Notícias

De Portugal para o centro do conflito
De Portugal para a Europa de Leste, a sociedade civil mobilizou-se para levar ajuda humanitária até à Ucrânia e fronteiras, com locais improvisados a encherem-se diariamente com caixas e sacos à espera para seguir viagem.

Putin reitera a Macron determinação em continuar invasão
O Presidente Vladimir Putin falou hoje com Emmanuel Macron informando o presidente francês que a invasão da Ucrânia está a decorrer «como previsto» e que o avanço militar da Rússia vai continuar caso os ucranianos não se rendam.

Internamentos baixam em dia com 12.234 infeções
Portugal registou 12.234 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, mais 30 óbitos associados à covid-19 e uma redução significativa dos internamentos em enfermaria, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Conservatório estreia espetáculo de teatro «Pêssegos em Calda»
No próximo fim de semana, dias 5 e 6 de março, sobe ao palco o espetáculo «Pêssegos em Calda», de Miguel Mihura, protagonizado pelo Teatro Bomba dos Cursos Livres em Artes do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, com orientação de Pedro Araújo Santos.

Kiev vai propor a Moscovo criação de corredores humanitários
A delegação ucraniana vai propor a criação de corredores humanitários na segunda ronda de negociações com a Rússia sobre a guerra na Ucrânia, prevista para hoje, disse o conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podoliak.

China nega ter pedido à Rússia que adiasse invasão para depois dos Jogos Olímpicos
A China disse hoje ser «completamente falso» que tenha pedido à Rússia que esperasse pelo fim dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim, para iniciar a invasão da Ucrânia, conforme noticiado pelo jornal The New York Times.

Invasão russa terá «enorme impacto» nos direitos humanos de milhões
A Alta-Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, alertou hoje para o «enorme impacto» da invasão russa nos direitos humanos de milhões de pessoas na Ucrânia.

Comissão Europeia monitoriza «de perto» segurança nuclear
A Comissão Europeia garantiu hoje estar a «acompanhar de muito perto» a situação da segurança nuclear na União Europeia (UE) com o Grupo de Reguladores Europeus do setor (ENSREG), em altura de ameaças russas.

Açores com 554 novos casos e dois óbitos
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 554 novos casos positivos de covid-19, dois óbitos e 496 recuperações, informa hoje a Autoridade de Saúde Regional.

Semana dedicada ao património cultural (áudio)
O Grupo Parlamentar do PSD está a dedicar esta semana à área do património cultural.

Obra do poeta madeirense Herberto Hélder
Hoje à tarde há uma oportunidade para conhecer melhor a obra do poeta madeirense Herberto Hélder.

Contentor com produtos doados pelos madeirenses segue amanhã (áudio)
Há uma onda de solidariedade com o povo ucraniano.

Madeirenses em Erasmus não tencionam voltar a casa (áudio)
Estudantes madeirenses que neste momento se encontram a fazer Erasmus nos países do leste da Europa não têm manifestado intenção de voltar a casa, devido ao contexto de conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Eletricidade vai subir cerca de 3% na Região (áudio)
A guerra no leste da europa levou ao aumento nos mercados energéticos.

Covid-19: Internamentos voltam a baixar e não há doentes nos cuidados intensivos
No dia de ontem nas duas unidades hospitalares, Dr. Nélio Mendonça e Marmeleiros, estavam internados 601 doentes. Destes, 76 estão internados na área Covid-19.

Um milhão de refugiados já estão na UE
Um milhão de ucranianos estão já na União Europeia devido à invasão russa do país, revelou hoje a Comissão Europeia, esperando mais milhões de refugiados e a entrada em vigor “em dias” da legislação que permite corredores humanitários.

Regiões e municípios da UE pedem reforço de ajuda humanitária
Os dirigentes regionais e municipais da União Europeia pediram hoje a ativação dos mecanismos europeus de emergência humanitária para reforçar a ajuda à Ucrânia e países vizinhos, que estão a receber refugiados ucranianos.

Ucrânia: Nova ronda de negociações deverá começar esta tarde
A nova ronda de negociações entre a Rússia e a Ucrânia vai realizar-se hoje na região bielorrussa de Brest, perto da fronteira polaca, e deverá começar às 15:00 locais (12:00 em Lisboa), disse o chefe da delegação russa.