Notícias

Portugal com 39.570 infeções, novo máximo
Portugal registou 39.570 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, um novo máximo desde o início da pandemia, e mais 14 mortes associadas à covid-19, indicam números divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Capacidade hospitalar decide medidas (áudio)
As medidas de combate à pandemia, na Madeira, só vão sofrer mudanças se a capacidade hospitalar se alterar. A garantia deixada pelo presidente do Governo Regional.

Cinco equipas madeirenses na fase final da Taça de Portugal
A Federação Portuguesa de Ténis de Mesa recebe no próximo fim de semana, no Centro Cultural de Viana do Castelo, a Fase Final da Taça de Portugal 2021/2022.

Como atuar perante um teste positivo à covid-19?
Saiba como atuar perante um teste positivo à covid-19 ou contacto de risco com um caso positivo.

Menos 20% de consumo de papel na administração pública
A administração pública tem como metas reduzir até 2024 o consumo de papel em 20% e o de materiais de plástico de uso único, como copos ou garrafas, em 30%, segundo despacho hoje publicado.

Maior parte das pessoas por vacinar são crianças e jovens
A maior parte das pessoas que ainda estão por vacinar contra a covid-19 são crianças e jovens entre os 5 e os 20 anos, avançou hoje o coordenador do plano de vacinação Carlos Penha-Gonçalves.

DGS continua a avaliar período de isolamento profilático
A Direção-Geral da Saúde (DGS) continua a avaliar o período de isolamento profilático contra a covid-19, revelou hoje o Presidente da República, no dia em que entrou em vigor a norma com a redução do prazo para sete dias.

Açores com recorde diário de 523 casos
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 523 novos casos de covid-19, «o número diário mais elevado deste o início da pandemia», segundo a Autoridade de Saúde, e a região contabiliza hoje 2.303 infeções ativas.

Apoios à recuperação de muros de pedra (áudio)
Vai ser possível conseguir apoios comunitários para a recuperação dos tradicionais muros de pedra nas áreas de cultivo.

Compensações fiscais às empresas (áudio)
O presidente da ACIF teme pelo fecho de empresas na Madeira, na sequência do aumento dos custos de funcionamento e das matérias-primas e da subida do salário mínimo.

Acidente congestiona via rápida
Acidente entre vários carros na via rápida, no sentido Funchal-Santa Cruz após a entrada na Pena. Houve uma vítima encarcerada. Três corporações no local. EMIR e PSP estão a tomar conta da ocorrência.

Madeira «é exemplo» no combate à pandemia (áudio)
A Ordem dos Médicos elogia as opções da Madeira no combate à covid-19.

Menos indisciplina nas escolas da região (áudio)
A indisciplina nas escolas da região tem vindo a decrescer ao longo do tempo, a uma média de cinco por cento ao ano.

Parlamento aprovou voto de protesto por suspensão do subsídio de mobilidade (áudio)
Um voto de protesto do PCP pela suspensão da lei que alterava o modelo do subsídio de mobilidade une os deputados na Assembleia Legislativa. O PS também vai votar a favor.

Cascas de camarão para obter produtos sustentáveis
Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) vão usar os resíduos das cascas de camarão que geralmente vão para aterro para produzir aminas a serem usadas na produção de fármacos, plásticos e detergentes, foi hoje anunciado.

Peritos aconselham Governo sobre a pandemia
Peritos propõem 70% de internamentos em UCI e Rt acima de 1 como critérios de agravamento de medidas.

INSA prevê máximo de casos
O máximo de casos de covid-19 pode ser atingido nesta primeira ou na segunda semana de janeiro, estimou hoje o epidemiologista Baltazar Nunes, do Instituto Ricardo Jorge, prevendo ainda que entre 4% a 12% da população possa ficar de quarentena.

Papa Francisco pede às autoridades que facilitem procedimentos da adoção
O Papa Francisco pediu hoje às autoridades que simplifiquem os procedimentos de adoção e exortou os casais a terem mais filhos, numa mensagem durante a sua primeira audiência geral do Ano Novo no Vaticano.

Risco de ciberataques a empresas portuguesas
O risco de outras empresas portuguesas poderem ser alvo de ciberataques, depois do ataque informático ao grupo Impresa no domingo, é permanente, sendo uma «questão de tempo até acontecer», consideram especialistas em cibersegurança contactados pela Lusa.