Notícias

Marcelo defende que Portugal deve acompanhar investimentos de aliados da NATO
O Presidente da República defendeu hoje que, no atual contexto de guerra na Ucrânia, Portugal deve ir acompanhando os investimentos em Defesa dos seus aliados da NATO, reajustar meios e melhorar as condições das carreiras militares.

PM são-tomense espera que Portugal esclareça relato de discriminação de estudantes na Madeira
O primeiro-ministro são-tomense remeteu para as autoridades portuguesas esclarecimentos sobre o caso dos estudantes do seu país na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo que relataram casos de discriminação, mas escusou-se a classificar a situação como escravatura.

Governo Regional recebeu doação de terreno para a faixa corta-fogo
O Governo Regional recebeu hoje a doação de mais um terreno para a denominada faixa corta-fogo, que visa proteger o Funchal contra os incêndios.

Marcelo pede que não se generalize «ato isolado» que fez dois mortos no Centro Ismaili
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pediu hoje que não se façam generalizações sobre o ataque no Centro Ismaili em Lisboa, que provocou duas mortes, considerando que seria “injusto e precipitado” tratando-se de um “ato isolado”.

PCP promove discussão sobre as responsabilidades políticas em relação aos imóveis públicos devolutos (vídeo)
Foi discutido no parlamento um projeto de resolução do PCP sobre responsabilidades políticas em relação aos imóveis públicos devolutos. A maioria PSD/CDS diz que o trabalho já está a ser feito e desde 2015 já foram recuperados 32 edifícios.

Rússia afirma ter abatido míssil de longo alcance fornecido pelos EUA a Kiev
A Rússia anunciou hoje ter abatido um míssil norte-americano de longo alcance GLSDB, situação que Moscovo encarou como a primeira confirmação da entrega deste armamento à Ucrânia que o considera crucial para desencadear a sua próxima contraofensiva.

Sara Cerdas questiona Ryanair sobre novas rotas para o Porto Santo
A eurodeputada socialista esteve esta manhã reunida com a Ryanair, em Bruxelas, para debater questões que afetam a conectividade aérea europeia e a competitividade dos Estados-Membros, em especial Portugal.

Madeira não vai precisar de orçamento retificativo (áudio)
Afinal a Madeira não vai precisar de um orçamento retificativo para acomodar o aumento de custos com os salários e subsídio de alimentação da função pública, decididos pelo governo central, um aumento estimado em 10 milhões de euros. A possibilidade tinha sido admitida pelo presidente do Governo Regional, no fim-de-semana, mas agora o secretário das Finanças esclarece que não é necessário.

Isenção do IVA em 44 produtos alimentares deixa dúvidas entre os pequenos comerciantes (áudio)
Os comerciantes desconhecem o procedimento para comercializar os produtos do cabaz alimentar sem o imposto. As opiniões dividem-se sobre quem vai beneficiar da descida.

Chega diz que IVA zero vem «muito tarde» mas deverá votar a favor
O presidente do Chega considerou hoje que o IVA zero para alguns bens alimentares vem "muito tarde" e deveria ser combinado com outras medidas para ter eficácia, mas anunciou que o partido deverá votar favoravelmente.

Governo reforça investimento do PDR 2020 em 126 milhões
O Ministério da Agricultura e Alimentação anunciou hoje que reforçou em cerca de 126 milhões de euros vários avisos do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020) na componente de investimento, para fazer face à procura.

Costa salienta vitórias alcançadas pelo Governo e PS no Tribunal Constitucional
O primeiro-ministro salientou hoje que o Presidente da República requereu a fiscalização preventiva de um diploma do Governo e outro do PS e que, em ambos os casos, o Tribunal Constitucional concluiu pelo respeito da Lei Fundamental.

PCP quer diretor pedagógico da Escola Hoteleira no parlamento regional (áudio)
O PCP quer chamar ao parlamento regional o diretor pedagógico da escola de Hotelaria da Madeira. Os comunistas não gostaram de tomar conhecimento de relatos de maus tratos aos alunos de São Tomé e Príncipe e avançam à Antena 1 que pediram uma audição parlamentar.

ARAE espera que Governo defina regime de contraordenações para superfícies que não cumpram IVA (áudio)
A Autoridade Regional das Atividades Económicas espera que o Governo da República defina um regime de contraordenações para as superfícies comerciais que possam não cumprir com a isenção de IVA no cabaz alimentar de 44 produtos considerados essenciais.

Infarmed autoriza medicamento para diabetes com rótulo estrangeiro
A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) autorizou a utilização do fármaco Bydureon, indicado para pessoas com diabetes, com rotulagem em língua estrangeira para evitar rutura de stock em Portugal.

Acordo com a distribuição pode ser decisivo (vídeo)
A opinião é de Maximiano Martins, o economista que é comentador da RTP Madeira. Que valoriza a taxa zero do IVA mas considera mais importante o acordo feito com as empresas de distribuição, garante de uma baixa efetiva dos preços dos bens essenciais

Programa de criação de emprego e empresas já aprovou 478 projetos (vídeo)
Desde 2015 o programa de criação de emprego e empresas já aprovou 478 projetos. Um investimento do Governo Regional que ronda os 8 milhões de euros. Esta segunda-feira, foram celebrados 7 novos contratos de concessão.

Região não quer perder receitas do ISP (vídeo)
O Governo Regional justifica a subida do imposto sobre os produtos petrolíferos com a baixa do preço dos combustíveis e de forma a não perder receitas. Esclarecimentos feitos durante a visita às obras de recuperação da Quinta do Imperador que deverão estar concluídas até outubro

PSD alerta para os preços das viagens de jovens universitários (vídeo)
O PSD alerta para os preços das viagens de jovens universitários madeirenses. O partido destaca o programa Estudante Insular, que ajuda os alunos na compra das passagens.

Chega não vai cometer na Madeira o mesmo erro que fez nos Açores (vídeo)
André Ventura diz que o Chega não vai cometer na Madeira o mesmo erro que fez nos Açores ao se coligar com o PSD. Após 3 dias na Região o líder do partido está convicto que o Chega vai eleger um grupo parlamentar nas próximas eleições regionais