Notícias

Universidade da Madeira ainda tem 47 vagas disponíveis (vídeo)
Sessenta e sete alunos entraram para a Universidade da Madeira na segunda fase de acesso ao ensino superior. Os resultados das candidaturas foram conhecidos hoje. A academia madeirense ainda tem 47 vagas disponíveis para a terceira e última fase de acesso à universidade

Madeirenses das zonas rurais ignoram as eleições (vídeo)
Nas localidades mais isoladas da Madeira, há habitantes que não estão a acompanhar a campanha eleitoral. Até há residentes fora dos centros urbanos da ilha que não sabem que há eleições a 24 de setembro

Produção de peros e maçãs na Ponta do Pargo sobe 7% (vídeo)
Este ano, a produção de peros e maçãs na Ponta do Pargo deve atingir as 1.900 toneladas. É uma subida de 7% em relação ao ano passado. Mas os produtores falam em prejuízos avultados por causa do vento e do calor. Alguns afirmam ter perdido metade da produção.

O segundo melhor ano de sempre em número de vagas (áudio)
Sílvio Fernandes, Reitor da Universidade da Madeiram anuncia que este foi o segundo melhor ano de sempre em número de vagas. Um crescimento que está a ser consolidado. 67 alunos entraram na UMa na segunda fase. Os dados foram divulgados hoje pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior. Na Região havia um total de 106 vagas. Sobram agora 47 para a terceira fase. Para o reitor da Universidade da Madeira a segunda fase do concurso de acesso foi positiva.

Tolentino Mendonça considera que se morre de solidão (áudio)
O cardeal madeirense Tolentino Mendonça considera que se morre de solidão e que esse problema precisa de cura. O cardeal foi o enviado especial do Papa à coroação de Nossa Senhora da Soledade em Mafra, no distrito de Lisboa. A mensagem de Tolentino Mendonça na Basílica do Palácio Nacional de Mafra.

É preciso curar a solidão uns aos outros
O enviado especial do Papa à coroação de Nossa Senhora da Soledade em Mafra, no distrito de Lisboa, alertou hoje que se morre de solidão e que é preciso curar da solidão uns aos outros.

Festa do Pêro na Ponta do Pargo (áudio)
A Ponta do Pargo é palco este fim-de-semana da Festa do Pêro. Começou ontem e prolonga-se hoje durante a tarde.

Universidade da Madeira admite mais 67 alunos (áudio)
67 alunos entraram na Universidade da Madeira na segunda fase. Os dados foram divulgados hoje pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior. Na Região havia um total de 106 vagas. Sobram agora 47 para a terceira fase. Economia (nove candidatos) foi o curso com mais colocações. Cerca de 300 estudantes da Madeira foram candidatos à segunda fase, para todo o país.

Aviso de agitação forte prolongado até amanhã
A Capitania do Funchal atualizou há instantes o aviso de agitação marítima forte referente ao estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima até às 6 horas desta segunda-feira, dia 18, mantendo a recomendação aos proprietários e armadores para que adotem as devidas medidas de precaução por forma a protegerem as respetivas embarcações.

Aguaceiros fracos em especial nas vertentes norte da ilha
Períodos de céu muito nublado. Aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte da ilha da Madeira e nas terras altas. Vento fraco a moderado (até 30 km/h) de nor-noroeste.

Prolongado até domingo aviso de agitação marítima forte
A capitania do porto do Funchal prolongou hoje até às 18:00 de domingo o aviso de agitação marítima forte para a orla costeira do arquipélago da Madeira.

UMAR promove estudo sobre a violência doméstica (vídeo)
A UMAR em parceria com o apoio da Câmara do Funchal inicia neste mês de setembro um estudo sobre a violência doméstica no concelho do Funchal. A União Mulheres Alternativa e resposta denuncia uma tentativa de regressão dos direitos das mulheres

Tradição e fé junta comunidade piscatória (vídeo)
Mais de meia centena de embarcações juntaram-se para fazer a Festa da Piedade. A imagem venerada pelos pescadores do Caniçal está de regresso à Igreja Matriz por algumas horas

O orgulho de transportar a imagem de Nossa Senhora (áudio)
Milhares de pessoas participam na festa em honra da Senhora da Piedade. Uma procissão que se realiza ao longo da tarde e é feita por mar até à pequena capela localizada no cimo da encosta. Este ano participam de 30 barcos e 20 lanchas, com destaque para o Amazónia que teve a honra de transportar a imagem de Nossa Senhora. A nomeação encheu de orgulho a família do mestre André Silva, um sentimento testemunhado pelo jornalista Marco António Sousa

Português foi líder em exame de acesso a universidades dos EUA
O português foi este ano a língua líder no 'National Examinations in World Languages' (NEWL), que confere créditos para acesso ao ensino superior norte-americano, com um número de inscrições superior aos restantes idiomas oferecidos.

Sismo de 3,7 sentido no concelho de Santiago do Cacém
Um sismo de magnitude 3,7 na escala de Richter foi hoje sentido no concelho de Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, sem causar danos pessoais ou materiais, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Todo o país sob aviso amarelo devido ao mau tempo
Portugal continental está hoje totalmente sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, vento forte e agitação marítima, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Capitania do Funchal emite aviso de agitação marítima forte
A capitania do porto do Funchal emitiu hoje um aviso de agitação marítima forte para a orla costeira da Madeira que vai estar em vigor até às 07:00 horas de domingo.

Fundação Oceano Azul em campanha de recolha de lixo (áudio)
De hoje até ao dia 24 de setembro a Fundação Oceano Azul organiza centenas de ações de limpeza e recolha de lixo marinho por todo o país, incluindo a Madeira e o s Açores. A iniciativa serve para assinalar o Dia internacional de Limpeza Costeira e é uma parceria com o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia. Flávia Silva, da Fundação Oceano Azul, explica os dois principais objetivos. Nos anos anteriores foram recolhidas entre 20 a 30 toneladas de lixo marinho.

Curso ajuda na acessibilidade de pessoas cegas a espetáculos (áudio)
O grupo Dançando com a Diferença promove a partir de hoje um curso de audiodescrição. Uma forma de permitir a acessibilidade das pessoas cegas a espetáculos. Henrique Amoedo, responsável pelo Grupo, diz tratar-se de uma necessidade. Também participam invisuais, que ajudarão a validar o trabalho.