Notícias

Silêncio não pode dominar outra vez na igreja (vídeo)
Católicos, leigos e também consagrados juntaram-se na última noite em várias cidades do país, incluindo o Funchal, numa vigilia para pedir perdão às vitimas dos abusos sexuais na igreja. Dizem que fazem parte da igreja e querem o compromisso de não deixar o silêncio dominar outra vez.

Agências de viagens fizeram o segundo melhor Janeiro de sempre
As 597 agências de viagens portuguesas participantes do sistema de intermediação da IATA para a venda de voos realizaram 75,5 milhões de euros em Janeiro com a concretização de 259,1 mil transações, no que foi em valor o segundo melhor primeiro mês de sempre.

Governo aprova sistema de bilhética integrada
O Conselho do Governo, reunido hoje, em plenário, tomou as seguintes resoluções:

Calado considera medida anunciadas inconstitucionais (vídeo)
O presidente da Câmara Municipal do Funchal diz que as medida anunciadas pelo governo da República para a habitação são inconstitucionais. Pedro Calado acredita que as medidas retiram o direito à propriedade privada. Foi desta forma também que o autarca justificou o chumbo às propostas apresentadas pela Coligação Confiança, para a proteção da habitação.

Plano nacional de habitação afasta eleitores do PS (vídeo)
O presidente do governo considera que o plano nacional de habitação e as medidas nele contidas farão com que o eleitorado moderado deixe de votar no Partido Socialista. É a reação a sondagem nacional que dá um empate técnico entre a direita e a esquerda em Portugal. Miguel Albuquerque falava à margem de uma visita à empresa Funchal Vidro.

Madeira quer cota do atum igual ao ano passado (vídeo)
A secretaria regional de Mar e Pescas espera que a cota de atum deste ano seja idêntica à do ano passado, que foi na ordem das 3 mil toneladas. Teófilo Cunha participou esta quinta-feira na apresentação da sexta campanha do projeto ‘Oceanlit’, que visa sensibilizar os profissionais da pesca para o lixo marinho e as boas práticas de gestão dos resíduos.

JPP encontrou disparidades nas contas GESBA (áudio)
O Juntos Pelo Povo encontrou disparidades nas contas da empresa pública gestora da banana. De acordo com Élvio Sousa, o agricultor está a ser prejudicado pela GESBA.

PS defende mais apoios para as despesas das famílias com a educação (áudio)
Rui Caetano, líder da bancada parlamentar socialista, propõe: refeições e transportes públicos gratuitos para todos os alunos na escolaridade obrigatária.

Aprovados quatro novos benefícios fiscais para reabilitação urbana no Funchal (áudio)
Foram aprovados quatro novos projetos de benefícios fiscais para reabilitação urbana na reunião de Câmara do Funchal. A coligação Confiança viu cinco propostas para promoção e proteção dos funchalenses serem chumbadas.

Trabalhadores da Horários do Funchal aceitam aumento de salário de 5,1 por cento (áudio)
Os trabalhadores da Horários do Funchal aceitam o aumento de salário de 5,1 por cento proposto pela administração da empresa, mas querem um aumento do subsídio de alimentação, para que no total os aumentos para 2023 compensem a taxa de inflação. Cerca de 170 trabalhadores participaram num plenário organizado pelo Sindicato Nacional dos Motoristas e outros Trabalhadores.

Projeto de voto acessível para pessoas com deficiência em Portugal premiado pela ONU
O projeto “Voto Acessível”, da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC), recebeu hoje um dos prémios The Zero Project, das Nações Unidas, e cuja entrega decorreu em Viena, na Áustria.

Teófilo Cunha espera que quota de pesca de atum mantenha-se igual à de 2022 (áudio)
O secretário regional de Mar e Pescas espera que a quota de pesca de atum deste ano se mantenha igual à do ano passado, que foram 3 mil toneladas de patudo. Algumas quotas de pesca foram ultrapassadas o ano passado. Teófilo Cunha diz que não há comunicação dos números da pesca do território continental para as ilhas e que isso tem de mudar.

Albuquerque diz que PSD tem de se apresentar como alternativa ao governo (áudio)
É o comentário do líder do PSD/Madeira à sondagem da Universidade Católica para a RTP e Antena 1, que dá empate técnico entre PSD e PS e um crescimento dos partidos de direita. Miguel Albuquerque visitou, na qualidade de presidente do Governo, a empresa Funchal Vidro, onde ouviu o empresário lamentar a falta de mão de obra especializada.

Médicos do SESRAM vão passar a ter avaliação de desempenho (áudio)
Os médicos do Serviço de Saúde da Madeira vão passar a ter avaliação de desempenho. A medida está a ser negociada entre a administração do SESARAM e os sindicatos dos médicos. O secretário da saúde, Pedro Ramos, diz que se trata de uma questão de igualdade em relação às outras classes profissionais da saúde.

Presidente do Instituto das Florestas garante que percursos da Madeira são seguros (áudio)
O presidente do instituto de Florestas e Conservação da Natureza garante que os percursos pedestres da Madeira são seguros. É a reação de Manuel Filipe ao assalto com uma arma branca, com agressão na cabeça a uma turista francesa, que fazia o percurso entre a Encumeada e o Pico Ruivo. O assaltante roubou o cartão de crédito, o telemóvel e algum dinheiro. Manuel Filipe não tem conhecimento do caso em concreto, mas deixa recomendações de segurança.

Marítimo está a ter melhor época de sempre em receita de bilheteira (áudio)
O Marítimo está a ter a melhor época de sempre em termos de afluência ao Estádio. É um ano recorde em receitas de bilheteira. Os números oficiais vão ser divulgados em breve, mas o diretor de marketing do Marítimo, Tiago Vieira, adianta à Antena 1 que a estratégia de levar pessoas ao estádio está a dar frutos.

Funchal será palco da Cimeira Mundial de Educação Artística (áudio)
O Funchal é palco entre 1 e 3 de março da Cimeira Mundial de Educação Artística. É uma organização do Conservatório Escola das Artes, em parceria com a Aliança Mundial para a Educação Artística. O evento contará com 240 participantes.

Administração Interna vai assumir encargos relativos à nova esquadra da Ponta do Sol (áudio)
Está publicada em Diário da República a portaria que autoriza a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna a assumir os encargos orçamentais relativos à construção da nova Esquadra da PSP da Ponta do Sol. Esta obra é feita ao abrigo da Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança do Ministério da Administração Interna. A nova esquadra da Ponta do Sol vai custar 2 milhões de euros e será executada até 2025.