O alemão foi o maestro e solista convidado para o concerto de abertura da temporada artística da Orquestra Clássica da Madeira.
As histórias tradicionais madeirenses vão ser ouvidas nos Emirados Árabes Unidos, num encontro de contadores de histórias que acontece entre 24 e 27 deste mês. O tema do encontro que decorre em Sharjah, capital cultural dos Emirados, são os contos das mil e uma noites. A madeirense Sofia Maul, relatou à jornalista Lília Mata, que pretende encontrar pontos de contacto entre essas histórias e a tradição portuguesa e madeirense.
“O século dos prodígios", de Onésimo Teotónio de Almeida, já recebeu, em novembro do ano passado, o Prémio História da Presença de Portugal no Mundo, da Academia Portuguesa de História, foi também distinguido com o Prémio Mariano Gago da Sociedade Portuguesa de Autores e, em setembro, com o Prémio John dos Passos 2019, instituído pela Região Autónoma da Madeira.
Nesta temporada artística, a Orquestra Clássica da Madeira vai dar especial atenção aos compositores e músicos portugueses.
Os concertos estão marcados para o Funchal, Machico, Ponta de Sol e Porto Santo.
O volume zero do Dicionário Enciclopédico Madeirense é dedicado a 40 empreendedores do passado, do presente e do futuro.
A Arte na Rota do Ouro Branco é o roteiro onde estão inventariados 58 edifícios de arquitetura religiosa e mais de 200 peças espalhadas por toda a Madeira.
Desmistificar conceitos e levar os mais jovens a entenderem porque é que se pagam impostos é o objetivo do livro "A joaninha e os impostos". Um livro infantil que faz parte de um projeto internacional que pretende contribuir para a educação fiscal das crianças.
"Cartas de fora" é a longa-metragem de Luís Miguel Jardim que se estreia na terça-feira no Centro de Congressos do Funchal e que narra aspetos da vida da Madeira, em meados do século XX.
A região está a desenvolver uma rede de solares visitáveis, que após recuperados são abertos ao público. O mais recente é o Solar de São Cristóvão, em Machico. Um circuito de museologia oferece ao público um pouco da história do edifício.
As críticas foram para a data escolhida e a falta de público. 'Machico em Festa' juntou música, arte circense e um espetáculo piromusical e de multimédia. O evento está inserido nas Comemorações dos 600 anos da Descoberta da Madeira e do Porto Santo.
É o quarto livro do escritor lusodescendente.
A procissão por mar é este ano comandada pelo atuneiro "A Baía do Funchal" que transporta a imagem de Nossa Senhora da Piedade.
Em Novembro o Porto Santo recebe um congresso centrado na figura de Cristóvão Colombo, no âmbito das celebrações dos 30 anos da Casa Colombo. O Festival Colombo atrai cada vez mais visitantes. A ocupação hoteleira na ilha dourada é superior aos 90%.
O açoriano venceu a edição de 2019 com a obra "O Século dos Prodígios: a Ciência no Portugal da Expansão". O escritor leva para casa um prémio de 7 mil euros.
Decorre no Centro Cultural John dos Passos o Congresso Internacional sobre o escritor de origem madeirense John dos Passos, com a presença da filha e do neto do autor.
15 artesãos da Ponta do Sol foram desafiados a criar uma peça com o tema dos 600 anos da Madeira e do Porto Santo. Os trabalhos fazem parte de uma exposição organizada pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura no Centro Cultural John dos Passos. Mirla Fernandes, da organização, explica esta união entre o artesanato e a fotografia.
A vida e a obra de John dos Passos são o tema de um congresso internacional que decorre na Ponta do Sol. O romancista norte-americano tem raízes na Madeira, terra do avô, que emigrou para os Estados Unidos. Desde então a família manteve sempre uma ligação à Madeira. O jornalista Paulo Santos desvenda um pouco da vida e obra de John dos Passos.