Notícias

UMa tem nova pós-graduação em Direito Administrativo (áudio)
É o resultado de uma parceria entre a Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa no Porto, a Universidade da Madeira e o Conselho Regional da Ordem dos Advogados.

Gasóleo dispara 14 cêntimos na próxima semana e fica mais caro que gasolina
Os preços do gasóleo e da gasolina vão disparar na próxima semana, com subidas superiores a 14 e oito cêntimos por litro, respetivamente, acompanhando a subida das cotações dos produtos petrolíferos nos mercados internacionais, segundo fontes do setor.

Europa deve «aumentar investimento na segurança» (áudio)
Para o presidente do Governo Regional o conflito entre a Rússia e a Ucrânia veio aumentar essa necessidade.

Ucranianos querem construir uma nova vida na Região (áudio)
Os ucranianos, que estavam de férias de Madeira e resolveram ficar, querem trabalhar e construir uma nova vida.

Há mais dois doentes internados com covid-19
No dia de ontem nas duas unidades hospitalares, Dr. Nélio Mendonça e Marmeleiros, estavam internados 610 doentes. Destes, 78 estão internados na área Covid-19.

Russos retidos na Madeira a caminho de casa
Já estão a caminho de casa os 223 turistas russos que ainda estavam na Madeira, retidos pelo encerramento do espaço aéreo, na sequência da guerra na Ucrânia.

Semana marcada por 63 acidentes e 17 detidos por álcool
Sinistralidade rodoviária verificada no período compreendido entre o dia 25 de fevereiro a 3 de março de 2022.

UMa está a aceitar candidaturas aos mestrados
A Universidade da Madeira (UMa) está a aceitar candidaturas à primeira fase de acesso aos mestrados, até 31 de março, para a maioria destes cursos, e até 13 de abril, para o de Nanoquímica e Nanomateriais. As candidaturas são feitas exclusivamente online.

Movimento de passageiros cresceu em 2021, mas ficou aquém dos valores de 2019
Subidas nos principais indicadores face a 2020, mas sem alcançar os valores de 2019.

Destruição em Irpin (vídeo)
São imagens dos últimos ataques russos à cidade de Irpin, na Ucrânia. Recorde-se que os ataques russos estão atingir vários edifícios não militares.

Ataque à central nuclear é «uma tragédia»
A situação na Ucrânia é «uma tragédia» considera o presidente do governo, depois do ataque à maior central nuclear da Europa.

NATO diz que protegerá «cada centímetro» da Aliança
A NATO sublinhou hoje que é uma organização defensiva, que não procura o conflito armado com a Rússia, mesmo à luz da agressão à Ucrânia, mas advertiu que, se o conflito chegar à Aliança, protegerá «cada centímetro» do seu território.

Meios de comunicação restringidos na Rússia
As autoridades russas restringiram hoje o acesso aos ‘sites’ de quatro meios de comunicação independentes, incluindo a edição local da BBC, reforçando ainda mais o controlo sobre as informações uma semana após o início da invasão da Ucrânia.

Portugal ultrapassou meta de vacinação da OMS
Portugal ultrapassou a meta de 75% de taxa de vacinação contra a gripe proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo os dados do Vacinómetro, que apontam para uma taxa de 88,3% nas pessoas com 65 anos ou mais.

Autotestes devem apresentar rotulagem e instruções em português
A distribuição de autotestes para SARS-Cov-2, cuja rotulagem e instruções de utilização eram aceites desde dezembro a título excecional em língua estrangeira, devem passar a estar em língua portuguesa, informou o Infarmed.

Ataque a central nuclear mostra «desrespeito pelas regras mínimas»
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, deplorou hoje, em Bruxelas, a contínua agressão militar da Rússia à Ucrânia e o ataque da última madrugada a uma central nuclear, comentando que tal demonstra o «desrespeito pelas regras mínimas».

Pandemia fez aumentar violência contra mulheres
Nove em cada 10 portuguesas (90%) consideram que a pandemia da covid-19 fez aumentar a violência física e emocional contra as mulheres, sendo a média da UE de 77%, segundo um inquérito Eurobarómetro hoje divulgado.

Tropas russas tomaram central nuclear de Zaporizhzhia
As tropas russas tomaram a central nuclear ucraniana de Zaporizhzhia, a maior da Europa, informou o regulador nuclear estatal da Ucrânia, acrescentando que a equipa da central controla o estado dos edifícios e garante seu correto funcionamento.