Cultura

Madeirense exibe curta-metragem em Nova Iorque (vídeo)
A curta-metragem "Cacos", do jovem realizador João Brás, vai ser exibida em Nova Iorque, no Twenty one Island International Short Film Fest. O madeirense dá a conhecer os novos projetos que vai realizar este ano

Madeirense é referência mundial nas artes plásticas (vídeo)
Morreu a artista plástica madeirense Lourdes Castro. Várias vezes premiada é descrita pelo presidente da República como uma das mais inconfundíveis artistas portuguesas. Morreu hoje aos 91 anos no Funchal.

Determinante na arte moderna e contemporânea (áudio)
Sucedem-se as palavras de pesar e de reconhecimento da obra de Lourdes de Castro. A artista plástica madeirense morreu hoje aos 91 anos na ilha onde nasceu. Lourdes de Castro é uma figura incontornável das artes plásticas, sobretudo na europa e a nível internacional. Carlos Valente, historiador de arte na Universidade da Madeira, destaca o papel da artista madeirense nos movimentos de arte moderna e contemporânea, sobretudo no experimentalismo e no novo realismo francês dos anos 60

Marcelo homenageia Lourdes Castro
O Presidente da República e o presidente da Assembleia da República manifestaram hoje o seu pesar pela morte da artista plástica madeirense, Lourdes Castro, aos 91 anos.

Albuquerque e Rodrigues homenageiam artista plástica
Presidente da Assembleia Legislativa e presidente do Governo da Madeira recordam o prestigio e a importância de Lourdes Castro na cultura portuguesa

Primeiro-ministro recorda artista singular e surpreendente
O primeiro-ministro, António Costa, manifestou hoje "enorme tristeza" pela morte da artista plástica madeirense Lourdes Castro, aos 91 anos, que recordou como uma "artista singular e surpreendente".

As subtilezas da sombra de uma madeirense de vulto
As subtilezas e movimentos da sombra foram tema de eleição da artista plástica portuguesa Lourdes Castro, que morreu hoje, aos 91 anos, deixando uma obra pioneira, que conta com a fundação do grupo artístico e da revista "KWY", em França.

Morreu Lourdes Castro
Faleceu Lourdes Castro, artista plástica madeirense, mas amplamente (re)conhecida no panorama nacional como figura de proa na arte portuguesa comtemporânea.

Morreu um ícone na emancipação negra
O ator norte-americano Sidney Poitier, primeiro ator negro a receber um Óscar, pela participação no filme "Os Lírios do Campo" (1963), morreu aos 94 anos, anunciou hoje o vice-primeiro-ministro das Bahamas, Chester Cooper.

Concurso de Cordofones Tradicionais
As inscrições decorrem até ao dia 14 de janeiro de 2022.

Varrer dos Armários na Torre do Capitão
Estão previstas várias atividades nos dias 14 e 15 de janeiro.

Cantar dos reis recupera tocadores de búzios (vídeo)
Cinco casas do povo garantiram o cantar dos reis na placa central. Foi o recriar de uma velha tradição madeirense, onde não faltaram os tocadores de búzios.

Cantar dos Reis na Placa Central (vídeo)
Hoje é véspera de reis, dia de cantar de porta em porta. Este ano, no Funchal, o palco dos cantares é a placa central da Avenida Arriaga

Baltazar Dias recebe a BoCA
O Teatro Municipal Baltazar Dias abre 2022 com espetáculo da Bienal de Artes Contemporâneas, a BoCa.

Orquestra brinda 2022 com um concerto (vídeo)
A Orquestra Clássica da Madeira entrou no novo ano com um concerto, com a direção do Mestro Ivan- Alexis Christ.

Madeirense nomeado para Festival de Cinema (áudio)
A curta-metragem «Cacos» do realizador madeirense João Brás acaba de ser nomeada para um festival de Cinema que decorre de 9 a 20 de Fevereiro, em Nova Iorque.

Museus perderam meio milhão de visitantes (áudio)
Entre 2011 e 2019, os museus da Madeira perderam mais de meio milhão de visitantes.

«25 dezembro 2020. Um ano depois»
Realiza-se no Centro Comunitário da 1.ª Lombada uma exposição fotográfica/vídeo alusiva à intempérie de 25 de dezembro de 2020, na freguesia de Ponta Delgada.

Recital de flauta transversal e piano no Polo do Conservatório do Bom Jesus
No próximo dia 30 de dezembro, às 18 horas, o Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira acolherá o recital protagonizado pela flautista madeirense Eva Duarte em conjunto com a pianista Iryna Kózina, docente nesta instituição.