Notícias
Despesa anual média dos agregados familiares na Madeira foi de cerca de 24.300 euros
De acordo com os resultados provisórios do Inquérito às Despesas das Famílias, ao nível nacional, cerca de 39% da despesa média das famílias concentrou-se em encargos associados à habitação, 13% com a alimentação e 12 % com os transportes.
Região registou redução de 24 por cento no número de desempregados
No final do mês de novembro estavam inscritas 7.558 pessoas no Instituto de Emprego. São mais 132 inscritos do que no mês de outubro.
Salário mínimo regional sobe para 850 euros em 2024 (áudio)
É um acordo histórico. Acaba de ser aprovado sem votos contra e com uma abstenção, na reunião de concertação social, um aumento do salário mínimo regional para 2024 no valor de 850 euros, mais 8 por cento do que este ano e com um acrescimento regional ao salário mínimo nacional de 3 ponto 6 por cento.
Vendas das empresas com sede na Região através de comércio eletrónico cresceram 87,2% face a 2021
Em 2023, 97,1% das empresas da RAM e 38,3% das pessoas ao serviço têm acesso à Internet para fins profissionais, +0,1 p.p. e +0,9 p.p., respetivamente, que em 2022. A nível nacional estes indicadores fixaram-se, pela mesma ordem, nos 96,9% e 48,9%.
Porto do Funchal com três navios que trazem mais de 13 mil pessoas
O Porto do Funchal está com uma manhã muito movimentada com três navios, Iona e Mein Schiff 1 que chegaram hoje, bem cedo, e com o AIDAstella que pernoitou neste porto, estando os três navios a movimentar um total de 13 521 pessoas, sendo que 10 192 são passageiros.
Despesa anual média das famílias em Portugal foi de 24.190 euros em 2022/2023
De acordo com os resultados provisórios do Inquérito às Despesas das Famílias 2022/2023, cerca de dois terços da despesa média das famílias concentrou-se em encargos associados à habitação (39,1%), à alimentação (12,9%) e aos transportes (12,4%).
Pode faltar rum para a poncha nas próximas semanas (áudio)
O alerta é de um dos maiores produtores, que já está em rutura de stock, não tendo rum para vender para o retalho.
Bacalhau em menos quantidade e com produção mais cara pode ditar subida do preço em 2024
O preço do bacalhau não deverá baixar no próximo ano, no qual haverá uma menor quantidade deste peixe, com preços de produção que vão ser, provavelmente, superiores aos de 2023, indicou à Lusa a Associação dos Industriais do Bacalhau.
Mais de 10.700 pessoas viviam como sem-abrigo em 2022
Mais de 10.700 pessoas viviam na condição de sem-abrigo em 2022, segundo os dados oficiais mais recentes, em que pela primeira vez foi feito um levantamento em todos os municípios de Portugal continental.
Câmara do Funchal investiu 100 mil euros na Noite do Mercado (vídeo)
O presidente do município garante que há mais de 4 mil lugares de estacionamento nos parques da cidade.
Aumento da venda de carne de porco na Região (vídeo)
O crescimento do turismo pode estar na razão de ser do aumento da venda. A procura começou no inicio do mês.
Recuperação do turismo e construção civil levantam a economia (vídeo)
A tendência pode continuar a ser esta, mas a ordem dos economistas alerta que há que avaliar o contexto económico europeu e as economias que já estão a contrair.
3,2 mil milhões para pagar até 2027 (vídeo)
O presidente do Tribunal de Contas alerta ainda para a baixa execução do PRR na Madeira, em 2022, que foi de 10 milhões de euros.
“Setor do bordado vai continuar a crescer” (áudio)
Tiago Freitas deixa alguns dos números que já são conhecidos, e que apontam para esse crescimento.
Portugueses compram cada vez mais livros mas muitos são para oferecer
Os portugueses gastam cada vez mais dinheiro em livros, segundo um estudo da APEL, que ressalva que muitas dessas compras são feitas na época do Natal para oferecer e podem não significar mais leituras.
Noite do Mercado do Funchal vai contar com 57 barracas (áudio)
Pedro calado destaca também a aposta na animação, mas lembra, que tal como no ano passado, não haverá musicas nas barracas.
Pão fica mais caro em 2024 devido aos custos de produção
O preço do pão vai voltar a subir no próximo ano face aos aumentos dos custos de produção, indicou à Lusa a Associação do Comércio e da Indústria da Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP).
Ponta do Sol quer avançar com taxa turística (áudio)
A autarca da Ponta do Sol, Célia Pessegueiro, estima uma receita de 195 mil euros.
Valor médio da prestação vencida no crédito à habitação subiu para os 407 euros
Segundo informação disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em novembro de 2023, a taxa de juro implícita no crédito à habitação, na Região Autónoma da Madeira (RAM), fixou-se em 4,646%, registando um acréscimo de 0,091 pontos percentuais (p.p.) face ao mês anterior. Note-se que, em novembro de 2022, a taxa de juro implícita no crédito à habitação era de apenas 1,591%.