O setor hoteleiro da Região apresenta uma aposta significativa na economia circular, algo que influencia no processo de escolha da Região por parte dos visitantes. É um dos resultados apresentados no Forum On Management, organizado pela Universidade da Madeira.
Segundo os dados apurados pela Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), no ano de 2022, as vendas de cimento na Região Autónoma da Madeira (RAM) rondaram as 157,1 mil toneladas – o valor mais elevado dos últimos onze anos – refletindo um aumento de 1,5% face ao ano anterior (154,8 mil toneladas).
A dívida pública na zona euro recuou, no terceiro trimestre de 2022, para os 93,0% do PIB e na União Europeia (UE) para 85,1%, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.
Um avião da Ryanair, que viajava entre a Polónia e a Grécia, foi alvo de uma ameaça de bomba, indicou hoje uma fonte do Ministério da Defesa grego.
Agentes imobiliários reconhecem que está difícil comprar casa para os residentes. A aposta é ainda o mercado estrangeiro mesmo para as empresas nacionais do setor que investem na Região
A renegociação dos contratos de crédito à habitação na sequência da subida das taxas de juro pode provocar efeitos futuros negativos nos contribuintes que passam a ficar indicados como devedores no Banco de Portugal. Bruno Tavares, proprietário de uma imobiliária, lembra as consequências dessa situação
A Uber foi condenada a pagar 17 milhões de euros a 139 motoristas em Lyon. Os motoristas foram reconhecidos como assalariados.
A empresa Twitter só conta com 1.300 funcionários, dos 7.500 que tinha quando Elon Musk se converteu no seu único acionista, segundo a estação televisiva de economia CNBC, que invoca documentos internos que consultou.
A Madeira não deverá tomar medidas semelhantes às que foram tomadas pelo Canadá, onde a venda de casas ficou este ano proibida a estrangeiros não-residentes. Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional, diz que essa medida não está, para já, a ser equacionada. A proibição de venda de casas a não residentes está a ser ponderada também pelas ilhas baleares.
O BPI Fundação La Caixa apresentou os prémios da edição de 2023 no Funchal. A instituição tem 4,6 milhões de euros para financiar projetos a entidades privadas que trabalham com grupos em risco de exclusão social ou vulnerabilidade. E espera que a Madeira faça, também, chegar projetos.
Intensidade laboral per capita reduzida é a população adulta dos 18 aos 64 anos que referiu ter trabalhado, em média, menos de 20% do tempo de trabalho possível. Na Madeira, a percentagem fixou-se nos 7,9.
Na Região em 2021, este indicador assumiu o valor de 32,4%, próximo do valor nacional (32,0%).
Em 2022, a taxa de exclusão social/ risco de pobreza foi de 29,6%. Um aumento de 3,7% em comparação a 2021. Já a média nacional foi de 19,4%.
Sendo que na Região, a taxa de risco de pobreza calculada com base nas linhas de pobreza regionais são de 5 712 euros na RAM e de 6 608 euros no continente.
A mediana nacional para esta variável foi de 11 014 euros e na RAM foi de 9 520 euros.
A MSC Portugal organizou uma visita a bordo, que reuniu 100 pessoas, entre entidades, jornalistas, agentes de viagem e entusiastas de navios.
As taxas de ocupação dos navios de cruzeiros ainda estão aquém dos anos antes da pandemia. Mas o diretor geral da MSC em Portugal acredita que 2023 possa ser o melhor ano de sempre.
Note-se que em dezembro de 2021, a taxa de juro implícita no crédito à habitação era de 0,762%.