Quatro aviões Canadair provenientes de Itália e França chegam hoje a Portugal para ajudar no combate aos incêndios, ao abrigo do pedido do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, e começam a operar ainda de tarde.
No fim desta semana, a Proteção Civil Regional vai iniciar uma ronda de reuniões com todas as associações humanitárias de Bombeiros da Madeira. O objetivo passa por explicar o novo modelo de financiamento para os bombeiros da Região, explica António Nunes, presidente do Serviço Regional de Proteção Civil.
Durante o Festival Colombo, no Porto Santo, o turismo espera uma ocupação hoteleira a rondar os 90%.
Durante as próximas duas semanas o acesso vai estar condicionado para uma intervenção técnica.
O novo responsável por aquela infraestrutura militar diz que o principal desafio será lidar com novos equipamentos e liderar uma equipa de 17 elementos.
O Presidente da República e o primeiro-ministro estão desde perto das 20:00 na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a acompanhar a evolução do combate aos incêndios, confirmou a Lusa no local.
Os incêndios de agosto, na Madeira, foram um dos temas de discussão do simpósio sobre vegetação. No maior evento biológico alguma vez realizado na região participam 300 investigadores.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) disse que a chuva que caiu durante o verão contribuiu para “alimentar os pastos para as chamas”, avançando que os incêndios de hoje fazem lembrar o que aconteceu em outubro de 2017.
Perto de cinco mil operacionais combatiam às 17:40 de hoje os 126 incêndios ativos em Portugal Continental, sendo o que deflagrou no domingo no concelho de Oliveira de Azeméis aquele que mobiliza mais meios, segundo a Proteção Civil.
O incêndio que lavra desde as 10:53 em Baião, no distrito do Porto, já terá consumido várias habitações e é considerado um dos maiores de sempre no concelho, segundo o presidente da câmara, Paulo Pereira.
Hoje no ‘Madeirenses Como Nós’ damos voz a Sandra Abreu. Já tinha o curso de direito quando foi para a Suíça, mas teve de estudar outra vez, porque as leis são diferentes. Agora é jurista no setor bancário, na cidade de Genebra.
Um militar de 25 anos morreu hoje na base aérea de Maceda, em Ovar, distrito de Aveiro, após ter sido atingido por um pneu de um helicóptero em movimento, disse à Lusa fonte dos Bombeiros de Esmoriz.
Trata-se do MSC Virtuosa, que trazia a bordo mais de 3.000 passageiros.
Duas pessoas morreram hoje nos incêndios de Sever do Vouga e Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, disse à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O alerta é do antigo presidente do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza. Miguel Sequeira que diz que falta educar para a literacia verde.
Através da colocação de câmaras nos ninhos, os técnicos do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza conseguem controlar e vigiar o comportamento das aves endémicas que desde março estão em período de reprodução.
O comandante dos Bombeiros Mistos da Ribeira Brava e Ponta do Sol admite que nem tudo foi perfeito e que existem vários aspetos que terão de ser melhorados em incêndios futuros.
Portugal vai receber quatro meios aéreos para combater os incêndios que lavram no país ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, disse hoje à Lusa fonte do Ministério da Administração Interna (MAI).