Cerca de 16 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, vão assistir à passagem de ano nos navios de cruzeiro. No total serão sete: cinco atracados e dois fundeados
No Porto do Funchal estão já cinco dos sete navios esperados esta noite para a passagem de ano, três acostados e dois em fundeadouro. No total, os sete navios trazem a bordo, 15.887 pessoas, sendo 11.108 passageiros e os restantes tripulantes.
A Madeira tem uma forte tradição em termos de visitas de navios de cruzeiro na noite do final do ano. Em 2022 será também assim. O Marco Antonio Sousa está junto a Mário Camacho, um entusiasta de navios, na zona da Barreirinha onde já e possível ver o movimento do Porto do Funchal.
A cobrança de uma taxa sobre embalagens contendo alumínio, prevista para entrar em vigo dia 01, foi adiada para setembro, segundo decisão do Governo.
A bolsa nova-iorquina concluiu hoje em pequena baixa o seu pior ano desde 2008, no que respeita ao mercado acionista.
A inflação em Portugal mantém a tendência de desaceleração. Ficou nos 9,6%, em dezembro, segundo os dados ainda provisórios do Instituto de Estatística. É uma descida de 0,3 pontos percentuais mas continua perto dos dois dígitos. No total do ano, a média da inflação terá ficado em 7,8%. Algumas décimas acima da previsão de 7,4% do governo.
As taxas máximas dos cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto, bem como ultrapassagem de crédito, foram fixadas em 15,7% no primeiro trimestre de 2023, anunciou o Banco de Portugal (BdP).
Os preços dos combustíveis terão alterações no ano novo. A partir de 2 de janeiro, a gasolina aumenta cerca de dois cêntimos, para 1,51 euros /por litro, enquanto o gasóleo tem uma ligeira descida inferior a um cêntimo.
De acordo com os primeiros dados para o setor de alojamento turístico da Região, referentes ao mês de novembro de 2022, estima-se a entrada de 134,0 mil hóspedes que geraram 731,2 mil dormidas, traduzindo variações homólogas de +36,9% e de +26,1%, respetivamente. Comparativamente a novembro de 2019, registaram-se, pela mesma ordem, aumentos de 44,5% e 33,5%.
O Governo alargou a 2 de janeiro o pagamento de impostos e entrega de declarações que terminavam hoje, sem aplicar coimas e juros compensatórios ou moratórias, por ter concedido tolerância de ponto aos trabalhadores do fisco, segundo despacho publicado.
A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) baixou para 9,6% em dezembro, face aos 9,9% de novembro, segundo a estimativa rápida avançada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Portugal anunciou hoje um apoio humanitário a Cabo Verde no valor de 580 mil euros para ajudar o arquipélago a mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, a crise alimentar e a seca prolongada.
A venda de champagne disparou para as festividades da passagem de ano. As empresas falam em ano recorde de vendas.
Os preços das casas para arrendar na Madeira apresentaram uma subida de 26 por cento, neste mês de dezembro, em relação ao mesmo mês do ano passado.
A generalidade dos indicadores estatísticos, relativos ao 3.º trimestre de 2022, mostra uma evolução positiva quando feita a comparação em termos homólogos. O Indicador Regional de Atividade Económica (IRAE) indicia que a atividade económica da Região manteve-se em crescimento, desacelerando, contudo, entre julho e setembro de 2022.
Os decretos legislativos que aprovam o Orçamento da Região Autónoma da Madeira para 2023, no valor de 2.071 milhões de euros, e o Plano de Investimentos, de 775,1 milhões, foram hoje publicados em Diário da República.
Em novembro de 2022, o valor mediano de avaliação bancária de habitação na Região fixou-se em 1 463 €/m2.
A resolução que renova a declaração da TAP S.A., da Portugália e da Cateringpor, de situação económica difícil, essencial para executar o plano de reestruturação, foi hoje publicada em Diário da República.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou hoje para algumas mensagens de correio eletrónico cujos remetentes se estão a fazer passar pela entidade com o objetivo de levarem os contribuintes a aceder a páginas maliciosas.
A TAP reduziu o capital social de 904,3 milhões de euros para zero, para cobertura de prejuízos, e aumentou o capital social para 980 milhões, com uma injeção faseada do auxilio financeiro do Governo previsto no plano de restruturação da empresa.