A Câmara Municipal do Funchal (PSD/CDS-PP), na Madeira, conta com um orçamento de 150 milhões de euros para 2025, mais nove milhões face ao previsto para este ano, anunciou hoje a presidente do município, Cristina Pedra.
Portugal vai contribuir com 300 mil dólares anuais para a nova Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, hoje lançada pelo presidente do Brasil na cimeira do G20, no Rio de Janeiro, anunciou o primeiro-ministro, Luís Montenegro.
Portugal já utilizou 80% da quota de pesca de peixe-espada-preto e estas capturas podem vir a ser proibidas, avisou a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
O diretor da unidade operacional de intervenção em comportamentos aditivos e dependências considera que a alteração à lei da droga está a dificultar a ação policial de combate ao tráfico e manifesta preocupação com a proliferação das substâncias psicoativas na Madeira. Nélson Carvalho também foi ouvido na comissão especializada de saúde e proteção civil, no parlamento regional, para prestar "esclarecimentos sobre os programas de combate e dissuasão do consumo de drogas e substâncias psicoativas na RAM".
O PSD Madeira apresentou hoje 19 propostas de alteração ou adiamento ao Orçamento do Estado (OE) para 2025, uma das quais sobre a ligação marítima entre a Madeira e o continente, que é assumida pela primeira vez no OE.
O chanceler alemão, Olaf Scholz, afirmou que “não aceitará uma paz ditada pela Rússia” na Ucrânia e frisou ser necessário “ter cuidado com soluções falsas que só contêm paz no nome”.
A Aliança Global contra a fome foi hoje oficialmente lançada na abertura da Cimeira do G20, com o Presidente brasileiro, Lula da Silva, a afirmar que os líderes devem lutar para “acabar com essa chaga que envergonha a humanidade”.
O Presidente da República participa na quinta-feira na apresentação do programa do centenário do nascimento do antigo chefe de Estado Mário Soares e a Assembleia da República realiza em 6 de dezembro uma sessão solene de homenagem.
O líder da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, afirmou hoje não saber o que é que o presidente do INEM e a secretária de Estado da Gestão da Saúde "ainda estão a fazer" nos cargos.
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) reiterou hoje, em Castelo Branco, que não faz sentido falar da privatização da TAP e que seria um erro vender uma empresa que está a dar lucro.
Cláudia Monteiro de Aguiar pede especial atenção da comissão europeia para as regiões ultraperiféricas no que se refere à captura do atum patudo e goraz.
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, considerou hoje "inaudito" que a oposição proponha, em sede da discussão orçamental na especialidade, a manutenção da publicidade na RTP, mas desdramatizou a possibilidade desta medida do Governo ser revertida.
O secretário regional do turismo indica algumas das particularidades dos concursos que atingiram os 3,6 milhões de euros.
A comissão política do Juntos Pelo Povo decidiu, por unanimidade, aprovar a moção de censura ao governo regional da Madeira apresentada pelo Chega, cuja votação está marcada para 17 de dezembro.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, inicia hoje a sua primeira deslocação ao Brasil e intervém na cimeira de chefes de Estado e do Governo do G20, no Rio de Janeiro, na qual participa como país convidado do Brasil.
O PS diz que apoios "ilegais" da Zona Franca deviam ser canalizadas para a construção de habitação. O partido esteve junto ao novo empreendimento habitacional, em São Gonçalo, cuja obra está parada.
A eleição de Donald Trump pode impactar as exportações de Vinho da Madeira para os Estados Unidos. O Instituto do Vinho da Madeira aguarda com atenção as futuras políticas comerciais.
O Juntos pelo Povo formalizou hoje o sentido de voto em relação à moção de censura ao governo apresentada pelo Chega. A comissão política do JPP esteve reunida a esta hora, confirmando o que já se sabia; voto a favor da moção do Chega
As negociações para a revisão da carreira dos técnicos superiores de diagnóstico estão em andamento. A garantia é do secretário regional da Saúde que revela que as alterações estão a ser analisadas e deverão ser incluídas no orçamento regional de 2025.