A taxa Euribor desceu hoje a três e seis meses e subiu a 12 meses, pela sexta sessão consecutiva, para um novo máximo desde dezembro de 2008, ao ser fixada em 3,579%.
A opinião dos comerciantes da baixa do Funchal divide-se em relação à abertura das lojas ao fim de semana. Alguns acreditam que o turismo pode ajudar impulsionar os negócios. Outros falam em falta de recursos humanos.
A hotelaria na Madeira está a depender menos dos operadores turísticos com o crescimento das reservas diretas do cliente final. Apesar dos receios da conjuntura internacional, o carnaval e as procura para os próximos meses superam as expectativas. A uma semana da Bolsa de Turismo de Lisboa, os hoteleiros têm boas perspetivas para o mercado nacional e a saída da Transavia da linha do Porto deverá ser colmatada com mais voos de outras companhias.
Até outubro de 2022 tinham sido concedidos na Madeira 37 vistos gold. Com o fim previsto da iniciativa que permitia o acesso ao visto de residência, a troco de investimento as opiniões dividem-se. Há quem defenda que o 'boom' desta medida ainda estava para chegar à Madeira, outros alegam que ate ao momento não foi significativa a quantidade de pedidos
Ainda o ano vai no início e 12 tecnológicas mundiais já anunciaram a eliminação de mais de 74.000 empregos em 2023, sem contar com a redução anunciada pela Meta e Amazon, em novembro, de 21.000 pessoas.
Não há mão-de-obra suficiente para trabalhar na agricultura. É o que mais preocupa um jovem empresário, que tem estufas e produz para os supermercados.
A Madeira está a receber muitos turistas por esta altura. A taxa de ocupação hoteleira está nos 80 por cento. Visitantes que vieram à Madeira não de propósito para o Carnaval mas trata-se de um complemento festivo bem-vindo.
Cerca de dois terços dos cidadãos portugueses residentes no Algarve assumem que uma parte ou a totalidade dos seus rendimentos familiares provêm do setor turístico, de acordo com um estudo divulgado hoje.
O Grupo Air France-KLM está interessado na privatização da TAP. O presidente executivo do grupo diz que as rotas da TAP para o Brasil são extremamente poderosas. O grupo terá que devolver as ajudas de Estado até abril e só então poderá concorrer à privatização da companhia portuguesa. Outros interessados na TAP são a Lufthansa e o grupo detentor da British Airways e da Ibéria
A gasolina sem chumbo de 95 octanas baixa três cêntimos, o gasóleo rodoviário passa a custar menos quatro cêntimos e o gasóleo colorido e marcado baixa cinco cêntimos por litro.
Segundo informação disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em janeiro de 2023, a taxa de juro implícita no crédito à habitação, na Região Autónoma da Madeira (RAM), fixou-se em 2,3%, registando um acréscimo de 0,367 pontos percentuais (p.p.) face ao mês anterior, crescendo pelo 10.º mês consecutivo e atingindo o valor mais alto desde junho de 2012. Note-se que em janeiro de 2022, a taxa de juro implícita no crédito à habitação era de 0,762%.
O presidente da ACIF já respondeu à estranheza de Miguel Albuquerque quanto às dúvidas que a sua instituição tem sobre os apoios a dar pelo governo para atenuar o aumento dos custos com a energia. No Telejornal da RTP Madeira, Jorge Veiga França estranhou a agressividade do governante e reiterou que a ACIF sabe pouco de quando e como os empresários serão apoiados
Os estádios da Luz e José Alvalade não são sujeitos a cobrança de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), esclareceu hoje fonte da Câmara de Lisboa à agência Lusa, por serem “propriedade de pessoas coletivas de utilidade pública”.
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que, no âmbito de medidas para combater a especulação imobiliária, o Governo vai deixar de conceder vistos ‘gold’.
Algumas empresas estão na Região, pela primeira vez, para partilhar e adquirir novos conhecimentos.
O Primeiro-Ministro revelou hoje que, de acordo com um estudo do Ministério das Finanças, “cada euro do Plano de Recuperação e Resiliência vai-se traduzir num crescimento de 5,3 euros do Produto Interno Bruto” (PIB).
As exportações em saúde cresceram 35% em 2022, atingindo os 2.400 milhões de euros, considerado pelo Health Cluster Portugal uma prova de um “setor resiliente e consistente que tem vindo a crescer na última década”.
Em 2020, a Segurança Social na Região pagou 28 milhões e meio de euros de apoios extraordinários para o lay-off simplificado.