Notícias
Inflação em Portugal atingiu os 8,7% em junho (vídeo)
A inflação em Portugal atingiu os 8,7% em junho. É o valor mais alto dos últimos 30 anos. Os produtos energéticos e os alimentos foram os que mais contribuíram para o aumento do custo de vida.
Usar o turismo como exemplo para outros setores (vídeo)
É preciso transpor o impacto positivo do turismo para outros setores da economia regional. Este foi um dos desafios do bastonário da Ordem dos Economistas ouvidos hoje no fórum pequenas e medias empresas global, destinado a debater as estratégias de desenvolvimento económico para a Madeira
Portugal vai receber mais 1.634 milhões de euros devido a quebra do PIB
A Comissão Europeia anunciou hoje que Portugal irá receber mais 1.634 milhões de euros em subvenções no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) do que o anteriormente previsto, devido à variação do PIB.
Taxa de desemprego regional aumenta 0,9%
No 1.º trimestre de 2022, a taxa de desemprego regional fixou-se em 7,5%, o que representa um aumento trimestral de 0,9 pontos percentuais (p.p.) e uma quebra homóloga de 2,1 p.p..
Administrador da CMVM diz que sabe que há urgência no Governo em nomear novo presidente
O administrador da CMVM Rui Pinto disse hoje que o regulador dos mercados financeiros continua a operar de "forma regular", apesar de o presidente estar demissionário, e que há urgência no Ministério das Finanças em nomear um novo presidente.
Setor das rações quer aumento da produção das matérias-primas para Portugal
A Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais (IACA) defendeu hoje que Portugal deve aumentar a produção das matérias-primas da ração animal e tornar-se autossuficiente, devido à subida dos custos provocada sobretudo pela guerra.
Em maio de 2022, o número de dormidas cresceu 25,7% em relação ao mês homólogo de 2019
De acordo com os primeiros dados para o sector de alojamento turístico da Região, referentes ao mês de maio de 2022, estima-se a entrada de 177,6 mil hóspedes que geraram 899,9 mil dormidas, traduzindo variações homólogas muito expressivas, de +262,4% e de +322,1%, respetivamente. Comparativamente a maio de 2019, registaram-se, pela mesma ordem, aumentos de 32,9% e 25,7%.
«O desenvolvimento da Venezuela é diferente da imagem que se tem do país» (áudio)
Há uma imagem diferente, desajustada da realidade, que se tem passado da Venezuela para o exterior. A opinião é de Rui Barreto, à frente de uma missão empresarial que vista o país. O secretário regional da Economia tem mantido diversos encontros com a comunidade e autoridades venezuelanas e deixa uma mensagem de esperança.
Inflação sobe para 8,7% em junho e atinge máximo desde dezembro de 1992
A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 8,7% em junho, face aos 8,0% de maio, o valor mais alto desde dezembro de 1992, estimou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Madeira e Açores com a menor taxa de desemprego entre regiões ultraperiféricas (vídeo)
Em 2021, a Madeira e Açores foram as duas regiões ultraperiféricas com a menor taxa de desemprego. Na Madeira, a taxa rondou os 8 por cento.
Défice de 61,6 milhões na Administração Pública Regional
Até ao final de maio, o saldo consolidado em contabilidade pública dos organismos no perímetro da administração Pública Regional foi deficitário em 61,6 milhões de euros (tendo-se agravado em 12,8 milhões de euros face a maio de 2021).
Escassez de mão de obra no Turismo pode aumentar ordenados dos trabalhadores (áudio)
Face à escassez de mão de obra no sector do Turismo, os empresários terão de aumentar os ordenados dos trabalhadores. Eduardo jesus, secretário regional do Turismo, diz que os grandes grupos de referência na hotelaria madeirense já colocam essa possibilidade.
Valorizações salariais na função pública abrangem 39.750 trabalhadores e custa 37,5 milhões de euros
A FESAP disse hoje que as valorizações salariais na Administração Pública, propostas pelo Governo, abrangem 39.750 trabalhadores e custam 37,5 milhões de euros, sublinhando que parte substancial será absorvida pelo IRS se não forem alteradas as tabelas.
Ryanair está a contribuir de forma significativa para o crescimento do turismo (áudio)
A entrada da Ryanair na rota da Madeira está a contribuir de forma significativa para o crescimento do turismo na Região, este ano. Uma garantia do secretário do turismo, Eduardo Jesus, que participou numa videoconferência promovida pela consultora IPDT, sobre o futuro do turismo.
Região não vai participar no capital social do Banco de Fomento (vídeo)
O secretário das finanças garante que o dinheiro será aplicado diretamente no apoio às empresas. A mudança de prioridades foi explicada à margem de uma conferência sobre instrumentos financeiros, que juntou oito países europeus.
Valores dos contratos de arrendamento continuam a aumentar
Número de novos contratos de arrendamento e o valor por metro quadrado na RAM cresceu face aos trimestres anterior e homólogo.
Região deixa de participar na administração do Banco de Fomento (áudio)
A Região deixou de considerar estratégica a participação na administração do Banco de Fomento para o investimento. Esta manhã, na abertura de uma conferência dedicada aos instrumentos financeiros para a inovação, o secretário regional das Finanças explicou que um protocolo com o banco terá os mesmos resultados e não implica fazer parte do capital.
Secretário regional do Mar e Pescas na Conferência Mundial dos Oceanos
A liderança da Região Autónoma da Madeira, ao nível nacional, nas políticas de proteção do mar é um dos aspetos que o secretário regional de mar e Pescas, Teófilo Cunha, irá realçar na Conferência Mundial dos Oceanos das Nações Unidas, que decorre em Lisboa até sexta-feira.
São Pedro gera negócio no calhau da Ribeira Brava (vídeo)
Feirantes e comerciantes estão com as expectativas altas para as festas de São Pedro. A gastronomia tradicional e as marchas populares são as principais atrações. O primeiro dia ficou marcado por muita procura pelas tradicionais barracas no calhau.
Dormidas em alojamentos turísticos nos Açores em maio superam dados de 2019
O número de dormidas em alojamentos turísticos nos Açores, em maio, superou os valores do mesmo mês em 2019, pré-pandemia de covid-19, de acordo com estimativas do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), divulgadas hoje.