Notícias

Autarcas da câmara do Funchal no Monte para prestar homenagem às vítimas
O presidente da câmara do Funchal e todo o executivo municipal homenagearam as vítimas da queda da árvore, há um ano, no Monte.

Governo madeirense presta homenagem às vítimas da queda da árvore
O presidente do Governo Regional e vários secretários regionais estiveram no Monte para homenagear as vítimas da tragédia de 2017 e participar nas comemorações religiosas em honra da padroeira da Madeira, a Nossa Senhora do Monte.

Greve dos enfermeiros com adesão média de 95% no terceiro dia
A adesão à greve dos enfermeiros, que cumpre hoje o seu terceiro dia, “tem uma média de 95%”, sem grandes oscilações em relação aos dias anteriores, declarou hoje uma fonte sindical.

Miguel Albuquerque considera normal haver menos afluência à Festa do Monte
O Presidente do Governo Regional da Madeira prefere não falar em “alarme social” mas adianta que “é natural que as pessoas tenham inibição em celebrar num sítio onde ocorreu essa tragédia”.

Cafôfo diz que `alarme social` contribuiu para quebra na afluência ao arraial do Monte
O presidente da Câmara Municipal do Funchal considerou hoje que a quebra na afluência de pessoas ao Monte se deve à tragédia de 2017, quando uma árvore caiu e matou 13 pessoas, mas também ao "alarme social" sobre segurança (Vídeo)

Tragédia do Monte continua em fase de investigação, no Ministério Público
Um ano após a queda da árvore no Largo da Fonte, no Monte, dividem-se as opiniões sobre as causas do colapso do carvalho. Há peritos que garantem que a árvore estava doente. Outros apontam para as vibrações provocadas pelo fogo e pela música. Num acidente com 13 mortes, há cinco acusações, num processo que continua em investigação pelo ministério público.

Bispo do Funchal lembra tragédia e reza pelas vítimas do arraial do Monte
D. António Carrilho apelou ao silêncio e à oração pelas trezes pessoas que faleceram no ano passado, em consequência da queda da árvore durante o arraial do Monte. O Bispo do Funchal diz que "não podemos refazer a história a evitar os seus momentos dolorosos" e por isso pediu uma atitude "que pode e deve ser de abertura à esperança e ao compromisso pela vida". A procissão vai ser marcada por momentos de oração e por um momento de entrega de uma coroa de flores por todos os que faleceram no ano passado no largo da Fonte.

Especialista recomenda estudos para conhecer impactos da aquacultura
O biólogo Thomas Dellinguer acredita que a produção de peixe em jaulas em mar aberto tem poucos impactos no ambiente. O professor sublinha no entanto a necessidade de estudos prévios e de acompanhamento da atividade económica.

Aquacultura abre guerra na Ponta do Sol
Dezenas de pessoas manifestaram-se ontem no cais da Ponta do Sol contra a instalação das jaulas para aquacultura. “Aquacultura não! O mar é de todos” foi umas das frases que serviram de slogan aos protestos.

Venezuela: Homem morre após cair de trem de aterragem de um avião
Um homem, cuja identidade não foi revelada, morreu na terça-feira depois de cair do trem de aterragem de um avião no Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maquetía, o principal do país.

Falta de alimentos e medicamentos leva 2,3 milhões de pessoas a deixar a Venezuela
A falta de alimentos e de medicamentos forçou 2,3 milhões de venezuelanos a abandonarem o país, segundo a ONU, que alertou hoje para a situação de risco de dezenas de milhares de cidadãos da Venezuela.

Serviço de Saúde da Madeira tem novo sistema eletrónico
O Serviço de Saúde da Madeira tem a funcionar um novo sistema eletrónico para registo e análise de indicadores de saúde para os cuidados de saúde primários, informou hoje o Governo Regional.

Falta de condições nos tribunais prejudica bom desempenho da justiça
A Associação Sindical dos Juízes garantiu hoje que o cenário de falta de condições de trabalho descrito pelos presidentes dos tribunais “é negro, mas real” e diz que muitas vezes “condiciona o bom desempenho de funcionários e magistrados”.

Período até 2022 mais quente do que esperado com anos “anormalmente quentes”
O período até 2022 poderá registar temperaturas ainda mais elevadas do que o esperado, com anos "anormalmente quentes", segundo um estudo baseado num novo método de previsão, hoje divulgado.