Notícias

Açores com 461 novos casos e dois óbitos
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 461 novos casos positivos de covid-19 e dois óbitos, havendo ainda a assinalar 436 recuperações, informa hoje a Autoridade de Saúde Regional.

Euro recua para mínimos de 20 meses
O euro caiu hoje para menos de 1,11 dólares, o nível mínimo desde há 20 meses, devido à intensificação da guerra na Ucrânia e após a publicação de dados da inflação.

Rastreio ao cancro colorretal começa este ano (áudio)
Um dos cinco tipos de cancro que mais mata em Portugal e também na Madeira.

85 pessoas internadas na área covid-19
No dia de ontem nas duas unidades hospitalares, Dr. Nélio Mendonça e Marmeleiros, estavam internados 636 doentes. Destes, 85 estão internados na área Covid-19.

Pandemia teve impacto no tratamento da obesidade
Por ser considerada uma doença benigna, foi relegada para segundo plano, com impacto nas consultas, exames e cirurgias, segundo o vice-presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade.

Vigília pela paz juntou 200 pessoas (áudio)
Ontem à noite, a vigília pela paz na Ucrânia juntou mais de duas centenas de pessoas no Funchal.

Obras no seminário da Diocese do Funchal (áudio)
A Diocese do Funchal vai fazer obras de beneficiação no seminário da Rua do Jasmineiro e construir uma área residencial, para sacerdotes aposentados.

Instituto acompanha lobo marinho com ferimentos (áudio)
O Instituto de Florestas e Conservação da Natureza está a acompanhar um lobo marinho macho adulto que foi encontrado com ferimentos múltiplos há cerca de duas semanas.

Quarta-feira com céu muito nublado
A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Explicar a guerra às crianças (vídeo)
Conversar com as crianças sobre a guerra, explicando o acontecimento e mostrando disponibilidade são algumas das recomendações dos psicólogos. Conceitos como tolerância ou solidariedade devem prevalecer nas conversas entre pais e filhos.

Carnaval popular sem cortejo trapalhão (vídeo)
Mesmo sem cortejo trapalhão foram muitos os pais que levaram as crianças disfarçadas a passear nas ruas do Funchal.

Madeira faz recolha de donativos para Ucrânia (vídeo)
Vai ser feita na Madeira uma recolha de donativos para a Ucrânia em parceira com a Associação de Ucranianos em Portugal, Câmara do Funchal e uma empresa de logística e transitário.

Solidariedade em tempos de guerra (vídeo)
Parte amanhã de Lisboa uma caravana humanitária rumo às fronteiras da Ucrânia, organizada espontaneamente por amigos e conta já com 23 carrinhas, um autocarro e um camião TIR. Na viagem para a Ucrânia levam ajuda humanitária, no regresso o objetivo é trazer refugiados para Portugal.

Afluência no Porto Santo (vídeo)
O carnaval e a tolerância de ponto concedida pelo governo levaram cerca de 600 pessoas à ilha dourada. Os hoteleiros falam numa recuperação lenta, longe dos números pré pandemia.

Acabou a obrigação das máscaras ao ar livre (vídeo)
A partir de hoje, deixa de ser obrigatório usar máscara na rua, muitos madeirenses não sabiam, outros, dizem que vão continuar a usar a máscara de proteção nos espaços ao ar livre.

Marcelo vai condecorar SNS com a mais importante Ordem Honorífica nacional
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai condecorar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) na quarta-feira com a mais elevada Ordem Honorífica nacional devido aos atos e serviços prestados, em particular durante a pandemia de covid-19.

União Europeia insta Rússia a «parar imediatamente» com bombardeamentos que atingem civis
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, instou hoje a Rússia a “parar imediatamente com as hostilidades” após os bombardeamentos russos em Kiev, a capital do país, e Kharkiv, segunda maior cidade, que mataram civis.

Rússia intensifica ataques em Kiev e Kharkiv causando 18 mortos
A Rússia intensificou hoje a sua ofensiva na Ucrânia, visando Kiev, a capital do país, Kharkiv, segunda maior cidade, onde os bombardeamentos causaram pelo menos 18 mortos e dezenas de feridos, e cidades portuárias no sul.

Portugueses em Kiev aconselhados a sair com cautela ou a manterem-se abrigados
O Ministério dos Negócio Estrangeiros aconselhou hoje os cidadãos portugueses que ainda se encontrem em Kiev a procurar sair “com a maior cautela”, se tiverem oportunidade, ou a manter-se abrigados, dada a degradação das condições de segurança.