Cultura

VivaCidade começa hoje no Funchal (áudio)
O evento «VivaCidade» começa hoje no Funchal, com quatro palcos e 12 espetáculos. O principal objetivo do certame é cativar pessoas para locais pouco frequentados. Os eventos acontecem no Largo do Chafariz, na Rua Imperatriz Dona Amélia, no Mercado dos Lavradores e na Praça "Amarela". De hoje até sábado há música, teatro e dança, entre as 17h00 e as 21h00.

Madeira tem prevista ocupação hoteleira de 94% para a Festa da Flor (áudio)
A Madeira tem prevista uma ocupação hoteleira de 94 por cento para a Festa da Flor, a mais alta dos últimos cinco anos. Um número avançado pelo secretário regional do Turismo, Eduardo Jesus, na conferência de imprensa de apresentação do programa deste ano. O orçamento da Festa da Flor deste ano é o mais alto de sempre, com uma verba de 940 mil euros. O certame decorre entre 27 de abril e 21 de maio.

Arquivo e Biblioteca da Madeira registou recorde de empréstimo de livros em 2022 (áudio)
O número de livros emprestados para ler em casa subiu para 36.000, um número que deverá continuar a crescer. Esse é um dos objetivos da instituição, que organiza o primeiro festival do livro e da leitura entre amanhã e sábado.

Palácio de São Lourenço foi classificado como monumento nacional há 80 anos (vídeo)
Assim sendo, associou-se às celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que é assinalado esta terça-feira.

«Viva cidade» promete animar quatro zonas do Funchal (áudio)
Chama-se «Viva Cidade» e é o novo evento organizado pela Câmara Municipal do Funchal, que promete animar quatro zonas da cidade: Largo do Chafariz, Rua imperatriz D. Amélia, Mercado dos Lavradores e Praça Amarela. A dança, o teatro e a música vão estar presentes nos dias 20, 21 e 22 de abril. A iniciativa representa um investimento da Câmara a rondar os 20 mil euros.

«Trilogia das Sombras» sobe ao palco na próxima sexta-feira (áudio)
A forma da artista plástica madeirense Lourdes Castro encarar a vida e a arte serviu de inspiração aos guitarristas André e Bruno Santos para o álbum-livro que editam esta semana, com a participação do teólogo e poeta também madeirense Tolentino de Mendonça. "Trilogia das Sombras" é o resultado de um projeto iniciado em 2019, num concerto que os dois guitarristas, e irmãos, enquanto Mano a Mano, fizeram no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal.

Beatuiful People regressa ao Mudas quinze anos depois (vídeo)
Quinze anos depois o Mudas volta a receber o espetáculo 'Beatuiful People', um espetáculo que aborda as dificuldades por que passam as pessoas com deficiências.

Espetáculo fala de mulheres que sofrem de violência doméstica (vídeo)
‘Muda’ é um espetáculo que pretende ser o testemunho de várias mulheres que sofrem de violência doméstica. A peça traz a cena um grito de alerta à sociedade tem a interpretação da atriz Rosa Villa.

Impacto da violência doméstica nas vítimas e na sociedade em geral (áudio)
Sensibilizar para o impacto da violência doméstica nas vítimas e na sociedade em geral é o objetivo do espetáculo MUDA. Uma peça que pode ser vista hoje e amanhã no Teatro Municipal Baltazar Dias, a partir das 9 da noite.

Casa do Povo de São Roque do Faial com concerto gratuito (áudio)
O presidente Heliodoro Dória adianta que vão ser interpretadas várias músicas tradicionais com "O olhar nos pereiros em flor". A atuação começa às 20h30 na sede da Casa do Povo de São Roque do Faial.

Julgamento do processo da queda da árvore no Monte começou hoje mas ninguém foi ouvido (vídeo)
Começou hoje o julgamento do processo da queda da árvore no Monte, que em agostou de 2017 matou treze pessoas. Os arguidos, Idalina Perestrelo e Francisco Andrade, não compareceram a esta primeira sessão. Neste primeiro dia, o julgamento devia prolongar-se pela tarde mas foi cancelado por causa da greve dos funcionários judiciais.

Passagem de Carlos d`Áustria pela Madeira retratada em livro (vídeo)
Um novo livro retrata alguns dos momentos icónicos da passagem de Carlos d'Áustria pela Madeira. A obra está disponível em português e inglês no Arquivo e Biblioteca da Madeira.

Madeira vai ter estudos superiores em música (vídeo)
A Madeira vai ter estudos superiores em música mas só depois de ser criado o Instituto das Artes da Madeira, que depois fará protocolos com universidades que ensinam música.

Omara Portuondo volta este ano a Portugal com digressão de despedida
A cantora cubana Omara Portuondo regressa em julho a Portugal para três concertos no âmbito da digressão de despedida dos palcos, aos 92 anos, revelou hoje a promotora Lazarus Agency.

Câmara de Coimbra responsável por substituir relvado após concertos dos Coldplay
A Câmara de Coimbra vai ficar responsável pela substituição ou reparação do relvado do estádio após os concertos dos Coldplay, em maio, e vai isentar a promotora dos espetáculos, a Everything is New, de qualquer taxa.

Luís Represas atua na Semana do Concelho de Machico
O cantor e compositor Luís Represas irá dar um Concerto em Machico, no Largo da Praça, no próximo dia 13 de maio, sábado.

Cinema é novidade na Feira do Livro de Santa Cruz (áudio)
O cinema é uma das novidades da Feira do Livro de Santa Cruz, entre os próximos dias 20 a 25, na promenade dos Reis Magos, no Caniço. Além dos livros, há música, teatro e outras artes. A escritora Patrícia Portela é um nome em destaque, a liberdade de abril é celebrada com as canções de Fernando Tordo.

Casa do Povo organizou «jogos da quaresma» no Largo da Achada (vídeo)
O presidente do Grupo Folclórico da Camacha defende a criação de uma disciplina, nas escolas, dedicada ao folclore.

Funchal recebeu a estreia da peça «Colheres de Prata» (vídeo)
Um trabalho de Rosa Coutinho Cabral, que presta homenagem à escritora açoriana Natália Correia.

Novo centro cultural de investigação do Funchal abre em setembro (áudio)
O novo centro cultural e de investigação do Funchal, no antigo matadouro, vai abrir em setembro. Um calendário adiantado à Antena 1 pelo presidente da Câmara do Funchal. O espaço vai juntar a cultura e a tecnologia. O investimento total no novo centro cultural e de investigação do Funchal ascende a 10 milhões de euros, dos quais 5 milhões financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência.