Notícias

PCP denuncia políticas que penalizam quem trabalha (áudio)
Foi a primeira tribuna política do PCP na Região, uma campanha que visa denunciar as condições de vida no país. Ricardo Lume considera que a demissão do primeiro-ministro é uma consequência da fragilização do governo e das suas opções políticas, que penalizam os trabalhadores.

José Prada pediu a colaboração e empenho de todos os militantes (áudio)
A comissão política do PSD não analisou candidatos, nem listas as eleições antecipadas, mas abordou o assunto na necessidade do partido se constituir como alternativa ao governo socialista.

Escola da Levada celebra os 45 anos de existência (áudio)
O prémio é a publicação este mês, do concurso público das obras de reabilitação do edifício no valor de mais de 6 milhões de euros. O diretor da escola, Armando Barreiro, explica o que vai ser feito.

Marinha coordena resgate de indivíduo que caiu ao mar
A Marinha Portuguesa, através do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal) e em articulação com o SANAS Madeira, coordenou, desde as 14h00, uma operação de busca e salvamento na zona do Seixal.

Portugal destaca papel da independência da Guiné-Bissau no 25 de Abril
O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, destacou hoje, em Bissau, a importância da independência da Guiné-Bissau para o 25 de Abril e a liberdade em Portugal.

Comissão de Proteção de Menores aponta para um aumento de sinalizações (vídeo)
Comissão de Proteção de Menores aponta para um aumento de sinalizações na Madeira durante este ano. Dos mais de 200 casos seguidos pelo menos 180 foram reportados este ano. Absentismo escolar e exposição a comportamentos de violência doméstica estão entre as principais causa do aumento.

Sindicato pede aumentos salariais (vídeo)
O sindicato dos Trabalhadores de escritório, comércio e serviços pede aumentos salariais para o setor dos vinhos na ordem dos 90 euros. Ivo Silva diz que a atualização proposta não recupera a perda de salário decorrente da subida dos preços.

Mais de 17 toneladas de medicamentos desperdiçados na Madeira (vídeo)
Para promover a literacia em saúde, o Governo Regional lançou uma campanha para alertar a população, por exemplo, para não se automedicar.

300 novos cancros da próstata por ano na Madeira (vídeo)
Quando o diagnóstico é feito atempadamente, a taxa de cura ronda os 80%.

Nacional joga em casa do líder (vídeo)
Depois da vitória sobre um dos candidatos à subida, o Nacional joga agora em casa do líder da segunda liga. André Sousa diz que será mais um jogo onde a equipa vai tentar conquistar pontos para manter o atual ciclo positivo.

Prolongamento do regime da Zona Franca deixa Albuquerque satisfeito (vídeo)
O prolongamento do atual regime do Centro Internacional de Negócios da Madeira deixa Miguel Albuquerque satisfeito. O presidente do governo recorda que essa medida era a primeira de um conjunto de 34 propostas de alteração ao Orçamento do Estado, feitas pelo PSD.

MAG do Marítimo pondera avançar com queixa-crime contra Bruno
A Mesa da Assembleia Geral está a ponderar avançar com uma queixa-crime contra a Lista C, por falsas assinaturas.

Lista C definitivamente de fora das eleições do Marítimo
Informou José Augusto Araújo, presidente da MAG do Marítimo.

Alunos do secundário foram eurodeputados por um dia (áudio)
Mafalda tem 15 e Eva tem 16 anos e ambas fazem parte de uma equipa da Escola Francisco Franco que hoje participaram na iniciativa «Eurodeputad@s por um dia». O tema foi as alterações climáticas e para estas duas alunas, mais do que o tema, a participação cívica é o mais importante. Ficaram em quarto lugar e quem levou os prémios de irem a Bruxelas ver o funcionamento do Parlamento Europeu foram as escolas da Ponta do Sol e a Padre Manuel Álvares, na Ribeira Brava. A iniciativa contou com todas as Escolas do Ensino Secundário da Madeira, à exceção da Escola do Porto Santo.

Chega não vê novidades no programa do Governo Regional (áudio)
O Chega não vê novidades no programa do Governo Regional, que a partir de amanhã será discutido na Assembleia Legislativa da Madeira. O partido fala em cópia do documento de 2019 e considera que falta ambição às propostas. Em conferência de imprensa, Miguel Castro defende a redução do IVA na Região e dá exemplos de falhas no programa.

PS critica Governo por adiar implementação dos tempos máximos de resposta na saúde (áudio)
O Grupo Parlamentar do PS critica o Governo Regional por adiar para fevereiro a implementação dos tempos máximos de resposta garantidos na Saúde. Em conferência de imprensa, o líder parlamentar socialista no parlamento regional diz que o PS tem vindo a lutar há mais de uma década pela implementação dos tempos máximos de resposta, que deviam já estar em vigor, mas que foram agora adiados para fevereiro.

Filipe Pires recebeu o título do grupo RC2N do Campeonato de Ralis dos Açores
Equipa madeirense que no Rali da Graciosa, no próximo fim de semana, participa com o número 1

José Augusto Araújo indica que lista C viola estatutos (áudio)
Não foi aceite a lista C às eleições no Marítimo. O presidente da Mesa da Assembleia Geral José Augusto de Araújo indica que a lista tem irregularidades que violam os estatutos. Confrontada com esta exclusão, a lista C não desiste. Uma fonte adiantou à Antena 1 que os erros estão a ser revistos e que as correções serão entregues até às 16h00.

Grupo Sousa prepara-se para construir novo centro logístico na Terceira (áudio)
O grupo Sousa prepara-se para construir um novo centro logístico. Desta vez será na ilha Terceira nos Açores. Uma informação avançada à Antena 1 pelo presidente do grupo Sousa. Luís Miguel Sousa espera que as obras possam começar em abril de 2024 e vão durar um ano. Este novo centro logístico vai permitir recrutar mais 25 trabalhadores na ilha Terceira, passando para 45 o número de efetivos do grupo. Este investimento vem juntar-se aos 120 mil metros quadrados de área coberta ao serviço da logística do grupo. O empresário Luís Miguel Sousa foi agraciado com a medalha naval «Vasco da Gama», atribuída pela Marinha Portuguesa.

Governo da República vai permitir novas empresas no CINM a partir de 2024 (áudio)
O Governo da República vai permitir a inscrição de novas empresas no Centro Internacional de Negócios a partir de 1 de Janeiro de 2024. O assunto vai constar de uma alteração na especialidade no debate do orçamento do Estado. Não haverá interrupção no processo de inscrição de novas empresas no Centro Internacional de Negócios da Madeira. A autorização estará garantida no Orçamento do Estado. Miguel Albuquerque está satisfeito com a notícia.