Sociedade

Todas as regiões do país com níveis elevados de exposição aos UV
Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e dos Açores apresentam hoje um risco 'muito elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Secretário da Educação garante que há condições para continuar com a Escola Hoteleira
Jorge Carvalho foi ouvido na Comissão de Inquérito à “Escola Hoteleira”.

Polícia francesa dispara sobre homem na Catedral de Notre-Dame de Paris
Um polícia foi forçado esta tarde a disparar sobre um homem depois de ter sido vítima de um ataque com um martelo. O agressor foi neutralizado. Os dois apresentam ferimentos ligeiros.

Reciclagem dá descontos no fim do mês a 76 instituições
Entre maio de 2016 e abril de 2017, a câmara do Funchal realizou 187 quantificações e caracterizações físicas a 157 entidades do concelho. 76 tiveram bonificação da taxa de gestão de resíduos sólidos, em virtude dos bons ou muito bons índices de recolha seletiva. Foi uma redução total de cerca de 50.000€ na conta da água das empresas e instituições que apostaram na reciclagem.

Se todos fossem como os portugueses, recursos do planeta acabavam
Associação ZERO chama a atenção aos portugueses para o uso excessivo de recursos naturais.

Pedro Teixeira integra a missão de observadores da União Europeia nas eleições legislativas de Timor-Leste

Milhares de Venezuelanos junta-se num `mega protesto` nas ruas de Caracas
Oposição apela à luta e continua a pedir democracia para a Venezuela. Os dados referem 80 mortos em 66 dias de protestos.

Arquiteto critica obras feitas nas ribeiras do Funchal
Fernando Pessoa afirma que há arrogância e incompetência nas ribeiras do Funchal.

Cáritas portuguesa vai responder ao pedido de ajuda da Cáritas da Venezuela
A Cáritas Portuguesa anunciou hoje que vai responder positivamente ao apelo da Cáritas da Venezuela, que na sexta-feira pediu apoio para as crianças venezuelanas e os portugueses que sofrem no país sul-americano por falta de medicamentos.

Fernando Pessoa, arquiteto, critica intervenções feitas nas ribeiras do Funchal
O arquiteto paisagista, Fernando Pessoa afirma que há arrogância e incompetência nas intervenções realizadas nas ribeiras do Funchal. Fernando pessoa defendeu em 1968 a criação do parque natural da Madeira e fez parte da comissão administrativa da Reserva Natural das Selvagens. De acordo com o arquiteto paisagista as técnicas mais antigas resultam mas são postas de lado. A reportagem é do Jornalista David Sousa.

“Mega Protesto” com 15 manifestações em lugares diferentes da cidade de Caracas
Na Venezuela os protestos voltaram há rua. Já se contabilizam 65 mortos. Hoje a oposição convocou as manifestações para 15 locais diferentes da capital, Caracas, como nos conta aqui o jornalista Pedro Sá Guerra.

Polícia Marítima e ANACOM fiscalizam estações rádio de embarcações
As ações de fiscalização decorreram na Calheta, Funchal e Caniçal e detetaram apenas uma irregularidade.

GNR aprendeu no ano passado 200 mil euros de material contrafeito
Entre 2015 e 2016 a Guarda Nacional Republicana registou o dobro dos autos. Em 2015 o valor da mercadoria falsificada apreendida foi de 30 mil euros e no ano passado foi superior a 200 mil euros.

Português que está entre os 50 melhores professores do mundo destaca importância das novas tecnologias para o ensino
O professor João Couvaneiro, que está nomeado para o Global Teacher Prize 2017, acredita que num futuro próximo, as novas tecnologias vão alterar a forma de ensinar na sala de aula. Acrescenta que no próximo ano lectivo 190 escolas do país vão pôr em prática o projeto de flexibilidade curricular.

Venezuela garante ajuda aos comerciantes portugueses afetados por vandalismo
O Secretário dos Assuntos Parlamentares e Europeus ouviu do governo venezuelano a promessa de ajuda aos comerciantes portugueses que viram recentemente os seus negócios assaltados e saqueados. Na entrevista à RTP Madeira, no Telejornal Madeira deste domingo, Sérgio Marques diz que se mantiver a situação é natural que aumente o fluxo de regresso de emigrantes da Venezuela e que a esta realidade impõe "que nos organizemos para receber da melhor maneira quem quer regressar à Madeira".

Cáritas pede a Portugal que apoie crianças e pessoas sem acesso a medicamentos
A Cáritas Venezuela lançou na sexta-feira um apelo à Cáritas de Portugal para que apoie as crianças venezuelanas e também os portugueses cujas doenças se agravaram pela falta de medicamentos no país.

Autoridade Marítima reforça vigilância nas Selvagens com ativação de uma câmara de vídeo
Um sensor eletro-ótico (câmara) foi ativado na Selvagem Pequena para monitorizar a atividade marítima junto daquela ilha, situada a cerca de 300 quilómetros a sul da Madeira, sem necessidade de presença humana, informou a Autoridade Marítima Nacional.