A partir de hoje, as entradas no Cabo Girão passam a ser pagas para os turistas. Esta manhã, as condições meteorológicas atrapalharam o negócio. Ainda assim, alguns visitantes no local apoiaram a medida.
Uma questão que se coloca numa altura de pressão imobiliária e redução de terrenos destinados à agricultura. O desafio às empresas vinícolas foi deixado esta tarde em São Vicente. Humberto Vasconcelos diz que o mercado pode suportar um aumento de 10 a 15% .
A Inspeção-Geral das Finanças concluiu que o acordo celebrado para a saída de Alexandra Reis da TAP é nulo, adiantou o Governo, que vai pedir a restituição dos valores.
O secretário regional da Economia defende que os proveitos extraordinários que alguns setores de atividade estão a ter devem ser distribuídos também pelos trabalhadores. Rui Barreto deu como exemplo o que tem sido praticado por algumas empresas no setor hoteleiro.
O Porto do Funchal acolhe hoje os dois navios na rota da CAI, Cruise in the Atlantics Islands, o “AIDAnova” e o “Azura” que trazem um total de 10 123 pessoas, sendo 7 660 passageiros e os restantes tripulantes.
A falta de mão de obra está a ameaçar o setor do Bordado Madeira. No ano passado trabalharam cerca de 900 bordadeiras e restam 12 produtores, quase todos empresários em nome individual. Sinais que se juntam ao anunciado fim do sindicato das bordadeiras.
O fecho do Café Relógio afastou os turistas do centro da Camacha. O lamento é feito por vendedores do Mercadinho da Camacha que dizem que a freguesia deixou de ser atrativa até para os visitantes. Os eventos pontuais ajudam a salvar o negócio dos que resistem na vila.
Apenas o transporte aéreo superou os valores de 2019, ou seja, antes da pandemia. Os dados do ano passado, confirmam uma tendência geral de subida do número de passageiros transportados em relação a 2021. No entanto, o transporte em autocarro, em navio de cruzeiro e na linha marítima entre a Madeira e o Porto Santo está abaixo dos valores de 2019.
A Bolsa de Turismo de Lisboa já abriu ao público. Este fim de semana milhares de pessoas visitaram a maior feira de viagens do país.
A companhia aérea alemã Lufthansa assume o interesse na compra da TAP. De acordo com a agência Bloomberg, o presidente do grupo alemão declarou na apresentação de contas que os alvos mais interessantes para fusões e aquisições são a portuguesa TAP e a italiana ITA.
Ao todo, foram transportados 339,8 mil passageiros entre a Madeira e o Porto Santo.
As receitas dos teleféricos ascenderam a 12,8 milhões de euros, correspondendo a um crescimento de 147,8% face a 2021 e de 20,6% face a 2019. Venderam-se, no total, 1,1 milhões de bilhetes a utilizadores dos teleféricos da Região.
Governo Regional vai definir apoios para as famílias que pretendam adquirir casa e também incentivos para os construtores privados.
O preço do gasóleo rodoviário e do gasóleo colorido baixa um cêntimo, enquanto a gasolina IO95 tem uma redução de 0,1 cêntimos.
Dezasseis anos anos depois, a única cooperativa de habitação existente na Madeira volta a lançar um empreendimento a custos controlados. São 48 fogos que esgotaram em seis meses depois de terem sido colocados à venda.
A Binter apresentou hoje, na Bolsa de Turismo de Lisboa, as rotas para o próximo verão. Na Madeira, para além da ligação para o Porto Santo, Borja Bethencourt, responsável de comunicação, diz que face à procura registada no ano passado, haverá continuidade nas restantes rotas. Entre os próximos meses de abril e setembro, a Binter disponibiliza quase 20 mil lugares em Portugal.
O presidente do Sindicato de Hotelaria, Turismo, Alimentação e Serviços critica a recusa das empresas Rama e Ihopan em negociarem aumentos salariais para este ano.
Cinquenta por cento da produção de peixe na Região é feita em aquacultura. Os números foram divulgados esta tarde, nas jornadas de aquacultura "Aqua'23". Os portugueses consomem 60 quilos de pescado por ano, enquanto o resto da Europa fica-se pelos 20 quilos. Cerca de 70% do peixe consumido é importado.
O presidente do Grupo Pestana, Dionísio Pestana, destacou hoje que uma das grandes mudanças no negócio do grupo na Madeira com a retoma das viagens em 2022 foi a subida da quota de clientes directos para “dois terços”.
O Grupo PortoBay Hotels & Resorts está a construir dois novos hotéis em Lagos e no Funchal, “em zonas exclusivas e preferenciais”, segundo o CEO, António Trindade. Na Madeira a nova unidade situa-se na Rua de Santa Maria