Notícias

Número recorde de infeções na semana passada
O mundo registou na semana passada um número recorde de mais de 15 milhões de infeções com o coronavírus que causa a covid-19, número ainda assim subestimado, indicou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Portugal e Espanha com «fatores de risco comuns» para principais cancros
Portugal e Espanha têm «fatores de risco comuns» no que respeita à mortalidade causada por alguns dos principais cancros, conclui um estudo ibérico divulgado hoje.

Homo Sapiens poderá ser mais antigo do que se supunha
O Homo Sapiens poderá ser 30.000 anos mais antigo do que se pensava anteriormente, de acordo com uma equipa internacional de cientistas que estudou os fósseis mais ancestrais já descobertos na África Austral.

11 embarcações de pesca devolvem lixo
Mais de 70 pescadores, armadores e funcionários das lotas já participaram nas ações de formação e sensibilização para a recolha de lixo marinho e gestão do lixo produzido a bordo das embarcações.

Manifestação pela regularização de vínculos precários
Trabalhadores de instituições do ensino superior exigiram a conclusão dos processos de regularização de vínculos precários numa manifestação junto ao Ministério das Finanças, onde se realizará, na próxima semana, outro protesto de professores do ensino básico e secundário.

Prisão perpétua para português por morte da companheira no Luxemburgo
O português Marco Silva viu negado o recurso e confirmada a sentença de prisão perpétua pela morte da antiga companheira, disse hoje à Lusa o porta-voz da administração judiciária do Luxemburgo.

Incidência volta a subir e Rt desce em Portugal
A incidência de infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 subiu para 3.615,9 casos por 100 mil habitantes em Portugal, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) desceu ligeiramente para 1,23, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Portugal com novo máximo de infeções
Portugal registou 40.945 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, um novo máximo desde o início da pandemia, e mais 20 mortes associadas à covid-19, indicam números divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Vacina portuguesa está à espera de apoio estatal
A vacina contra a covid-19 desenvolvida pela biotecnológica portuguesa Immunethep está há seis meses à espera de financiamento estatal, necessário para ensaios clínicos e para poder chegar ao mercado, disse à agência Lusa o administrador executivo da empresa.

Vacinas aprovadas na UE protegem contra Ómicron
As vacinas contra a covid-19 aprovadas na União Europeia (UE) fornecem «elevado nível de proteção» - 70% após duas doses e 90% após reforço - contra a variante Ómicron, divulgou hoje a Agência Europeia de Medicamentos, falando numa variante menos grave.

Dois mil alunos em confinamento (áudio)
Neste momento, estão em confinamento dois mil alunos da Madeira, devido à Covid-19.

Covid-19: Doentes positivos internados por outros motivos são um desafio extra
Os administradores hospitalares consideram que o aumento de casos de doentes internados por motivos não covid-19 que testam positivo à entrada representa um desafio acrescido, mas globalmente os hospitais têm respondido sem parar a atividade programada.

Parlamento recorda Lourdes de Castro
Na Assembleia Legislativa da Madeira, os deputados fizeram um minuto de silêncio pela artista madeirense.

Confinamento fez aumentar consumo de substâncias
Durante o primeiro confinamento provocado pela covid-19, em 2020, o consumo de substâncias para melhorar o desempenho e a imagem pessoal aumentou em Portugal, revela um estudo que envolveu investigadores da Universidade do Porto (FMUP).

Uso de dióxido de carbono na extração de energia geotérmica
Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu um equipamento que permite testar a viabilidade do uso de dióxido de carbono capturado da atmosfera para produzir energia geotérmica, anunciou hoje a instituição.

Certificados de vacinação: validade passa a 9 meses
A dose de reforço já foi integrada nos certificados de vacinação, que passam a ter nove meses de validade, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

DGS não prevê doses de reforço para crianças
A Direção-Geral da Saúde atualizou a norma relativa à campanha de vacinação contra a covid-19, que integra as vacinas em idade pediátrica mas exclui, por enquanto, as crianças das doses de reforço.