O Portimonense averbou hoje a primeira vitória na II Liga portuguesa de futebol, na estreia do técnico Ricardo Pessoa, ao golear em casa o Marítimo, por 5-1, com dois ‘bis’, de Chico Banza e Paulo Vítor.
No encontro da quarta jornada, Paulo Vítor (14 e 79 minutos), Chico Banza (43 e 53) e Elijah Benedict (45+7) marcaram os golos dos algarvios, que não venciam em casa desde 12 de janeiro (1-0 ao Farense, na 17ª jornada da I Liga 2023/24), enquanto Martim Tavares assinou o golo forasteiro (46).
Após o encontro entre dois candidatos à subida, a equipa de Ricardo Pessoa, que sucedeu esta semana a Sérgio Vieira, subiu ao sexto lugar da tabela, com cinco pontos, igualando a formação madeirense, que sofreu o primeiro desaire da temporada.
Na primeira parte, o Portimonense — com sete alterações no ‘onze’ — mostrou-se eficaz a aproveitar mortíferos contra-ataques, enquanto o Marítimo desperdiçou três excelentes ocasiões, a primeira logo a abrir, por Patrick, aos dois minutos.
O extremo brasileiro Paulo Vítor marcou na primeira transição perigosa dos algarvios, aos 14 minutos, assistido pelo dianteiro nigeriano Elijah Benedict, com os maritimistas a desperdiçarem o empate duas vezes na mesma jogada, aos 29, por Euller e Carlos Daniel.
O final de primeira parte trouxe mais dois golos em contra-ataque para os anfitriões, com o angolano Chico Banza a assinar um ‘chapéu’ perfeito’ à saída de Gonçalo Tabuaço e a assistir Elijah Benedict para o 3-0.
Martim Tavares reduziu na primeira jogada da segunda metade, mas a reação madeirense ‘morreu’ aos 53 minutos, com o ‘bis’ de Chico Banza, antes de Paulo Vítor também ‘bisar’, aos 79, definindo o resultado final.