Notícias

Xanana Gusmão quer apoio de Portugal para desenvolver economia azul sustentável
O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, disse hoje em Díli que o país quer «colher da experiência, conhecimento e inovação dos portugueses» para desenvolver uma economia do mar sustentável.

Governo quer que taxa fixa seja utilizada num período mínimo de dois anos (áudio)
O Ministério das Finanças está a negociar com a Associação Portuguesa de Bancos uma proposta que será apresentada em setembro para alargar a oferta da banca nos regimes de taxa fixa nos créditos à habitação. A ideia do Governo da República é que a taxa fixa seja utilizada num período mínimo de dois anos mesmo nos casos dos créditos com taxa variável. Paulo Pereira, presidente da delegação regional da Ordem dos Economistas, tem dúvidas em relação à medida.

Mais de 800 médicos estão a fazer greve na Madeira (áudio)
A secretária regional do Sindicato Independente dos Médicos estima que a adesão à greve nacional de três dias esteja entre os 70 e os 75% na Região. Lídia Ferreira destaca o impacto da greve na Madeira, mas, ainda assim, os números estão abaixo do todo Nacional. Num universo de 1.200 médicos na Região, mais de 800 estão a fazer greve.

Susana Prada garante que não vai faltar água para a agricultura (áudio)
Não vai haver falta de água para a agricultura, garante a secretária do Ambiente, apesar do ano hidrológico estar abaixo do ano médio. Susana Prada diz que há vários investimentos em curso que vão poupar água e facilitar a vida dos agricultores, como é o caso da construção de reservatórios de água em Câmara de Lobos, que esta manhã foram visitados pela secretária.

Ministro diz que Rússia está disposta a competir sem bandeira nem hino
O ministro do Desporto da Rússia disse hoje que o país está disposto a participar nos Jogos Olímpicos Paris2024 sem bandeira nem hino, mas os atletas «não assinarão qualquer declaração» a repudiar a guerra na Ucrânia.

Liga de clubes interdita relvado do Estádio do Bessa de forma preventiva
O relvado do Estádio do Bessa, no Porto, foi hoje interditado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), no dia seguinte à receção do primodivisionário Boavista à União de Leiria, do escalão secundário, na Taça da Liga.

Ano de 2022 com maior número de mortes por afogamento em Portugal em 18 anos
O ano de 2022 foi aquele que registou mais mortes por afogamento em Portugal nos últimos 18 anos, com 157 casos, segundo o relatório nacional do Observatório do Afogamento, hoje divulgado.

Proposta da grelha salarial será enviada quarta-feira aos sindicatos médicos
O ministro da Saúde escusou-se hoje a comentar os números da adesão à greve dos médicos e reiterou o empenho na aproximação com os clínicos, avançando que a proposta da grelha salarial será enviada quarta-feira aos sindicatos.

Quase oito mil professores vinculam este ano, a maioria através de novo mecanismo
Quase oito mil professores vão entrar este ano para os quadros do Ministério da Educação, a maioria através do novo mecanismo de vinculação dinâmica, anunciou hoje o ministro João Costa.

Visita a Timor-Leste serve para identificar prioridades na cooperação 2024-2028
O primeiro-ministro português, António Costa, disse hoje em Díli que a visita oficial de dois dias a Timor-Leste serve para identificar prioridades no quadro da cooperação estratégica entre 2024 e 2028.

JMJ: Carris aumenta oferta consoante programa e reforça apoio ao cliente
O reforço do serviço da Carris em Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre sábado e 6 de agosto, será ajustado às características específicas de cada dia do evento, segundo a transportadora, que vai reforçar também o atendimento.

Ucrânia: UE desembolsa nova parcela de 1,5 mil milhões de euros de assistência macrofinanceira
A Comissão Europeia desembolsou hoje mais uma parcela de 1,5 mil milhões de euros (ME) do instrumento de assistência macrofinanceira (AMF+) à Ucrânia, que totaliza 18 mil ME este ano.

União Europeia adota meta de redução de 11,7% do consumo final de energia até 2030
O Conselho da União Europeia (UE) adotou hoje formalmente a meta de reduzir em 11,7% o consumo final de energia em 2030 e que entra em vigor 20 dias depois da sua publicação oficial.

Consulado Virtual Digital já é uma realidade (áudio)
O serviço está ainda numa primeira fase mas promete agilizar e acelerar os atos consulares, permitindo também reduzir a pressão em toda a rede consular.

Madeirense fundou ONG na Roménia (áudio)
Em 2013, Emanuel Gouveia cumpriu uma missão de voluntariado na Roménia que o marcou para a vida. Ajudou crianças de um orfanato, com atividades extracurriculares. Quis continuar o trabalho e juntou dinheiro para fundar uma Organização Não Governamental. Voltou a trabalhar com crianças e abraçou a vida na Roménia. O percurso de Emanuel Gouveia está hoje na rubrica «Madeirenses como Nós».

Greve nacional dos médicos terá adesão na Região (áudio)
Os médicos do setor público começam hoje uma greve nacional de três dias para forçar o Governo da República a apresentar uma proposta concreta de revisão da grelha salarial. O protesto é convocado pelo Sindicato Independente dos Médicos e vai também contar com a adesão dos médicos da Madeira. A greve nacional dos médicos acontece até quinta-feira.

Bilhetes para as bancadas à venda no Secretariado do Rali Vinho Madeira
A partir de hoje, a Comissão Organizadora do RVM (Rally Vinho Madeira) foram colocadas à venda bilhetes para assistir, nas bancadas, à 1ª Prova Especial de Classificação, denominada Cidade do Funchal.

Madeirense vence concurso «Jovens Músicos RTP/Antena 2» (áudio)
Daniel Bolba, jovem percussionista, venceu o concurso jovens músicos RTP/Antena 2. O madeirense conquistou o 1º Prémio nas provas finais na Categoria A/Solistas de Nível Superior na percussão, num concurso que conta com 279 jovens músicos inscritos.

Supertaça entre Benfica e FC Porto joga-se a 9 de agosto
A Supertaça, entre o campeão Benfica e o FC Porto, vencedor da Taça de Portugal, vai disputar-se a 9 de agosto, em Aveiro, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Emigração de portugueses para os Países Baixos atinge valor máximo e supera Luxemburgo
O número de portugueses que emigraram para os Países Baixos em 2022 foi o mais alto desde 2000, tendo sido superior ao dos que escolheram o Luxemburgo para viver, um destino tradicional da emigração portuguesa, segundo dados oficiais.