Notícias

Madeirense ajudou Portugal a golear a Nova Zelândia (vídeo)
No futebol feminino Portugal goleou a Nova Zelândia por 5-0. A madeirense Telma Encarnação jogou mas não marcou. Foi o último jogo de preparação antes do play-off de acesso ao Campeonato do Mundo.

Funchal tem dos melhores rácios policias vs residentes (vídeo)
O presidente da Câmara do Funchal lembra às forças de segurança a população flutuante que passa pela cidade. Em causa os dados apresentados pela PSP que dão conta que o Funchal tem dos melhores rácios agentes de segurança e residentes. Hoje foi aprovado o regulamento de funcionamento do Conselho Municipal de Segurança.

Instituições de cariz social realizaram desfile de carnaval solidário (vídeo)
Doze instituições de cariz social realizaram um desfile de carnaval solidário. Fomentar o convívio entre os utentes foi principal objetivo do evento.

PSD elogia as políticas públicas do governo regional (vídeo)
O PSD elogia as políticas públicas do governo regional. O partido destacou as obras numa escola da Ribeira Brava, que permitiram melhorar o espaço para os alunos.

PS quer documentos dos negócios do governo com os grupos económicos (vídeo)
O PS requereu o adiamento das audições parlamentares aos empresários Luis Miguel Sousa e Avelino Farinha. Em causa está a receção de documentos solicitados pelos socialistas no âmbito da comissão que pretende averiguar as acusações que foram feitas por Sérgio Marques sobre o favorecimento do governo a grupos económicos.

CDS quer travar aumento dos preços de bens essenciais (vídeo)
O grupo parlamentar do CDS vai apresentar na Assembleia Legislativa da Madeira uma proposta no sentido de travar o aumento dos preços de bens essenciais. Lopes da Fonseca diz que isso depende do Governo da República.

JPP diz que o governo nada faz pela descida das taxas aeroportuárias (vídeo)
O JPP acusa o governo de nada fazer para rever o contrato de concessão aos aeroportos da Região que estão a cobrar taxas aeroportuárias bem mais altas das do continente. Segundo Élvio Sousa, o contrato celebrado em 2012 visava uma convergência dos valores das taxas no prazo de dez anos. Mas isso ainda não aconteceu.

MUDAS e Museu Henrique e Francisco Franco integram Rede de Arte Contemporânea (áudio)
Dois museus da Madeira - o MUDAS, Museu de Arte Contemporânea, na Calheta, e o Museu Henrique e Francisco Franco, no Funchal, fazem parte, a partir de hoje da rede Portuguesa de Arte Contemporânea. Um dos benefícios desta integração é a possibilidade de se candidatarem a apoios nacionais, da Direção Geral das Artes.

Aprovado regulamento de funcionamento do Conselho Municipal do Funchal (áudio)
O documento vai agora a reunião de câmara e caso seja aprovado é levado à Assembleia Legislativa, em abril. O presidente da câmara, Pedro Calado, explica que este conselho vai permitir atuar de forma direta.

Greve dos funcionários judiciais com adesão superior aos 95% (vídeo)
A greve dos funcionários judiciais a alguns serviços conta com uma adesão superior aos 95%.Os funcionários judiciais pedem o reconhecimento e a dignificação da carreira.

Desde 2005 que há suspeitas de abusos por parte de Anastácio Alves (vídeo)
Em 2005 chegaram às autoridades as primeiras denúncias que envolvem o padre Anastácio Alves em alegados abusos sexuais de crianças. O ex-sacerdote mudou várias vezes de paróquia. Os casos foram incluídos agora no relatório final da comissão independente para os abusos sexuais na igreja.

Anastácio quer ser arguido mas PGR não o podia receber (vídeo)
O ex-padre madeirense acusado de cinco crimes de abuso sexual apresentou-se na Procuradoria Geral da República ontem para ser constituído arguido, mas foi mandado embora em liberdade. Os serviços da PGR responderam que deveria dirigir-se antes ao Tribunal do Funchal. A Procuradoria esclarece que o padre não é alvo de mandado de detenção. Anastácio Alves estava desparecido desde 2018.

Obras de recuperação do Convento de Santa Clara orçadas em 2,3 milhões de euros (áudio)
Já esta tarde, o presidente do Governo Regional visitou as obras do Convento de Santa Clara, que abre a 18 de abril, data assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Miguel Albuquerque explica que as entradas vão custar cinco euros.

Grupo Air France-KLM está interessado na privatização da TAP
O Grupo Air France-KLM está interessado na privatização da TAP. O presidente executivo do grupo diz que as rotas da TAP para o Brasil são extremamente poderosas. O grupo terá que devolver as ajudas de Estado até abril e só então poderá concorrer à privatização da companhia portuguesa. Outros interessados na TAP são a Lufthansa e o grupo detentor da British Airways e da Ibéria

Combustíveis voltam a baixar na semana do Carnaval
A gasolina sem chumbo de 95 octanas baixa três cêntimos, o gasóleo rodoviário passa a custar menos quatro cêntimos e o gasóleo colorido e marcado baixa cinco cêntimos por litro.

Euromilhões tem prémio de 77 milhões de euros
O concurso do Euromilhões desta sexta-feira tem como chave vencedora os números 8, 23, 27, 42 e 45 e as estrelas 1 e 9.

Marítimo recebe o líder do campeonato Sporting (vídeo)
No andebol o Marítimo recebe no sábado o líder do campeonato, o Sporting. Partida onde será homenageado Norberto Correia pela contribuição no clube verde rubro

Albuquerque defende uma discriminação positiva (vídeo)
O presidente do governo defende uma discriminação positiva para determinadas regiões, entre as quais a Madeira, no que respeita aos ‘vistos gold’. Miguel Albuquerque diz que há regiões que necessitam, ainda, do programa e não entende uma decisão com base na realidade de Lisboa e Porto. O presidente do governo falava à margem de uma visita a Empresa Madeira Supremo.

Jogo do Marítimo alterado para as 18h00
O Marítimo tinha encontro marcado com o Portimonense às 15h30, mas devido à alteração do voo, devido ao vento, ambos os clubes acordaram alterar o horário da partida para as 18h00.

PGR manda Anastácio Alves apresentar-se no Funchal (vídeo)
O ex-padre madeirense Anastácio Alves, acusado de cinco crimes de abuso sexual de menores tentou ontem entregar-se à justiça, na Procuradoria Geral da República. O jornal Observador, que avança a notícia, refere que o suspeito foi mandado embora com a indicação de que deveria dirigir-se ao Tribunal do Funchal. Anastácio Alves fugiu de Portugal em 2018 e foi acusado à revelia