Parlamento
«Nunca falei com um jornalista a não ser com o diretor e por razões financeiras» (vídeo)
O proprietário do Grupo AFA falou sobre a sua posição nos grupos de comunicação social da Região, descartando quaisquer tipos de pressões colocadas sobre os jornalistas.
«Continuamos a perder dinheiro com o Jornal da Madeira (JM)» (vídeo)
Avelino Farinha disse que adquiriu o JM Madeira porque "pensou na Madeira" e na "pluralidade da comunicação social" e espera que "um dia isso seja reconhecido".
Obras públicas e mercado angolano impulsionaram grupo (vídeo)
O empresário Avelino Farinha explicou na Comissão de Inquérito às "pressões políticas e obras inventadas" que o Grupo AFA, realmente, obteve um maior crescimento quando entrou no mercado das obras públicas e no mercado internacional.
«Aqui na Madeira quem tem sucesso é ladrão» (vídeo)
O empresário Avelino Farinha, do Grupo AFA, iniciou a sua intervenção por dizer que o seu grupo dá emprego a mais de quatro mil pessoas, em que 70% do seu volume de negócio acontece fora da Região.
Susana Prada defende proposta do Governo para controlo das plantas invasoras (áudio)
A secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais defendeu a proposta do Governo Regional para o controlo das plantas invasoras. Susana Prada adiantou que existem espécies, que pela importância sócio - económica ficam num regime de exceção. A oposição afirma que o combate falhou e que é necessário passar das palavras aos atos.
Programa «Mais habitação» criticado pelo PSD e CDS (áudio)
Na sessão plenária de hoje, na Assembleia Legislativa, o programa "Mais Habitação" apresentado pelo governo socialista foi criticado pelo PSD e CDS. O Partido Socialista recordou que foi António Costa quem negociou fundos europeus para a habitação na Região.
«Tudo o que se venha a dizer sobre os trabalhos desta comissão é precipitado» (áudio)
Brício Araújo do PSD acusa precisamente o PS de tirar conclusões precipitadas, relativamente às "obras inventadas e ao favorecimento do Governo Regional a grupos económicos."
PS diz que são os madeirenses quem exige explicações ao Governo sobre obras inventadas (áudio)
O líder do PS-Madeira diz que são os madeirenses quem exige explicações ao Governo Regional sobre obras inventadas e favorecimento a grupos económicos. Declarações de Sérgio Gonçalves à Antena 1, no dia em que começam as audições na Comissão de Inquérito sobre o favorecimento dos grupos económicos pelo Governo Regional, e "obras inventadas", denunciadas pelo ex-deputado Sérgio Marques.
Declarações de Sérgio Marques originaram Comissão de Inquérito (áudio)
A polémica em torno das declarações do ex-deputado Sérgio Marques começou em janeiro e levou a esta comissão de inquérito.
Albuquerque tem duas semanas para responder às perguntas do PS e PCP (áudio)
O presidente do Governo tem duas semanas para responder às perguntas feitas pelos deputados do PS e do PCP na Comissão de Inquérito sobre o favorecimento dos grupos económicos pelo Governo Regional, e "obras inventadas", denunciadas pelo ex-deputado Sérgio Marques. O prazo foi adiantado à Antena 1 pelo presidente da Comissão, o social-democrata Adolfo Brazão.
Bruxelas dá «luz verde» a plano de apoio de 4,2 milhões de euros às empresas na Madeira
A Comissão Europeia aprovou hoje um programa de apoio às empresas na região autónoma da Madeira consumidoras de energia elétrica de baixa e média tensão para fazerem face ao aumento dos custos energéticos, avaliado em 4,2 milhões de euros.
Comissão com empresários Avelino Farinha e Luís Miguel de Sousa será em dois dias
A comissão de inquérito sobre “o favorecimento dos grupos económicos pelo governo regional, pelo presidente do governo regional e secretários regionais e ‘obras inventadas vai ouvir os empresários Avelino Farinha e Luís Miguel de Sousa, em dois dias e não apenas num, como estava inicialmente previsto.
Parlamento cumpre minuto de silêncio pelas vítimas da guerra na Ucrânia
A Assembleia da República cumpriu hoje um minuto de silêncio pelas vítimas da guerra da Ucrânia, no dia em que se assinala um ano desde o início da invasão russa, sem a presença do PCP e do PAN.
Adoção de crianças até 18 anos discutida hoje no parlamento
O parlamento discute hoje a possibilidade de adoção de crianças até aos 18 anos, aumentando em três anos a idade limite, além de outras alterações ao processo de adoção, com base em oito projetos de lei.
Sara Cerdas defende mais orçamento para o Erasmus Mais (áudio)
A eurodeputada socialista Sara Cerdas defende mais orçamento para o programa Erasmus +, para as Regiões Ultraperiféricas. A madeirense enviou uma pergunta à Comissão Europeia, onde pretende saber se esse reforço de orçamento está previsto, já que para os alunos da Madeira os custos são maiores nas viagens para o resto da Europa. Uma questão surgida no roteiro Geração Madeira, promovido pela Eurodeputada socialista.
Parlamento discute aumentar para 18 anos idade máxima para criança ser adotada
O Parlamento discute na quinta-feira a possibilidade de alargar a adoção de crianças até aos 18 anos, além de outras alterações ao processo de adoção, com a apreciação de projetos de lei de quase todos os partidos da oposição.
Validação das despesas da educação prorrogado até 27 de fevereiro (áudio)
Acaba de ser prorrogado até 27 de Fevereiro o prazo de validação das despesas de educação para poder usufruir de uma majoração de 10% nas regiões autónomas e nos distritos do interior do país. O prazo tinha terminado ontem e a prorrogação foi assinada esta tarde pelo secretário de estado dos assuntos fiscais. Sara Madruga da Costa fala numa batalha ganha.
PS e PCP protestam pelo encerramento das urgências em Santana e Porto Moniz (vídeo)
O Partido Socialista e o Partido Comunista apresentaram, na Assembleia da Madeira, votos de protesto pelo encerramento das urgências nos centros de saúde de Santana e do Porto Moniz. Em causa está o não cumprimento de uma resolução aprovada por unanimidade, em 2021. O PSD e o CDS justificam a não reabertura com a falta de recursos humanos.
Publicações das atas, transcrições e gravações das reuniões aprovadas pela Assembleia (áudio)
Vão ser públicas e transmitidas pelo sistema de vídeo da Assembleia Regional, as audições no âmbito da comissão de inquérito as “obras inventadas e favorecimento” de obras públicas. A decisão foi tomada na reunião de líderes desta manha, que aprovou também a publicação das atas, transcrições e gravações das reuniões.
JPP acusa Governo Regional de receber um por cento da receita da Vinci (vídeo)
O Juntos Pelo Povo acusa o Governo Regional de receber 1% da receita da Vinci, no que respeita à concessão dos aeroportos da Madeira e Porto Santo. Na resposta, o PSD diz que o JPP também cobra taxas em Santa Cruz.