Notícias

Mais de um terço das famílias ganha 833 euros/mês e não tem como pagar despesas inesperadas
Mais de um terço das famílias portuguesas ganha 833 euros brutos e não consegue pagar despesas inesperadas, segundo a Pordata.

Economia regional acelerou
Os indicadores da atividade económica regional, em julho, provam a tendência de crescimento.

Aumento do custo de vida está a comprometer os bons hábitos alimentares (áudio)
A perspetiva é da nova representante da Ordem dos Nutricionistas na Região, Diana Silva. Hoje é assinalado o Dia Mundial da Alimentação.

Governo mantém tarifa social da eletricidade com desconto de 33,8% em 2024
O Governo vai manter o desconto da tarifa social de eletricidade nos 33,8%, no próximo ano, de acordo com um despacho hoje publicado em Diário da República.

Madeira vence prémio de melhor destino europeu de cruzeiros pelo 2.º ano consecutivo (áudio)
O secretário da Economia diz que a distinção é um orgulho e um sinal de que a estratégia seguida é a mais correta. Rui Barreto destaca ainda a importância dos cruzeiros para a economia regional. Além da Região, estavam nomeados Atenas, Barcelona, Dubrovnik, Kotor, Lisboa, Londres, Monte Carlo, Nice, Oslo e Roma.

Marítimo esclarece contas
O emblema verde-rubro emitiu um comunicado onde desmente alguma informações que vieram hoje a público, relacionadas com as contas do clube. Contas da SAD que serão submetidas aos acionistas no próximo dia 19 em Assembleia Geral.

Números do turismo continuam em alta
Em agosto, o rendimento medio por quarto ultrapassou pela primeira vez os 100 euros. Mais 14% que no ano passado .

Combustíveis descem na próxima semana
A gasolina desce 4 cêntimos, enquanto o gasóleo desce 3 cêntimos, a partir de segunda-feira.

«Scenic Eclipse» no Porto do Funchal, depois da manhã, no Porto Santo
A chegada do navio de luxo «Scenic Eclipse», esta tarde, ao Porto do Funchal, para uma escala de 23 horas na Madeira.

Vinho Madeira teve uma receita de 15 milhões e 900 mil euros
Nos primeiros 9 meses do ano, o negócio teve uma receita de 15 milhões e 900 mil euros.

Taxa de variação média dos últimos doze meses do Índice de Preços no Consumidor recuou para 6,2%
Em setembro de 2023, na Região Autónoma da Madeira, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma variação média nos últimos doze meses de +6,2%, diminuindo 0,3 pontos percentuais (p.p.) em comparação com o mês anterior. O indicador de inflação subjacente, que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos apresentou uma taxa de +6,0%, também reduzindo 0,3 p.p. em relação ao mês anterior.

OE prevê mais 74 milhões de euros para a Madeira do que no ano passado (vídeo)
Mas os grupos parlamentares na Região não veem nada de significativo nas transferências e lembram que voltam a ficar de fora reivindicações antigas do arquipélago.

Banco de Portugal recebeu 15.833 reclamações até julho
O Banco de Portugal (BdP) anunciou hoje que recebeu 15.833 reclamações de clientes bancários entre janeiro e julho deste ano, correspondendo a uma media mensal de 2.262 reclamações - mais 25% face ao total de 2022.

ACIF considera que Portugal corre o risco de perder recursos humanos qualificados (vídeo)
O presidente da ACIF considera que Portugal corre o risco de perder recursos humanos qualificados, pelo facto do Orçamento do Estado não ter ido mais além, na redução do IRS. Jorge Veiga França defende que a descida devia ir ao sétimo escalão. A união dos sindicatos dá nota negativa à proposta de orçamento.

Rogério Gouveia esperava que Região recebesse mais do Orçamento do Estado (vídeo)
A Madeira vai receber 304,9 milhões de euros em 2024 do Orçamento do Estado, ao abrigo da lei das finanças regionais. Acresce 30 milhões de euros para o novo hospital e uma verba para medidas de emprego. Rogério Gouveia, secretário das Finanças, esperava mais e diz que a Região vai receber apenas o que está previsto na lei das finanças regionais, o que é injusto.

IRS vai descer mais do que o esperado no próximo ano (vídeo)
Na apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2024, o Ministro das Finanças anunciou uma descida até ao quinto escalão, ou seja, quem ganha até 1939 euros brutos por mês.

Governo quer melhorar rendimento das famílias (vídeo)
A proposta do Orçamento do Estado prevê também que as pensões subam em media 6,2 por cento e a função pública terá um aumento de 5,4 por cento.

Medina revela que o Orçamento do Estado para 2024 assenta em 3 pilares (vídeo)
Numa avaliação global, o Ministro das Finanças revela que o Orçamento para 2024 assenta em 3 pilares: reforço dos rendimentos, mais investimento e preparação do futuro.

Contratação de cabo-verdianos pode ser solução para a falta de mão-de-obra (vídeo)
A contratação de cabo-verdianos está a ser uma solução encontrada para contornar a falta de mão-de-obra. Esta foi uma das conclusões das Jornadas Atlânticas do Turismo, que decorreram na ilha de São Jorge, nos Açores.