De acordo com os dados provisórios referentes ao ano de 2022, o saldo da balança comercial da Região (RAM) com o estrangeiro registou um superavit de 92,0 milhões de euros (20,3 milhões de euros em 2021), mantendo-se assim a tendência manifestada desde 2017. A taxa de cobertura das importações pelas exportações em 2021 foi de 134,8%, superior à registada no ano precedente, que se fixou em 108,2%.
Segundo a informação apurada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2021, a outra intermediação monetária (OIM), constituída por estabelecimentos de bancos, caixas económicas e caixa de crédito agrícola, mantinha em atividade 88 estabelecimentos na Região Autónoma da Madeira (RAM), menos sete estabelecimentos que em 2020. Depois de um pico atingido em 2009 (182 estabelecimentos), o número de estabelecimentos bancários tem vindo sucessivamente a descer, sendo o número de 2021, o mais baixo registado na Região desde o início da série (1997).
O pescado capturado na Madeira em 2022 registou um decréscimo de 9,2% face ao ano anterior, mas a produção de ovos e o abate de gado sinalizaram aumentos de 6,9% e 6,2%, indicou hoje a Direção Regional de Estatística (DREM).
O Benfica é o clube com melhor balanço entre contratações e vendas de futebolistas nas últimas cinco épocas, desde 2018/19 até à presente, com um saldo positivo na ordem dos 370 milhões de euros.
Os resultados do Inquérito ao Emprego relativos ao 4.º trimestre de 2022 indicam uma taxa de desemprego na Região Autónoma da Madeira (RAM) estimada em 6,9%, valor superior em 0,7 pontos percentuais (p.p.) em relação ao trimestre anterior e em 0,3 p.p. face ao trimestre homólogo. Comparativamente ao 4.º trimestre de 2019 (período pré-pandemia COVID-19), houve uma quebra de 0,5 p.p..
Os produtos da avicultura industrial, gado abatido e valor da pesca descarregada aumentaram face ao ano anterior, enquanto quantidade capturada de pescado diminuiu.
A taxa de desemprego fixou-se em 6,0%, em 2022, uma descida de 0,6 pontos percentuais em relação ao ano anterior, e foi de 6,5% no quarto trimestre, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
A Comissão Europeia desembolsou hoje a Portugal a segunda tranche de 1,8 mil milhões de euros do Plano de Resiliência e Recuperação (PRR), divulgou Bruxelas em comunicado.
O protocolo entre a autarquia e as oito juntas de freguesia foi assinado esta manhã. Foram distribuídos 90 mil euros para apoiar a realização de pequenas obras. As verbas correspondem a 25 % do valor das transferências do Estado para as juntas.
O défice comercial dos Estados Unidos registou um recorde em 2022, com um aumento das importações em relação ao ano anterior, atingindo 948,1 mil milhões de dólares (888,4 mil milhões de euros).
Manhã movimentada no Porto do Funchal, com os navios “AIDAsol” e “Borealis”, que chegaram esta manhã, e o “Spirit of Discovery”, que pernoitou na Madeira e acabou de sair do cais norte.
A Madeira Parques Empresariais está a pagar o imposto municipal sobre imóveis dos espaços que gere e tem os mesmos registados. Há no entanto exceções, devido a processos que ainda decorrem, como por exemplo com os parques da zona oeste e da Cancela.
O primeiro-ministro, António Costa, sublinhou hoje a importância de o país continuar focado na execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para transformar e tornar mais sustentável a economia nacional.
A receita gerada através do Imposto Municipal sobre Transmissões (IMT) registou em 2022 o valor mais elevado de sempre, ao atingir 1.698 milhões de euros, ultrapassando pela primeira vez a receita do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI).
A Madeira tem três restaurantes no Top 50 dos restaurantes mais reservados de 2022 em Portugal. O Avista, o Armazém do Sal e o Espaço Funchal são os três espaços madeirenses que integram a lista do The Fork, uma plataforma de reservas online de restaurantes.
Os agricultores queixam-se dos baixos preços que recebem das vendas aos supermercados e aos intermediários. E apesar da inflação dizem que continuam a receber o mesmo enquanto os consumidores chegam a pagar o dobro ou o triplo do preço.
Os profissionais do sector imobiliário focam cada vez mais o marketing para o investimento estrangeiro. As causas são, sobretudo, as taxas de juro atuais e a menor capacidade dos madeirenses em adquirir novas casas. O investimento estrangeiro e de emigrantes tem aumentado na Madeira, e há novos compradores. São da Suécia, Irlanda ou dos Estados Unidos. A oferta é, no entanto, reduzida face à procura atual. A reportagem é do jornalista Marco António Sousa
Foi lançada na capital norte-americana Washington, uma nova marca de Vinho Madeira - Made in America. O projeto resulta da colaboração entre um grupo de restauração americano e o produtor madeirense Barbeito. A nova marca St. Anselm tem o selo de autenticidade e garantia do Instituto do vinho Madeira. Garrafas que podem ser apreciadas no restaurante que tem a maior coleção de garrafas e marcas de vinho madeira nos Estados Unidos. A reportagem é do correspondente da RTP em Washington, João Ricardo de Vasconcelos.
A nova estrada que liga o Estreito da Calheta ao Jardim e ao Paul do Mar tem levado mais pessoas ao Paul do Mar. Os comerciantes têm mais negócio e os populares ouvidos pela Antena 1 mostram satisfação pela facilidade de acesso. A reportagem é do jornalista Vítor Ascenção Silva. A nova estrada está em funcionamento há certa de um mês. Além de garantir mais segurança no acesso às freguesia do Jardim e do Paul do Mar garante também maior rapidez.
Os preços mais atrativos continuam a levar portugueses a atravessar a fronteira para fazer compras em supermercados espanhóis, mas a diferença tem-se esbatido e é sentida apenas em alguns produtos, como os de higiene ou detergentes, disseram à Lusa vários consumidores.