Notícias
Orçamento do Estado contempla 300 mil euros para obras no tribunal de Santa Cruz (áudio)
Anunciou esta tarde a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, que está de visita à Madeira. O inicio das obras ainda não está calendarizado.
Aumentos de 10 % e a atribuição de 100 euros a todos os trabalhadores (vídeo)
O Sindicato dos Trabalhadores do comércio, escritório e serviços pede aumentos de 10 % e a atribuição de 100 euros a todos os trabalhadores, para fazer face à inflação. A reivindicação insere-se na semana de luta nacional promovida pela CGTP.
Fernando Medina espera crescimento do PIB no 4.º trimestre
O ministro das Finanças, Fernando Medina, afirmou hoje que espera um crescimento positivo da economia portuguesa no quarto trimestre de 2022, o que irá melhorar as circunstâncias de entrada em 2023, em que aponta para um crescimento de 1,3%.
Câmara prepara segunda habitação para sem abrigo (vídeo)
A Câmara do Funchal já tem em vista uma segunda habitação para acolher pessoas em situação de sem abrigo. Pedro Calado visitou a primeira casa do projeto de habitação solidária, que passa a acolher quatro homens.
Orçamento responsável e credível para superar a crise (vídeo)
Arrancou esta manhã no Parlamento Regional a apresentação e debate da proposta de Orçamento e Plano de Investimento para 2023. O secretário com a pasta das Finanças fala num documento responsável, credível e pensado nos efeitos provocados pela guerra na Ucrânia
Oposição fala numa proposta que não beneficia as famílias (vídeo)
Este é o último orçamento apresentado pelo executivo de Albuquerque antes das eleições regionais de 2023. A oposição fala numa proposta que não beneficia as famílias. Alguns partidos acusam o governo de não querer reduzir a taxa de IVA na Madeira
SEF já regularizou mais de 2.100 menores estrangeiros a estudar em Portugal
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) já regularizou 2.110 menores estrangeiros em situação irregular a estudar em Portugal desde 2010, ao abrigo do programa “SEF Vai à Escola”, revelou hoje este serviço de segurança.
Amorim prepara Marítimo e diz que «cinco vitórias seguidas também não é assim nada de especial»
O treinador do Sporting, Rúben Amorim, assumiu hoje o objetivo de vencer o Marítimo na terça-feira, para ganhar confiança, apesar de ter a qualificação para os quartos de final da Taça da Liga de futebol praticamente garantida.
Marcelo diz que ninguém ganha ou perde eleições por causa do programa educativo
O Presidente da República considerou hoje que ninguém ganha ou perde eleições por causa do programa educativo, reconhecendo que na escala de prioridades dos votantes a educação nunca passa do sexto ou sétimo lugar.
Governo Regional assume Orçamento para 2023 «com alma e ambição» (áudio)
Com forte pendor social, com o maior investimento de sempre nas áreas sociais, o valor do orçamento regional para 2023 é de 2071 milhões de euros. O desagravamento fiscal deverá abranger 82 por cento dos agregados familiares, no entanto estes argumentos não convencem a oposição.
«Ter as entidades fechadas no seu casulo não serve de nada» (áudio)
O presidente da Câmara Municipal do Funchal continua a defender o patrulhamento das várias forças de segurança, para conter os problemas relacionados com as drogas.
Marcelo pondera argumentos da Assembleia da Madeira contra aprovação da eutanásia (áudio)
O presidente da República vai ponderar os argumentos da Assembleia Legislativa da Madeira contra a aprovação da Lei da Morte Medicamente Assistida. O Parlamento Regional enviou uma carta ao presidente da República, dizendo que a Lei viola a constituição, porque as assembleias regionais não foram ouvidas e porque a saúde na Madeira está regionalizada. Marcelo Rebelo de Sousa confirma ter recebido a carta e um telefonema do presidente do parlamento regional e diz que vai pesar esse e outros argumentos.
Governo concede tolerância de ponto nos próximos dias 23 e 30
O Governo decidiu conceder tolerância de ponto nos dias 23 e 30 de dezembro aos trabalhadores que exercem funções públicas no Estado, segundo um despacho já assinado pelo primeiro-ministro, António Costa.
PS propõe que o salário mínimo de 817 euros (vídeo)
O PS propõe que o salário mínimo na Madeira seja fixado, no próximo ano, nos 817 euros. É uma subida de 7,5% em relação ao atual salário que está nos 723 euros.
Sensores nos semáforos para agilizar trânsito no Funchal (áudio)
O presidente da Câmara Municipal do Funchal admite problemas de trânsito na cidade, sobretudo no Centro Histórico. Pedro Calado diz que é consequência dos recordes no turismo que resultam numa maior circulação automóvel mas também de obras que estão a decorrer e que condicionam o trânsito em algumas ruas.
Mercado de Santa Cruz vai entrar em obras em 2024 (vídeo)
O Mercado de Santa Cruz vai entrar em obras em 2024. A autarquia diz estar a estar a estudar as alternativas para colocar os comerciantes enquanto decorrem os trabalhos. Uma promessa deixada pelo autarca durante a noite do mercado de Santa Cruz.
Espanha, Portugal e França propuseram quotas de pesca plurianuais
Espanha, Portugal e França propuseram hoje em Bruxelas que se comecem a fixar totais admissíveis de captura e quotas de pesca nas águas da União Europeia durante vários anos, com o objetivo de dar maior segurança ao setor.
Sindicato acusa TAP de marcar falta por greve
O sindicato dos tripulantes de cabine acusou hoje a TAP de marcar falta por greve a trabalhadores de folga, em dias de serviço livre ou assistências que não foram acionadas, lamentando o “intuito persecutório” da empresa.
Vandalismo na obra da levada da Rocha Vermelha (áudio)
O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza ainda não conseguiu chegar aos autores dos atos de vandalismo na obra da levada da Rocha Vermelha, na Zona do Rabaçal. No passado dia 28 de Novembro foram destruídos dezenas de maciços em betão de suporte de prumos de guarda do percurso pedestre e furtados pelo menos 21 desses prumos.
Calado destaca investimento autárquico no Mercado dos Lavradores (áudio)
O presidente da Câmara do Funchal visitou esta manhã o Natal na Praça. Pedro Calado realça o impacto da iniciativa que, segundo o próprio, já tinha registado mais de 1200 visitas até às 11 horas desta manhã. Realça também o investimento autárquico no Mercado dos Lavradores. São 37 expositores recheados de iguarias típicas do Natal. Broas, licores, bolos e outros produtos para comprar e até às 9 da noite.