Notícias

Turistas de regresso a casa (vídeo)
O primeiro do ano é dia de muitos turistas regressarem a casa. Após as férias, uns voltam ao trabalho, outros terão de cumprir confinamento.

Reinfeções aumentam (vídeo)
Com o número de casos Covid-19 a disparar aumentam também as reinfeções. Um estudo britânico revela que a variante Ómicron tem uma capacidade de reinfectar cinco vezes superior à da variante delta. Ainda assim, alguns especialistas dizem que a taxa é, por enquanto, reduzida. Mas lembram que a multiplicação de casos pode tornar-se perigosa.

Crianças fazem teste da saliva (vídeo)
As crianças entre os 5 e os 10 anos de idade vão fazer teste à Covid-19 através de saliva já a partir do dia quatro deste mês, no recomeço do ano letivo. Todos os outros estudantes serão submetidos ao teste antigénio.

Um ano de virar a página (vídeo)
O Presidente da República acredita que 2022 vai ser o ano de virar a página. Uma alusão de Marcelo Rebelo de Sousa ao fim da pandemia. Foi na mensagem de Ano Novo do chefe do Estado.

Madeira regista 1001 novos casos
Nas últimas 24 horas, a Madeira apresentou 1001 novos casos de infeção por Covid-19, trata-se de 27 caso importados e 974 de transmissão local. A Região tem, neste momento, 4822 casos ativos da doença.

Açores sob avisos laranja e amarelo
As ilhas do grupo Central dos Açores vão estar no domingo sob aviso laranja devido à chuva, e as do grupo Ocidental e Oriental sob aviso amarelo, revelou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

INEM acusado de falhar na testagem de profissionais
Duas organizações representativas dos profissionais de emergência médica e pré-hospitalar acusam o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de falhar na testagem dos trabalhadores à covid-19, críticas que o organismo refuta.

Euro faz 20 anos (vídeo)
Foi há 20 anos que o escudo deu lugar ao Euro. A moeda única chegou a Portugal e a mais 10 países, no dia 1 de janeiro de 2002. Não foi só a moeda que mudou. O país também está hoje muito diferente.

Sete toneladas de lixo (vídeo)
Esta manhã foram recolhidas do Funchal 7,195 toneladas de resíduos dos festejos da passagem de ano. A maioria na Avenida do Mar. Os trabalhos de limpeza começaram as sete da manhã e em pouco mais de três horas a cidade estava limpa.

Magia no céu do Funchal (vídeo)
Cinco atletas, de skydive da Red Bull, foram lançados na baía, trazendo com eles fogo de artifício. O espetáculo «Madeira Shooting Star» foi a novidade na despedida ano.

Mais idas às urgências (vídeo)
Duzentas e quarenta e três pessoas foram admitidas nas urgências do hospital Dr. Nélio Mendonça nesta passagem de ano. Já o primeiro bebé de 2022, na Madeira, nasceu às 9h13.

Oito minutos de fogo no Porto Santo (vídeo)
No Porto Santo, dois postos de fogo deram as boas vindas a 2022. Todas as outas festividades foram canceladas.

Noite de espetáculo na Madeira (vídeo)
Milhares de madeirenses e turistas assistiram ao fogo de artifício da passagem de ano. Oito minutos, este ano, com uma mistura de raios laser e de imagens multimédia no vale da Ribeira de João Gomes.

Açores com mais de 10 mil testes de despiste
Mais de 10 mil testes à covid-19 foram feitos nos Açores nos dois últimos dias de 2021 e cerca de 7.200 despistes realizaram-se nos 12 centros de vacinação ou centros de saúde, revelou hoje o Governo Regional.

Bispo denuncia atentados à paz (áudio)
Num dia em que a Igreja Católica assinala o Dia Mundial da Paz, o bispo do Funchal denunciou alguns atentados à paz na sociedade portuguesa.

Madeira pondera vacinação das crianças dos 2 aos 5 anos (áudio)
A Madeira equaciona a vacinação contra a Covid-19 para as crianças entre os dois e os cinco anos, caso haja consenso internacional para que tal aconteça.

Incêndio no sítio da Achada da Madeira
Continua ativo o incêndio no sítio da Achada da Madeira, na Boaventura. As chamas foram combatidas durante todo o dia pelo helicóptero do Serviço Regional da Proteção Civil, juntamente com a equipa helitransportada, mas as muitas descargas realizadas não foram suficientes para extinguir o incêndio.

«É preciso aprender a viver com o vírus»
O ministro da Saúde britânico disse hoje que novas restrições devido à pandemia só deverão ocorrer «como último recurso» em Inglaterra, apesar do aumento de casos da variante Ómicron, e afirmou ser preciso aprender a «viver» com o SARS-CoV-2.