O momento inicial da ocorrência deu-se na cidade de C.ª de Lobos, após os polícias terem reconhecido o suspeito no exercício da condução, uma vez que é reincidente na prática de crimes contra o património.
Verificada a matricula da viatura através da central da PSP, apurou-se que esta não correspondia ao veículo que o suspeito conduzia, existindo assim fortes indícios que este pudesse ser furtado ou utilizado para cometer um assalto. Perante estes factos os polícias acionaram os sinais sonoros e luminosos de emergência da viatura policial, dando indicações ao suspeito para imobilizar a sua viatura, ao que este desobedeceu.
Iniciou-se assim uma perseguição policial por diversas faixas de rodagem, tendo o suspeito excedido os limites de velocidade, desrespeitado o sentido de marcha da sua via de trânsito e efetuado diversas manobras perigosas as quais colocaram em risco os outros utentes. Esta condução errática apenas cessou no concelho de Santa Cruz, após reforço policial da esquadra local, tendo o suspeito sido imobilizado na zona do Caniço, após ter embatido na viatura policial. Para efetivar a sua detenção em condições de segurança, dada a forte resistência exercida pelo suspeito perante os Agentes, foi necessário o uso da arma elétrica “Taser”. Após busca policial à viatura foram detetados vários objetos com indícios de terem sido furtados. A viatura usada para a fuga foi apreendida.
O suspeito será presente a 1.º interrogatório judicial no dia de amanhã. Desta ação não resultaram quaisquer feridos ou danos para além dos provocados pelo embate da viatura do detido na viatura policial.