Notícias

Merkel favorável a um «curto confinamento»
O Governo liderado pela chanceler alemã, Angela Merkel, é favorável à determinação de um “curto e uniforme confinamento” em toda a Alemanha para travar o aumento de novas infeções pelo SARS-Cov-2, afirmou hoje uma porta-voz do executivo.

Madeira aprova vinculação automática de professores (áudio)
O Governo Regional apresentou esta manhã na Assembleia Legislativa da Madeira uma proposta de decreto legislativo que cria um regime de exceção para a vinculação de professores.

Aprovada carreira de medicina dentária
O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Miguel Pavão, considerou o dia de hoje "histórico", depois de ter sido aprovada no plenário da Assembleia Legislativa da Madeira a criação da carreira de medicina dentária no Serviço de Saúde do arquipélago.

Marcelo espera que estado de emergência termine em abril
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje esperar que o estado de emergência termine no final de abril, após uma última renovação, e dê lugar a "uma boa onda".

Governo recupera órgão da igreja de São Jorge (áudio)
A informação foi avançada pelo secretário do turismo e cultura, Eduardo Jesus.

Albuquerque alerta para fraudes nos autotestes (áudio)
O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, alertou, hoje, para a possibilidade de fraudes nos autotestes e apela que haja um controlo por parte das diversas entidades.

Proximidade importante no diagnóstico (áudio)
A proximidade entre utentes e o médico de família é muitas vezes importante para um diagnóstico mais fácil de possíveis problemas de saúde graves.

Dívidas à Segurança Social repartidas em 6 prestações
Dívidas de empregadores e trabalhadores independentes, a pagar à Segurança Social até 31 de dezembro, podem ser repartidas em seis prestações, da totalidade da dívida, sem exigência de garantia, desde que ainda sem cobrança coerciva, segundo portaria publicada.

6% da população com vacinação completa
Perto de 580 mil pessoas têm a vacinação completa contra a covid-19, o que representa 06% da população, das quais cerca de 300 mil idosos com 80 ou mais anos, anunciou ontem a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Debilidade da saúde exposta pela covid-19
A Amnistia Internacional afirmou hoje que a pandemia revelou uma Europa com sistemas de saúde debilitados pela austeridade e com carência de equipamentos de proteção, situação que “exacerbou a mortalidade” no continente e que requer investigação.

Rynair perdeu 81% dos passageiros
A companhia comunicou que no último ano, transportou 27,5 milhões de passageiros, registando assim uma quebra de 81% ou 121,1 milhões.

Açores apela combate ao trabalho precário
A CGTP-IN Açores pediu hoje a todas as forças políticas a criação de um plano regional de combate ao trabalho precário açoriano, que atinge atualmente na região "milhares de trabalhadores, sobretudo, jovens e mulheres".

Reunião de urgência para debater AstraZeneca
A presidência portuguesa do conselho da UE agendou uma reunião de urgência dos ministros da Saúde, por videoconferência, para debater as conclusões dos peritos sobre os eventuais riscos associados à vacina AstraZeneca contra a covid-19.

TC considerou ilegais alterações do Parlamento
O Tribunal Constitucional (TC) declarou a ilegalidade das alterações feitas ao regimento do parlamento da Madeira em abril do ano passado, relativas ao número de deputados necessários ao seu funcionamento, no âmbito da pandemia da covid-19.

Segunda vacina russa com eficácia de 94%
A segunda vacina russa contra a covid-19, EpiVacCorona, tem uma eficácia de 94 por cento em idosos e confere imunidade durante pelo menos um ano, afirmou hoje o diretor do laboratório que a desenvolveu.

Disputa de futsal divide opiniões (áudio)
Os clubes madeirenses da II divisão nacional de Futsal vão disputar um 'play-off' entre si para decidir quem fica nos nacionais. A decisão não agrada a todos os envolvidos.

Carreira de médica dentista ganha estatuto (áudio)
A Assembleia Legislativa da Madeira aprova, hoje, a proposta de decreto legislativo regional que estabelece a carreira de médico dentista no Serviço de Saúde da Madeira.

Esperança de vida recua em 2020
A esperança de vida à nascença estagnou ou recuou na maioria dos Estados-membros da União Europeia (UE), de 2019 para 2020, segundo dados provisórios do Eurostat, que indicam que em Portugal o retrocesso foi de oito meses.