Foram dissolvidas 278, dizem os números são divulgados pela Direção Regional de Estatística.
As exportações de bens diminuíram 5,2% e as importações recuaram 6,2% no segundo trimestre deste ano face ao mesmo período de 2022, registando as primeiras taxas trimestrais homólogas negativas desde 2020 e 2021, respetivamente, divulgou hoje o INE.
A Direção Regional de Estatística publica hoje os resultados sobre um inquérito às Práticas de Gestão, no ano passado, na Madeira. Um dos destaques é a participação feminina nas gestão das sociedades que é já de quase 40 por cento. O incentivo à autonomia dos trabalhadores e a atribuição de prémios de desempenho são alguns factos assinalados.
Uma das maiores fatias deste orçamento da Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM) vai para a renovação da rede elétrica com base nas energias renováveis. Uma renovação que vai permitir, tanto no Porto Santo como na Madeira, o abastecimento pontual apenas com energias renováveis.
A Ryanair, que no final de Maio tinha manifestado a intenção de deixar de voar para os Açores este Inverno, voltou a fazê-lo esta semana solicitando a reversão do aumento de taxas aeroportuárias e a redução das taxas de segurança. A companhia, pede também, a reversão do aumento “de 18%” nas taxas cobradas pela ANA Aeroportos na Madeira.
O BCP teve lucros de 423,2 milhões de euros no primeiro semestre, quase sete vezes os 62,2 milhões de euros registados dos primeiros seis meses de 2022, divulgou hoje o banco.
A plataforma de entregas de compras Getir anunciou hoje que pretende terminar as suas operações em Portugal, Espanha e Itália "de forma ordenada", não tendo revelado quantos trabalhadores serão afetados no mercado nacional.
Renault anunciou hoje que passou de um prejuízo de 1.367 milhões de euros no primeiro semestre de 2022 para um lucro de 2.093 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano.
O Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje uma nova subida das três taxas de juro diretoras em 25 pontos base, tal como na reunião anterior, igualando a taxa dos depósitos mais elevada de sempre.
Quase 40% dos trabalhadores de empresas não foi promovido em 2022, segundo o inquérito às práticas de gestão divulgado pelo INE, sendo que, em 45,5% das empresas respondentes, o incentivo à autonomia dos trabalhadores foi a principal prática adotada.
O consumo de combustíveis na Madeira cresceu cinco por cento no primeiro semestre deste ano em relação ao período homólogo do ano passado.
No último mês de junho, o valor estava já nos 1600 euros por metro quadrado, o que representa um aumento de 19 euros em relação ao mês anterior e de mais 240 euros comparativamente ao mês de junho do ano passado.
O ministro das Finanças, Fernando Medina, anunciou hoje o fim das cativações no Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), permitindo aos Ministérios terem via livre para as verbas orçamentadas.
A Ucrânia acusou hoje a Rússia de ter sabotado o acordo de exportação de cereais ucranianos desde que entrou em vigor há um ano, com base num plano que também previa ataques contra portos do país.
O Ministério das Finanças está a negociar com a Associação Portuguesa de Bancos uma proposta que será apresentada em setembro para alargar a oferta da banca nos regimes de taxa fixa nos créditos à habitação. A ideia do Governo da República é que a taxa fixa seja utilizada num período mínimo de dois anos mesmo nos casos dos créditos com taxa variável. Paulo Pereira, presidente da delegação regional da Ordem dos Economistas, tem dúvidas em relação à medida.
A Comissão Europeia desembolsou hoje mais uma parcela de 1,5 mil milhões de euros (ME) do instrumento de assistência macrofinanceira (AMF+) à Ucrânia, que totaliza 18 mil ME este ano.
O Conselho da União Europeia (UE) adotou hoje formalmente a meta de reduzir em 11,7% o consumo final de energia em 2030 e que entra em vigor 20 dias depois da sua publicação oficial.
A parcela a abater à retenção na fonte do IRS das famílias onde há dependentes com um grau de incapacidade permanente igual ou superior a 60% vai ser reforçada, segundo prevê um despacho hoje publicado em Diário da República.
O CEO da Tesla, fundador da SpaceX e dono do Twitter, Elon Musk, recuperou hoje o título de pessoa mais rica do mundo, destronando o presidente e CEO da empresa de luxo francesa LVMH, Bernard Arnault, segundo a Forbes.