Notícias

O governo da Madeira promete combate à precariedade laboral
O governo regional promete empenho no combate à precariedade laboral. A Secretária da Inclusão e dos Assuntos Sociais afirma que o governo tem sido um estímulo ao empreendedorismo e ao combate ao desemprego. Rubina Leal reconhece no entanto que o regresso de emigrantes representa um novo desafio para quem governa.

Rui Rio pede valorização das eleições autárquicas
Rui Rio pede aos partidos que valorizarem mais as eleições autárquicas, pela importância que o poder local tem na qualidade de vida das populações. O antigo presidente da câmara do Porto foi um dos oradores numa conferencia sobre poder local da universidade jota do PSD.

A câmara do Funchal aprova investimentos superiores a 5 milhões de euros
O arranque da primeira fase da ETAR e a construção do novo centro cívico e junta de freguesia do Imaculado Coração de Maria, são duas das obras aprovadas por unanimidade.

Chegada de helicópteros à Madeira também surpreendeu Governo da República
O secretário de Estado da Administração Interna garantiu ontem não ter havido "falta de respeito institucional" para com o Governo Regional da Madeira relativamente à chegada de dois helicópteros, uma situação que também surpreendeu o executivo da República.

Partidos duvidam da firmeza do governo e Albuquerque critica o presidente da Ryanair
Os partidos representados na Assembleia Legislativa da Madeira defenderam que o novo modelo de exploração portuária na região deve repercutir-se na vida dos madeirenses, baixando os custos dos bens e das mercadorias importadas.

Governo da Madeira diz não ceder a pressões em matéria de transportes
O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, assegura que o executivo insular "não cederá" a qualquer pressão em matéria de transportes ou operação portuária no arquipélago.

Alberto João Jardim – 37 anos de poder (7.º episódio)
O pedido de adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia foi feito em 1977 mas as negociações prolongaram-se até 1985. Nesse período o país conheceu 10 governos que mantiveram intensas conversações em Bruxelas e que foram acompanhadas de perto por Alberto João Jardim. Em 1985, o primeiro-ministro Mário Soares quer saber se as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores estavam interessadas em entrar no projeto Europeu. Alberto João Jardim não teve dúvidas e a 5 e junho de 1985 a Assembleia Legislativa Regional aprova a integração da região na Adesão de Portugal à CEE. Nesse mesmo ano Jardim ajuda a fundar a Assembleia das Regiões da Europa.

O Governo madeirense reconheceu erros em algumas obras públicas
O Governo madeirense reconheceu erros em algumas obras públicas. Foi no debate potestativo na Assembleia Regional, pedido pelo Juntos Pelo Povo. Em discussão estiveram também a rede viária, as escolas e o novo hospital.

Plano de Contingência está pronto para entrar em ação, garante Secretário de Estado das Comunidades
O Secretário de Estado das Comunidades garante que o plano de contingência para retirar os portugueses da Venezuela está pronto e avança caso a situação no país se agrave. José Luís Carneiro assegura ainda que já foi intensificado o apoio social, com reforço dos meios consulares.

Governo da Madeira revoga declaração de interesse estratégico do regimento de licenciamento de operação portuária
A resolução que revoga a declaração de interesse estratégico do regime de licenciamento para operação portuária nos portos da Madeira foi publicada no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira (JORAM).

CDS-PP recua na candidatura para apoiar Ricardo Nascimento na Ribeira Brava
O CDS-PP formaliza hoje a decisão de não apresentar candidatura aos órgãos autárquicos do concelho da Ribeira Brava. Os centristas apoiam o movimento liderado pelo atual presidente da câmara, Ricardo Nascimento. Para hoje está marcada uma reunião entre o líder do partido e o presidente da concelhia do CDS-PP na Ribeira Brava. O jornalista Paulo Santos revela os contornos deste apoio.

PCP Madeira avisa que os valores de abril estão a ser ameaçados na Madeira
Edgar Silva, coordenador do PCP, exige melhores condições de cuidados de saúde e fala de ameaças sobre os trabalhadores que se sujeitam a condições precárias.

Presidente do PS Madeira garante que testes de meios aéreos de combate aos incêndios são promessa para cumprir
Carlos Pereira, recordou durante as comemorações do 25 de Abril, que é preciso o Governo Regional criar o plano de contingência, em parceria com o Governo da República, para apoiar os madeirenses emigrados na Venezuela.

Rubina Leal defende recuperação dos bairros sociais e mais trabalho em rede
A candidata do PSD/Madeira, Rubina Leal, afirma a urgência de requalificar os bairros sociais e a necessidade de adotar uma plataforma de trabalho em rede com todas as instituições locais.

Paulo Cafôfo quer um Funchal pleno, “do mar à serra”
O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, apresentou a recandidatura à liderança da autarquia nas eleições de 01 de outubro, assegurando que vai requalificar o município "do mar à serra".

Forças políticas na câmara do Funchal trocam `galhardetes`
A coluna militar de Salgueiro Maia escolheu o Funchal para assinalar a Revolução dos Cravos. Foi a primeira vez que estes militares de abril de 1974 assinalaram a revolta fora de Santarém.

Deputados madeirenses comemoram 25 de abril com o pensamento na Venezuela
Na Assembleia Legislativa da Madeira os parlamentares recordaram a opressão, a instabilidade social e política e manifestaram preocupação pelos emigrantes que vivem na Venezuela.

Conceição Estudante admite falhas na concessão da Escola de Hotelaria e Turismo da Madeira
A antiga Secretária Regional do Turismo admite que o governo falhou na concessão da escola hoteleira. Conceição Estudante prestou declarações na comissão parlamentar de inquérito sobre a escola hoteleira e pediu para falar à porta fechada.

PS Madeira adia congresso para depois das autárquicas
Depois de um intenso debate a comissão regional do PS Madeira decidiu adiar a realização do congresso do partido para depois das eleições autárquicas, apesar de os estatutos determinarem que deveria realizar-se dentro dos próximos dois meses. A realização do congresso já era defendida pelo líder regional do partido, mas a direção liderada por Carlos Pereira acabou por votar ao lado da maioria e aceitar o congresso para depois das autárquicas, conforme explica Gil França, presidente da comissão regional do PS.