Notícias

Infarmed registou 22.927 reações adversas às vacinas
A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) registou 22.927 reações adversas às vacinas contra a covid-19 em Portugal, das quais 7.285 consideradas graves, o que representa um caso por cada 1.000 vacinas administradas, segundo dados hoje divulgados.

Guerra provocou a morte de 516 civis
A guerra na Ucrânia provocou a morte de pelo menos 516 civis até terça-feira, incluindo 41 crianças, mas «os números reais são consideravelmente mais elevados», anunciou hoje a ONU.

Açores com 384 novas infeções
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 384 novos casos positivos de covid-19 e 1.195 recuperações, e a região tem atualmente 2.103 infeções ativas, informa hoje o comunicado da Autoridade de Saúde.

Rt e incidência de infeções voltam a aumentar
O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 voltou a aumentar a nível nacional para 0,91 e a incidência de infeções aumentou para 1.411,2 casos por 100 mil habitantes, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde.

Mais 19 mortes e menos internados
Portugal registou 14.595 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, mais 19 mortes associadas à covid-19 e uma diminuição dos internamentos em enfermaria, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Escolas portuguesas preparadas para transição «o menos dura possível» de crianças
O ministro da Educação garantiu hoje que as escolas portuguesas estão preparadas para receber crianças refugiadas da Ucrânia e mostrou-se certo de que vão dar uma resposta positiva para que esta transição abrupta seja “o menos dura possível”.

Portugal concedeu até hoje mais de 4.000 pedidos de proteção temporária
Portugal concedeu até hoje mais de 4.000 pedidos de proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia em consequência da situação de guerra, revelou à Lusa o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Número de refugiados ultrapassa 2,1 milhões
Mais de 140.000 pessoas fugiram da Ucrânia em 24 horas, elevando o número de refugiados para mais de 2,1 milhões desde 24 de fevereiro, quando a Rússia invadiu o país, anunciou hoje a ONU.

Ataque aéreo russo a Chernigiv pode ser crime de guerra
Um ataque aéreo das forças russas à cidade ucraniana de Chernigiv, a 3 de março, que matou 47 civis, "pode constituir um crime de guerra", informou hoje a Amnistia Internacional (AI), após ter investigado os factos.

Novo Comandante da Zona Marítima da Madeira quer desenvolver um bom trabalho na Região (áudio)
O novo Comandante da Zona Marítima da Madeira apresentou, hoje, cumprimentos ao Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira. “Vim transmitir a nossa disponibilidade e as nossas capacidades para colaborar com as entidades locais”, disse, à saído do encontro, o Capitão-de-mar-e-guerra Rui Manuel Rodrigues Teixeira.

Surto da doença dos coelhos no Porto Santo (áudio)
Como medida preventiva, o Instituto das Florestas e da Conservação da Natureza está a recolher os animais mortos. Os mesmos são depois enterrados e os locais desinfetados com cal viva. Manuel Filipe, presidente do Instituto das Florestas e da Conservação da Natureza pede que os serviços sejam contactados por quem encontrar um animal morto.

ANACOM aplicou coimas no valor de três milhões de euros em 2021
Em 2021, a ANACOM abriu 391 novos processos, mais 31,5 % do que no ano anterior, com base em notícias de infração de que teve conhecimento através de autos de notícia e relatórios dos serviços de fiscalização da ANACOM, autos de notícia de entidades policiais e informação recebida de outras entidades públicas e através de reclamações.

Zelensky pede ao Ocidente decisão rápida sobre envio de caças MiG-29
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu hoje ao Ocidente para que "decida o mais rápido possível" sobre o envio dos aviões MiG-29, proposto pela Polónia para ajudar o país a combater a invasão russa.

Um óbito registado na Madeira devido ao Covid-19
Elevou para 211, o número de óbitos registados na Região Autónoma da Madeira devido ao novo coronavírus. É de registar a diminuição na área covid, que conta agora com 48 pessoas, menos cinco que ontem, enquanto, no cuidados intensivos permanece uma pessoa não vacinada com mais de 65 anos.

Rússia reconhece «alguns progressos» nas negociações com Kiev
A Rússia admitiu hoje «alguns progressos» nas negociações com a Ucrânia e reiterou não pretender ocupar o país vizinho ou derrubar o Governo de Kiev, numa declaração da sua porta-voz diplomática ao 14.º dia de combates.

Cerca de cinco toneladas de ajuda humanitária a caminho de Lisboa
No âmbito da campanha lançada na semana passada pela representante na Madeira da Associação dos Ucranianos em Portugal, Valentyna Chan, seguiu, ontem, terça-feira, a bordo do navio "Funchalense 5", da GS Lines (Grupo Sousa), com destino a Lisboa, o segundo contentor com bens essenciais doados pelos madeirenses para o povo ucraniano.

Doença viral aumenta a mortalidade nas colónias de coelhos no Porto Santo
No último mês de fevereiro, os serviços do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN, IP-RAM), na ilha do Porto Santo, têm verificado alguma mortalidade nas colónias de coelhos. Segundo os resultados laboratoriais, confirmou-se que os coelhos estão a perecer devido a um surto de Doença Hemorrágica Viral-variante tipo II (RHDV2).

UE vai reforçar sanções a oligarcas russos e bancos da Bielorrússia
A União Europeia (UE) concordou hoje reforçar as sanções decretadas no âmbito da invasão da Ucrânia pela Rússia, visando nomeadamente oligarcas russos e três bancos da Bielorrússia, o que será formalizado rapidamente por procedimento escrito.