Notícias

Albuquerque suspeito de corrupção, prevaricação e atentado contra o Estado de Direito
O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque (PSD), é suspeito de corrupção, prevaricação, abuso de poder e atentado contra o Estado de Direito, entre outros crimes, segundo o despacho de indiciação do Ministério Público (MP).

Guilherme Silva realça que justiça não pode servir para resolver questões políticas (áudio)
Por agora, Guilherme Silva entende que Albuquerque tem condições para continuar no cargo.

Suspeitas de pressão sobre os meios de comunicação social (vídeo)
Estão em causa suspeitas de favorecimento na adjudicações de obras publicas, negócios hoteleiros e ainda alegadas pressões sobre meios de comunicação social.

Megaoperação envolveu quase 300 pessoas (vídeo)
As buscas na Madeira decorreram na sequência de três inquéritos do Departamento Central de Investigação e Ação Penal.

Três detidos devem ser ouvidos amanhã (vídeo)
O autarca do Funchal, Pedro Calado, deverá chegar à capital por volta das 14h00.

Operação Marquês: Relação decide hoje recurso do MP contra decisão de Ivo Rosa
O recurso do Ministério Público (MP) contra a decisão instrutória do juiz Ivo Rosa que não validou grande parte da acusação na Operação Marquês é hoje decidido pelo Tribunal da Relação de Lisboa.

Dezenas de polícias voltaram a manifestar-se junto à câmara do Funchal (áudio)
As forças de segurança reclamam melhores condições na carreia e aumentos salariais.

Pedro Calado será transportado no C130 da Força Aérea (vídeo)
No avião segue todo o contingente da Polícia Judiciária e magistrados.

Calado acaba de sair do Estabelecimento Prisional do Funchal (vídeo)
O presidente da Câmara do Funchal saiu da prisão pelas 10h45 e já está a caminho do Aeroporto da Madeira.

PJ já chegou ao Estabelecimento Prisional do Funchal (vídeo)
O presidente da Câmara do Funchal foi detido esta quarta-feira, por volta das 14h00, e deu entrada no Estabelecimento Prisional do Funchal pelas 16h. Pedro Calado passou a noite na prisão, numa cela, sozinho.

Polícias voltaram a protestar na Praça do Município (vídeo)
Desta vez, o protesto decorreu em simultâneo com a manifestação nacional em Lisboa.

Albuquerque constituído arguido
O presidente do Governo regional da Madeira foi constituído arguido por suspeitas de corrupção após buscas da Polícia Judiciária na sede do Governo regional. O autarca regional e dois empresários detidos vão ser ouvidos pelo juiz na sexta-feira, em Lisboa.

‘Batman’ presente no protesto das forças de segurança (vídeo)
A manifestação serve para reivindicar o pagamento de um suplemento de missão idêntico ao que foi atribuído pelo Governo à Policia Judiciária.

Tentativa de condicionar notícias prejudiciais ao Governo da Madeira em investigação
Ações que visavam condicionar ou evitar a publicação de notícias prejudiciais à imagem do Governo madeirense estão entre os factos em investigação, num caso que envolve também suspeitas de corrupção ativa e passiva, revelou hoje o Ministério Público.

UMa criou sistema que mede ao minuto os ventos no Aeroporto da Madeira (áudio)
O projeto dura há cerca de um ano e meio e implicou a colocação de sensores em pontos estratégicos da Região. Os equipamentos foram criados na Universidade da Madeira e o sistema está pronto a ser utilizado. Falta apenas ser dado a conhecer às entidades oficiais.

Polícia Judiciária deteve três suspeitos em mega operação
A Polícia Judiciária procedeu, no âmbito de três inquéritos dirigidos pelo DCIAP, à realização de uma operação policial, visando a execução de cerca de 130 buscas domiciliárias e não domiciliárias, na Região Autónoma da Madeira (Funchal, Câmara de Lobos, Machico e Ribeira Brava), na Grande Lisboa (Oeiras, Linda-a-Velha, Porto Salvo, Bucelas e Lisboa) e, ainda, em Braga, Porto, Paredes, Aguiar da Beira e Ponta Delgada e à detenção, fora de flagrante delito, de 3 suspeitos da prática dos crimes sob investigação. As detenções em causa foram concretizadas às 14h15, do dia de hoje.

Calado e Avelino Farinha detidos
Segundo a RTP apurou, estão em causa crimes de corrupção, participação económica em negócio, abuso de poder, tráfico de influências, prevaricação e violação das regras de adjudicação.

Semana de 18 a 24 de dezembro foi a que registou montante mais elevado de levantamentos adicionados de compras através de TPA
Dado que o detalhe de informação disponível permite uma análise mais fina em termos da evolução dos montantes movimentados na rede SIBS, a DREM apresenta, a exemplo do ano anterior, uma análise do período compreendido entre a 1.ª semana de novembro e o final do ano, por corresponder a uma altura do ano muito intensa em termos de compras.

Valor dos levantamentos adicionados das compras através de terminais de pagamento automático da rede SIBS na Região cresceu 12,5%
Em 2023, os montantes relativos às duas principais operações da rede SIBS (levantamentos e compras através de terminais de pagamento automático), consideradas no seu conjunto, atingiram o montante de 2 674,2 milhões de euros (2,6% de peso no total nacional), +12,5% que em 2022 (+8,5% no País). Aquele valor engloba 2 088,3 milhões de euros de operações realizadas com cartões nacionais, +10,0% que no ano anterior (+7,6% no País), e 585,9 milhões de euros com cartões internacionais, equivalendo a um acréscimo de 22,8% face a 2022 (+16,6% no País).