Notícias

Portugal com número interessante de projetos de combustível sustentável na aviação
O ministro das Infraestruturas, João Galamba, afirmou hoje que há «um número interessante de projetos» para produzir combustível sustentável para a aviação em Portugal, sinalizando o objetivo de a TAP aproveitar as oportunidades neste processo de transição energética.

Turistas perdidos nas serras da Madeira levaram a operações de resgate
Duas operações de resgate ontem ao fim do dia e já esta madrugada para encontrar turistas nas serras da Madeira.

Estudo revela que 86% dos jovens portugueses estão viciados nas redes sociais
Um estudo sobre o impacto das redes sociais na saúde mental revelou que 86% dos jovens portugueses admitem estar viciados nestas plataformas, um valor superior à média europeia (78%), e 90% já as utilizam desde os 13 anos.

Vem aí chuva intensa e aguaceiros até a próxima semana (vídeo)
Vem aí chuva. E os aguaceiros vão continuar na Região até a próxima semana. A partir desta quarta e quinta-feira, a chuva será mais intensa.

Câmara de Lobos prepara festa de São Pedro (vídeo)
As ruas da vila de Câmara de Lobos já começaram a ser enfeitadas para o São Pedro. Uma iniciativa que junta várias instituições do concelho e que atrai muitos visitantes.

Emigrantes querem falar do aumento da criminalidade a Marcelo (vídeo)
O aumento da criminalidade na África do Sul e a situação socioeconómica do pais poderão ser alguns dos temas que a comunidade lusa vai abordar nas celebrações do dia de Portugal em Joanesburgo. A convicção é do conselheiro das comunidades madeirenses, José Nascimento, preocupado com o aumento dos sequestros.

Morreu o músico Elísio Donas dos Ornatos Violeta
O músico português Elísio Donas, dos Ornatos Violeta, morreu no domingo em Olhão (Faro), aos 48 anos, na sequência de doença súbita, disse hoje à agência Lusa o agente da banda, Artur Figueiredo.

Buscas por jovem desaparecido no mar na zona do Calhau de São Jorge interrompidas
As buscas pelo jovem de 25 anos, que desapareceu no mar no passado dia 27 de maio, na zona do Calhau de São Jorge, no concelho de Santana, na ilha da Madeira, foram interrompidas na tarde de hoje sem que se tivesse encontrado a vítima.

Entrada da Via Rápida no Aeroporto sentido Machico – Ribeira Brava encerrada durante a noite
A via será encerrada para obras.

Greve dos funcionários judiciais com 90% de adesão no primeiro dia
A adesão ao primeiro dia da nova greve, num modelo não tradicional, convocada pelo Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) rondou os 90%, de acordo com a estrutura sindical.

Maioria dos alunos não terminou prova de aferição no tempo estipulado por problemas técnicos
A maioria dos alunos não conseguiu realizar a prova de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no tempo estipulado, segundo um levantamento feito por professores de informática, que relataram problemas técnicos durante a prova digital.

PSP envolve mais de 10.000 polícias na segurança e policiamento da Jornada Mundial da Juventude
Mais de 10.000 elementos da Polícia de Segurança Pública vão estar mobilizados para a segurança e policiamento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza em Lisboa na primeira semana de agosto, revelou hoje o diretor nacional da PSP.

Novos limites às comissões bancárias entram em vigor terça-feira
Os novos limites às comissões bancárias entram em vigor terça-feira, após ter sido publicada a lei que, nomeadamente, impede os bancos de cobrarem por fotocópias de documentos ou por mudança de titular de conta em caso de morte.

Falta de autonomia é ameaça à democracia do sistema educativo (vídeo)
A falta de autonomia nas escolas pode estar a ameaçar a democracia do sistema educativo. A opinião é do professor catedrático da Universidade do Minho, Licínio Lima, que abordou o tema numa conferência na Escola Jaime Moniz.

Perímetro de buscas alargado para tentar encontrar jovem desaparecido em S. Jorge (áudio)
Foi alargado o perímetro das buscas para tentar encontrar o jovem desaparecido, depois de ter caído ao mar no último sábado, no cais de São Jorge. Apesar do alargamento do perímetro das buscas e também do reforço de meios, até agora continua a não haver indícios do jovem.

PSD propõe na AR distinção entre consumidor e traficante nas novas drogas (áudio)
O PSD vai propor à Assembleia da República que exista uma distinção entre consumidor e traficante, no que toca às novas substâncias psicoativas. Sara Madruga da Costa, deputada social democrata no parlamento nacional, diz que essa diferença já existe nas drogas tradicionais. Nelson Carvalho, diretor da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências diz que esta distinção vai trazer mais apoio aos consumidores . Ao nível mundial, até novembro do ano passado estavam registadas 1.152 novas substâncias psicoativas, enquanto na Europa, até ao final de 2022, eram 915.

Nova aplicação de emergência pré-hospitalar da Proteção Civil para agilizar procedimentos (áudio)
Agilizar procedimentos e tornar o socorro mais rápido e eficaz na Madeira é o objetivo da nova aplicação de emergência pré-hospitalar da Proteção Civil Regional. Esta vai permitir a geolocalizacão das vítimas em tempo real e melhorar a comunicação entre os intervenientes, desde o pedido de alerta até ao transporte e entrega da vítima no hospital. A aplicação vai ser instalada de forma faseada pelas corporações de bombeiros da Região. Para já o sistema vai utilizar a rede 4G.

Comparticipação de bombas de insulina vai ser discutida quinta-feira no parlamento
Uma proposta de decreto-lei do BE sobre comparticipação de bombas de insulina automáticas em Portugal vai ser discutida na quinta-feira no parlamento.

Grupo Wagner propõe zona de segurança fronteiriça para proteger Rússia de inimigos
O chefe do grupo de mercenários Wagner propôs hoje a criação de uma faixa de segurança de 30 quilómetros de largura na fronteira Rússia-Ucrânia, ao abrigo de um plano para proteger as regiões fronteiriças russas de ataques inimigos.

Fenprof diz que Governo quer limitar ainda mais quotas de avaliação dos professores
O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) acusou hoje o Ministério da Educação de andar a “rapar o tacho” para conseguir reduzir ainda mais o número de docentes avaliados com as notas mais altas.