Notícias

Porto Santo com casa cheia, sem pessoal para trabalhar (vídeo)
A ocupação hoteleira no Porto Santo aproxima-se dos 90% mas a falta de mão de obra é a principal preocupação. A afluência de turistas à ilha deixa os hoteleiros e comerciantes satisfeitos, depois de dois anos e meio com poucos visitantes.

Madeira tem rendas das casas das mais caras (vídeo)
A Madeira é a terceira região do país onde as rendas da casas são mais caras, atrás do Porto e Lisboa. O preço da venda da habitação, também subiu 21%, no arquipélago, entre janeiro e junho deste ano.

Marca Pestana CR7 chega a Marrocos (vídeo)
O novo Pestana CR7 Marrakech, resulta da parceria entre Dionísio Pestana e Cristiano Ronaldo em mais uma inauguração, desta feita em território africano.

Gastronomia ganha importância na oferta turística (vídeo)
A alteração do perfil do turista que visita a Madeira divide as opiniões dos hoteleiros. Estão é todos de acordo que a gastronomia é cada vez mais importante para atrair mais visitantes à Região.

Pestana e Ronaldo abrem hotel em Marrocos (vídeo)
É no denominado Bairro de Inverno, com cinco hectares, o mais exclusivo e chique de Marraquexe, que se encontra o empreendimento hoteleiro Pestana CR7. Com a chancela do Grupo Pestana, o hotel ocupa uma extensa área do Bairro de Inverno. Dono de uma arquitectura sóbria e, ao mesmo tempo sofisticada, o hotel prima, em termos decorativos, pela alusão às cores associadas ao deserto.

Maio foi dos melhores meses para o turismo (vídeo)
Maio foi um dos melhores meses para o turismo da Madeira com 900 mil dormidas. Os três principais mercados emissores cresceram de forma significativa.

Madeira já pescou mais espada-preto do que no ano passado (áudio)
Neste momento, como adiantou o secretário regional do Mar e Pescas, a Região já contabiliza mais de 1200 toneladas de pescado de peixe-espada-preto, equivalente a um crescimento das quantidades na ordem dos 40%.

Venda de livros em Portugal aumentou 17,6% no 2.º trimestre face a 2021
Entre abril e junho deste ano venderam-se mais de 2,7 milhões de livros em Portugal, o que representa um aumento de 17,6% face ao período homólogo de 2021, revelou hoje a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).

Setor das pescas vai ter mais apoios (áudio)
A luz verde da União Europeia já chegou. O setor das pescas vai poder contar com mais apoios. O secretário do Mar explica que será possível aos pescadores e às empresas da área da aquacultura e indústria transformadora conseguir apoio para fazer face aos custos energéticos. Uma medida de exceção e transitória, que tem um fundo de 400 mil euros.

Inflação atinge bens e serviços de formas diferentes
Em abril de 2022, a taxa de inflação homóloga acelerou, atingindo os 6,1%, sendo mais pronunciada nos bens (+7,2%) que nos serviços (+4,6%). A inflação subjacente (que exclui os produtos alimentares não transformados e energéticos) fixou-se em 4,6%.

Vendas de automóveis e cimento aumentam na Madeira
Os indicadores disponíveis para o domínio do investimento dão destaque para as vendas de automóveis novos ligeiros de mercadorias (+41,9%) e de cimento (+9,4%). Assim como os edifícios licenciados, que também estão em crescimento, em abril de 2022,

Dormidas na Região subiram 760% no mês de abril
O Indicador Regional de Atividade Económica (IRAE) revela que, no mês de abril de 2022, a atividade económica regional manteve a trajetória de crescimento, dando sinais de nova aceleração face ao mês anterior. A recuperação do setor do turismo deu um importante contributo para aquele desempenho, já que as dormidas (excluindo o alojamento local abaixo das 10 camas) subiram 760,8% nesse mês.

Aeroportos nacionais movimentam 5,3 milhões de passageiros em maio e aproximam-se de 2019
Os aeroportos nacionais movimentaram 5,3 milhões de passageiros, com o desembarque médio diário de 87.100 passageiros, aproximando-se dos níveis registados antes da pandemia, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), hoje divulgados.

Produção de cocaína na Colômbia e Peru diminuiu em 2021 mas continua elevada
A produção de cocaína na Colômbia e no Peru diminuiu em 2021, apesar de continuar elevada, e manteve-se estável na Bolívia, segundo dados publicados pelo departamento de política nacional de controlo de drogas da Casa Branca.

ACAPORAMA e Adrama vão dividir um total de 11 milhões de euros (áudio)
O Governo Regional prepara-se para reforçar os apoios do próximo quadro comunitário para os concelhos mais desfavorecidos através da Associação de Casas do Povo e da Associação de Desenvolvimento da Madeira.

Preço mediano de alojamentos familiares cresceu
No 1.º trimestre de 2022 (últimos 12 meses), o preço mediano de alojamentos familiares na RAM foi de 1 481 euros/m2, traduzindo este valor um aumento trimestral de 3,1% e homólogo de 13,1%. A nível nacional, o preço mediano foi inferior, de 1 346 euros/m2, com variações positivas, pela mesma ordem, de 3,8% e de 12,4%.

Região suporta custos do aumento do gás e do fuelóleo para a produção de energia elétrica (áudio)
O secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas assegura que a Região está a suportar os custos do aumento do gás e do fuelóleo para a produção de energia elétrica. Pedro fino explica que esse suporte, num setor regulado, faz com que na Madeira, por agora, não haja aumento do preço da energia.

Rendas e preço das casas aumentaram no primeiro semestre de 2022
Por distritos, logo a seguir a Lisboa e a Faro está a Madeira. O preço médio das casas rondou os 413 mil euros, o que significa um aumento superior a 21 por cento.

Contabilizaram-se cerca de 900 mil dormidas no alojamento turístico da Região, com os três principais mercados a apresentarem fortes crescimentos
As estimativas, referentes a maio de 2022, revelam que 86,9% dos estabelecimentos do alojamento turístico da Região registaram movimento de hóspedes (98,6% da capacidade do alojamento turístico total) neste mês. Analisando por segmento, verifica-se que foi a hotelaria que apresentou a maior percentagem de estabelecimentos do seu segmento com movimento de hóspedes (92,5%), seguido do alojamento local, com 86,6%, e do turismo no espaço rural, com 85,5%.

Grupo Serlima prepara expansão para os Países Baixos e Reino Unido (áudio)
João Umbelino realça que o processo é lento e que exige uma estratégia acertada. O gestor do grupo lamenta a falta de mão de obra na área da limpeza, mas admite que os salários praticados pela empresa são baixos. O grupo Serlima, que assinalou os 40 anos de atividade, tem um total de 5.000 funcionários, 1.500 dos quais na Região. O volume de negócio em 2021 foi superior a 60 milhões de euros.