogos
Segundo informação hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no 1.º semestre de 2022 (últimos 12 meses), o valor mediano das rendas dos 1 276 novos contratos de arrendamento de alojamentos familiares, celebrados na Região, foi de 6,81 €/m2, o valor mais elevado da série existente (com início no 2.º semestre de 2017). Relativamente ao semestre precedente, observou-se um acréscimo de novos contratos, de +4,5%, e de +7,6% no valor mediano das respetivas rendas. Comparativamente ao 1.º semestre de 2021, observaram-se, pela mesma ordem, variações de -4,6% e de +10,7%.

Guterres avisa Rússia que anexação «não terá valor jurídico e merece ser condenada»
O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou hoje a Rússia que a anexação de territórios ucranianos "não terá valor jurídico e merece ser condenada", frisando que "não pode ser conciliada com o quadro jurídico internacional".

Putin diz que invasão é resultado do colapso da União Soviética
O Presidente russo, Vladimir Putin, disse hoje que os conflitos na ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), incluindo o atual entre a Rússia e a Ucrânia, foram "obviamente" o resultado do "colapso da União Soviética".

Logislink cria 40 postos de trabalho nos Açores
Representa um investimento total de 11 milhões e 500 mil criará 40 postos de trabalho diretos.

Frente Comum exige aumentos de 10% em 2023 na administração pública
A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública exigiu hoje aumentos salariais de 10% em 2023, com um mínimo de 100 euros por trabalhador, rejeitando o referencial de 4,8% avançado pelo Governo na Concertação Social para o privado.

Costa afirma que ouve o ruído da bolha mas sempre com as «mãozinhas» no volante
O primeiro-ministro afirmou hoje que ouve o ruído da bolha político-mediática, mas assegurou que não se distrai e que vai seguir em frente pelo caminho que escolheu, sempre com as “mãozinhas no volante e olhos na estrada”.