Notícias

Governo propõe aos parceiros sociais valorização salarial de 5,1% em 2023
O Governo propõe hoje aos parceiros sociais uma valorização dos salários em 5,1% no próximo ano e em 4,8% no seguinte, segundo a proposta sobre o acordo de rendimentos e competitividade a que a Lusa teve acesso.

Governo apresenta cenário macroeconómico aos partidos na sexta-feira
O Governo apresenta na sexta-feira aos partidos com representação parlamentar o cenário macroeconómico que servirá de base à sua proposta de Orçamento do Estado para 2023, diploma que dará entrada na Assembleia da República na segunda-feira.

PSD acusa câmara do JPP de não reduzir impostos (vídeo)
Na Câmara de Santa Cruz, os vereadores do PSD acusam a autarquia de não reduzir os impostos aos munícipes. O executivo diz que a receita extraordinária é para investir na melhoria da rede de água.

Câmara do Funchal aprovou plano para revogar penalizações (vídeo)
A Câmara do Funchal aprovou um plano para revogar as penalizações a que foram sujeitos os concessionários com espaços alugados à autarquia, como os comerciantes do Mercado dos Lavradores durante o período da pandemia. O objetivo é facilitar o aperto financeiros a que estes comerciantes ficaram sujeitos devido à pandemia. Foi uma das deliberações da reunião camarária desta semana.

Marcelo saúda proposta da Comissão como «justa, inteligente e adequada»
O Presidente da República saudou hoje a proposta da Comissão Europeia na área da energia, de reforço aos apoios às empresas e prolongamento das ajudas estatais, classificando-a como “justa, inteligente e adequada”.

Trabalhadores da ARM em greve até amanhã (vídeo)
Os trabalhadores da empresa Águas e Resíduos da Madeira estão em greve até amanhã. Entre as reivindicações está o aumento salarial, no mínimo de 90 euros por cada trabalhador.

Madeira quer criar fundo de ajuda aos créditos à habitação (vídeo)
O governo vai ajudar as famílias com créditos à habitação, a pagarem o aumento da prestação da casa, através de um fundo. A medida, vai ser incluída no orçamento para o próximo ano.

Funchal revogou penalizações aos concessionários do município (áudio)
A Câmara Municipal do Funchal decidiu revogar as penalizações aos concessionários do município do Funchal, nos mercados municipais e espaços de restauração, de forma retroativa, com efeitos a 30 de junho de 2021. A medida evita que os comerciantes paguem cerca de 200 mil euros, valor que decorre do IMI das moratórias.

PS defende apoios mais imediatos às famílias (áudio)
O PS Madeira reitera a necessidade de aplicar medidas de apoio às famílias com vista a minimizar o aumento do custo de vida. Sérgio Gonçalves, líder dos socialistas, defende ainda que o Governo regional tem margem para implementar estas medidas de apoio, em virtude da receita extraordinária de IVA de 87 milhões de euros.

Famílias com crédito à habitação terão fundo de apoio ainda este mês (áudio)
O Governo Regional vai estudar a taxa de esforço e apoiar as famílias de acordo com os rendimentos. Um anúncio feito esta manhã, por Miguel Albuquerque.

Comissão Europeia aprova reforço de apoio às indústrias intensivas em gás
A Comissão Europeia (CE) aprovou hoje o reforço do apoio às indústrias intensivas em gás, para 40% sobre o custo elegível, permitindo aumentar o limite de apoio de 400.000 euros para 500.000 e alargamento à indústria transformadora agroalimentar.

Marcelo considera que Ucrânia reforça candidatura ibérica ao Mundial 2030
O Presidente da República considerou hoje que a participação da Ucrânia na candidatura de Portugal e Espanha ao Mundial2030 de futebol representa mais um gesto de solidariedade para com esse país, mas também reforça a pretensão ibérica.

BE considera que encomenda de carros de luxo pela TAP é «um insulto» ao país
O Bloco de Esquerda considerou hoje “um insulto” ao país a TAP ter encomendado carros de luxos para administradores e diretores e defendeu que esta situação “deveria merecer um enorme reparo” por parte do Governo.

Doentes poderão ter o apoio da junta de freguesia de São Martinho (vídeo)
Doentes que tomam vários medicamentos, e com dificuldade para gerir a medicação, podem ter o apoio da junta de freguesia de São Martinho. Um protocolo com um grupo de farmácias permite aos utentes de disporem de kits com a correta separação dos fármacos. O Governo quer que esta experiencia piloto chegue a toda a Região.

MNE avança interesse argelino em investimento de empresas portuguesas no país
O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, reuniu-se hoje com o seu homólogo argelino, Ramtane Lamamra, que manifestou interesse em que empresas portugueses invistam na Argélia nas energias solares e eólicas.

Compra de carros de luxo pela TAP «é um problema de bom senso», diz Marcelo
O Presidente da República apontou hoje à companhia aérea portuguesa TAP “um problema de bom-senso”, na sequência de notícias sobre a compra de carros de luxos para administradores e diretores, defendendo contenção em tempos difíceis.

António Costa: O Presidente é a voz dos portugueses, nós agimos e resolvemos
O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje que o Presidente da República "é a voz dos portugueses" e deixou neste 05 de Outubro uma "mensagem muito importante", enquanto a função do Governo é agir e resolver.

Ana Catarina Mendes acolhe de «braços abertos» a Ucrânia na candidatura ibérica
A ministra-adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, recebeu hoje “com grande satisfação” e de “braços abertos” a integração da Ucrânia na candidatura conjunta de Portugal e Espanha à organização do Mundial2030 de futebol.

Alcançado acordo político entre países da UE para novo pacote de sanções à Rússia
Os Estados-membros da União Europeia (UE) chegaram hoje a acordo político sobre novas sanções à Rússia pela invasão da Ucrânia, um oitavo pacote que deverá entrar em vigor na quinta-feira como “forte resposta” à anexação de territórios ucranianos.

Putin espera que a situação militar nos territórios anexados «se estabilize»
O Presidente russo, Vladimir Putin, declarou hoje que espera que a situação militar nos territórios ucranianos anexados recentemente por Moscovo "se estabilize", apesar das dificuldades das tropas russas que estão a recuar diante das forças de Kiev.