Notícias

Portugal com mais de 85% das reservas de gás natural
O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, afirmou hoje que Portugal tem 85% das reservas de gás natural, sem contar ainda com o último navio que chegou a Sines nos últimos dias.

Ucranianos na Madeira apoiados pelo SEF (vídeo)
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras criou um balcão de atendimento dedicado exclusivamente aos ucranianos. Vários cidadãos passaram pelo serviço, alguns querem realmente ficar por cá, outros gostavam de voltar, quando for possível.

Eletricidade vai subir cerca de 3% na Região (áudio)
A guerra no leste da europa levou ao aumento nos mercados energéticos.

Preços na produção industrial sobem em janeiro mais de 30%
Os preços na produção industrial tiveram, em janeiro, o sexto aumento homólogo consecutivo ao subirem 30,6% na zona euro e 30,3% na União Europeia (UE), impulsionados pelo setor da energia, divulga hoje o Eurostat.

Incentivo à sustentabilidade através de produtos locais (áudio)
A Madeira precisa de implementar incentivos direcionados à sustentabilidade incentivando, por exemplo, o consumo de comida e de produtos locais.

Começa hoje a campanha «Taxa Zero ao Volante» (áudio)
A iniciativa é da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, da Direção Regional de Economia e Transportes Terrestres e da Polícia de Segurança Pública.

Binter com voos extraordinários (áudio)
A companhia vai aumentar o número de voos entre a Madeira e as ilhas Canárias durante a semana Santa.

Galp suspende compras de produtos petrolíferos russos
A Galp anunciou hoje que suspendeu a compra de produtos petrolíferos russos e lamentou os «atos de agressão contra o povo ucraniano», segundo um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

UE concretiza exclusão de 7 bancos russos do sistema SWIFT
A União Europeia adotou hoje a decisão de excluir sete grandes bancos russos do sistema de internacional de comunicações bancárias SWIFT, acordada com Estados Unidos e Reino Unido no quadro das sanções aplicadas à Rússia pela invasão da Ucrânia.

Eletricidade sobe 34% no mercado grossista ibérico
O preço da eletricidade no mercado ibérico grossista deverá subir 34,44% na quinta-feira, em relação a hoje, e chegará a 341,52 euros por megawatt-hora (MWh) em média diária, o valor mais alto deste ano.

Valor mediano de avaliação bancária de habitação cresceu na Madeira
De acordo com os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em janeiro de 2022, o valor mediano de avaliação bancária de habitação na RAM situou-se nos 1 294 euros/m2, tendo registado um acréscimo de 1,8% em relação ao mês precedente e de 10,9% face ao mesmo mês do ano anterior.

Hotelaria com cancelamentos da Ucrânia e Rússia (áudio)
O conflito entre a Rússia e a Ucrânia está a afetar as reservas na hotelaria madeirense.

Sanções à Rússia causam maior inflação e mais custos energéticos na UE
A Comissão Europeia admitiu hoje que as sanções da União Europeia (UE) à Rússia, com congelamento de ativos financeiros e expulsão da Rússia do Swift, terão «custos para economia» comunitária, como maior inflação e subida nos preços energéticos.

Número de refugiados sobe para 836 mil pessoas
O número de refugiados da Ucrânia para países vizinhos atingiu as 836.000 pessoas, de acordo com o mais recente balanço do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, hoje divulgado.

Petróleo da OPEP atinge novo máximo desde julho de 2014
Os preços do petróleo da OPEP subiram para 103,89 dólares por barril na terça-feira, mais 4,7% (4,67 dólares) que o valor do dia anterior (99,22 dólares), anunciou hoje o grupo petrolífero baseado em Viena.

Ucrânia: Gás natural atinge máximo histórico
O preço de referência europeu do gás natural, o holandês TTF, disparou hoje para 194,715 euros por megawatt hora (MWh), um máximo histórico, impulsionado pela guerra na Ucrânia, sendo a Rússia um grande produtor e exportador de gás.

Economia russa em queda (vídeo)
As sanções internacionais impostas em resposta à invasão da Ucrânia já estão a ser sentidas na Rússia.

Chefe da diplomacia da UE pede esforços para reduzir dependência do gás russo
O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, defendeu hoje um “forte trabalho” para a Europa reduzir a dependência do gás russo, que com os combustíveis equivale a importações europeias de 600 mil milhões de euros.